Buscar

AVALIANDO 7 WORD

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CCJ0012_A7_201608083225
	 
		
	 
	Lupa
	 
	Aluno: JOSE DE SOUZA FILHO
	Matrícula: 201608083225
	Disciplina: CCJ0012 - DIREITO AMBIENTAL 
	Período Acad.: 2016.2 (G) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		A água é um recurso natural finito e vulnerável, dotado de valor econômico, essencial para a manutenção da vida no planeta, assim como para o desenvolvimento da sociedade e do meio ambiente. A gestão dos recursos hídricos é um procedimento que visa adotar as melhores soluções no uso da água nas diferentes necessidades e na conversação do meio ambiente. A Lei nº 9.433/97 institui a Política Nacional de Recursos Hídricos e cria o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamentando, dessa forma, o art. 21, inciso XIX, da Constituição Federal. Acerca dos fundamentos da PNRH - Política Nacional de Recursos Hídricos, prevista na Lei nº 9.433/97, assinale a opção correta:
	
	
	
	
	
	A água é um bem privado, devendo ser observada a função social da propriedade. ERRADA
	
	
	A gestão dos recursos hídricos (não) deve permitir o uso múltiplo das águas. ERRADA
	
	
	A gestão dos recursos hídricos deve ser descentralizada e contar com a participação do Poder Público, dos usuários e das comunidades. CERTA
	
	
	A água é um recurso natural ilimitado, (não sendo) dotado de valor econômico. ERRADA
	
	
	Em situações de escassez, o uso prioritário dos recursos hídricos é o voltado em primeiro plano para a produção de energia elétrica nas usinas hidroelétricas, em segundo para o consumo humano e em terceiro para a dessedentação de animais. ERRADA
	
	
		2.
		O PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E CONTROLE DA POLUIÇÃO SONORA - SILÊNCIO foi instituído pela Resolução CONAMA nº 2, de 8/3/90. Analise as justificativas abaixo e assinale a CORRETA sobre este programa:
I O Programa Silêncio foi instituído considerando a necessidade de estabelecer normas, métodos e ações para controlar o ruído excessivo que interfere na saúde e bem estar da população;
II A coordenação do programa SILÊNCIO compete ao IBAMA;
 III Compete aos Estados e Municípios o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa SILÊNCIO;
IV Compete somente à União o estabelecimento e implementação dos programas estaduais de educação e controle da poluição sonora, em conformidade com o estabelecido no Programa SILÊNCIO
	
	
	
	
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I e II estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas II e IV estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I, II e III estão corretas
	
	
	Apenas as alternativas I, II e IV estão corretas
	
	
		3.
		Acerca do conceito e abrangência do tema meio ambiente, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	
	
	o meio ambiente cultural é constituído pelo patrimônio artístico, histórico, turístico, dentre outros, que envolva bens somente de natureza imaterial
	
	
	a proteção do meio ambiente do trabalho não está prevista expressamente na Constituição da República
	
	
	o nosso direito positivo indicou no conceito legal de meio ambiente, como elemento caracterizador a vida em geral, relativa às espécies animais e vegetais, não incluindo pois o homem.
	
	
	o meio ambiente natural é composto pelos recursos naturais ar, atmosfera, água, solo, subsolo, fauna, flora, biodiversidade e institutos de pesquisa sobre a natureza
	
	
	o meio ambiente artificial consiste no espaço urbano, abrangendo o conjunto de edificações e equipamentos públicos tais como ruas e avenidas;
	
	
		4.
		Sobre a Politica Nacional do Meio Ambiente-PNMA é INCORRETO afirmar:
	
	
	
	
	
	A PMNA não conceitua poluição.
	
	
	A PMNA possui objetivos claros, dentre os quais consta o desenvolvimento sustentável.
	
	
	A PMNA define a estrutura do SISNAMA.
	
	
	A PMNA define degradação ambiental.
	
	
	A PMNA foi formulada pela Lei 6938/81.
	
	
		5.
		Segundo a lei que institui a Política Nacional de Educação Ambiental, a Educação Ambiental no Ensino Formal:
	
	
	
	
	
	a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis e em algumas disciplinas.
	
	
	não deve ser implantada como disciplina específica no currículo de ensino.
	
	
	será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal.
	
	
	nos cursos de pós-graduação, extensão e nas áreas voltadas ao aspecto metodológico da educação ambiental, quando se fizer necessário, é obrigatória a criação de disciplina específica.
	
	
	nos cursos de formação e especialização técnico-profissional, em todos os níveis, é dispensável o conteúdo que trate da ética ambiental das atividades profissionais a serem desenvolvidas.
	
	
		6.
		Um espaço público, como uma praça com muitas árvores e jardins, é classificado pela doutrina como:
	
	
	
	
	
	meio ambiente do trabalho.
	
	
	meio ambiente artificial.
	
	
	meio ambiente natural
	
	
	meio ambiente laboral.
	
	
	meio ambiente cultural.
	
	
		7.
		O Programa Nacional de Controle do Ar (PRONAR) é um dos instrumentos básicos da gestão ambiental para proteção porque:
	
	
	
	
	
	tutela a saúde e o bem-estar das populações e a melhoria da qualidade de vida com o objetivo de permitir o desenvolvimento econômico e social do pais de forma ambientalmente segura, pela limitação dos níveis de emissão de poluentes por fontes de poluição atmosférica.
	
	
	disciplina o lançamento de efluentes, vedando terminantemente o lançamento de quaisquer efluentes, direta ou indiretamente, nos corpos de água sem o devido tratamento.
	
	
	tutela a difusão de tecnologias de manejo do meio ambiente, à divulgação de dados e informações ambientais e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de preservação da qualidade ambiental e do equilíbrio ecológico.
	
	
	tutela o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias nacionais orientadas para o uso racional do solo.
	
	
	Tutela as condições limitantes estabelecidas para a qualidade das águas doces, salobras e salinas destinadas à recreação de contato primário (banho público).
	
	
		8.
		Assinale a alternativa CORRETA. A Constituição Federal assegura a proteção do meio ambiente cultural, abrangendo a expressão:
	
	
	
	
	
	Conjunto de bens imóveis existentes no país cuja conservação seja de interesse público por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil
	
	
	Os bens de natureza material ou imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação ou à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, excluídos sítios de valor paisagístico, arqueológico ou paleontológico.
	
	
	Os bens de natureza material, tomados individualmente, portadores de referência à identidade da sociedade brasileira, incluídos os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
	
	
	Conjunto de bens móveis e imóveis existentes no país cuja conservação seja de interesse público por sua vinculação a fatos memoráveis da história do Brasil ou por sua importância arquitetônica e que tenham sido tombadospor ato do Poder Público.
	
	
	Os bens de natureza material e imaterial , tomados individualmente ou em conjunto , portadores de referência à identidade da sociedade brasileira, incluídos os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
	
	
	
	Legenda:   
	 
	 Questão não respondida

Outros materiais