Buscar

Conceitue ergonomia - atividade portfólio

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Nome e RA do aluno
Gestão de Recursos Humanos
ERGONOMIA
Professor / Tutor a Distância: 
Centro Universitário Claretiano
POLO QUE ESTUDA
2014
Conceitue Ergonomia, seus objetivos e suas formas de intervenção.
Ergonomia é conjunto de estudos que visa à organização metódica do trabalho em função do fim proposto e das relações entre o homem e a máquina. Estes estudos são fundamentais ao planejamento de tarefas, postos e ambientes de trabalho, ferramentas, máquinas e sistema de produção, a fim de que sejam utilizados com o máximo conforto, segurança e eficiência. O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação do homem ao seu trabalho e formas eficientes e seguras de desempenhá-lo visando a otimização do bem-estar e, consequentemente, aumento da produtividade. A ergonomia propõe 3 formas de intervenção: Ergonomia Física, analisando as características anatômicas do ser humano, antropometria, fisiologia e biomecânica e sua relação direta com a atividade a ser executada avaliando postos de trabalho, movimentos repetitivos, projetos dos postos e etc. Ergonomia Cognitiva, referente a processos mentais como percepção, memória, raciocínio, estudam a carga mental de trabalho e tomadas de decisão envolvendo ser humano e sistema. E por fim, a ergonomia organizacional que se refere aos sistemas sociotécnicos – regras, relacionada à organização e processos dentre eles, incluir a comunicação, gerenciamento de recursos dos coletivos de trabalho, projetos de trabalho, trabalho em grupo e outros.
Descreva as variáveis analisadas e pesquisadas pela Ergonomia.
São várias as variáveis analisadas pela ergonomia, algumas delas são: No homem, antropometria e biomecânica, índices fisiológicos, percepções e cognição, desempenho, acidentes, variáveis clínicas e subjetivos. Na máquina: nível tecnológico, dimensões, display, controles, arranjos e ferramentas manuais. Ambientes: físico, psicossocial, organização do trabalho. Sistema: subsistemas, postos de trabalho, produção e confiabilidade.
Diferencie a macroergonomia da microergonomia. 
Macroergonomia é o desenvolvimento e aplicação da tecnologia da interface homem-máquina em toda a organização. Microergonomia realiza os trabalhos em postos individuais e em postos de trabalho isolados. Ou seja, na macroergonomia se avalia a empresa como um todo e na microergonomia avalia-se um local posto de trabalho individual.
As etapas da Análise Ergonômica, segundo Mores e Mont’Alvão, 2009, são: apreciação ergonômica; diagnose ergonômica, avaliação, validação e testes ergonômicos; detalhamento ergonômico e otimização. Explique cada uma destas etapas.
Apreciação ergonômica, onde elaboramos os levantamentos no ambiente de trabalho. Já a diagnose ergonômica, onde nos aprofundamos nos estudos, verificando frequência, tempo de trabalho, peso, entre outros. Avaliação são os resultados obtidos nos levantamentos ambientais, como ruído, iluminação e outros, já os testes ergonômicos, são as mudanças que podem ser feitas visando a correção dos postos de trabalho e a otimização são as correções finalizadas ou alterações de atividades e tempos de exposição.
Quais os tipos de enfoques na projetação de postos de trabalho? Descreva-os. 
O projeto do posto de trabalho engloba basicamente 3 enfoques:
Enfoque Taylorista: Baseia-se no estudo dos movimentos corporais para realizar uma tarefa no tempo gasto em cada um destes movimentos, para Taylor, quanto menor o tempo de trabalho melhor a atividade, porém não leva em conta a condição física. Enfoque ergonômico tradicional: Tem o intuito principal minimizar a fadiga física, levando em consideração os limites e capacidade de cada indivíduo do ponto de vista ocupacional, considerando o posto de trabalho um prolongamento do corpo humano. Enfoque ergonômico global: segue o mesmo enfoque do ergonômico tradicional adicionando os aspectos psicológicos e cognitivos do indivíduo, como os sistemas de produção hardware e softwares, prolongando o posto de trabalho não só no corpo humano, mas também na mente.
Baseado no protocolo da Análise Ergonômica do Trabalho (AET) da Universidade de São Carlos, o manual Análise Ergonômica do Posto de Trabalho, você deverá registrar por meio de fotos uma situação simples de trabalho na posição sentada em que esteja digitando e analisar os seguintes itens: área de trabalho, distância visual e o ângulo de visão, espaço para pernas, tipo de cadeira e assento.
Levantamento ergonômico em posto de trabalho. A posição do monitor esta incorreta, muitos equipamentos sobre a mesa, dificultando as atividades administrativas. As cadeiras estão de acordo com a NR-17 faltou apoio para pé, mouse e teclado possuem apoio para punho. A temperatura no local era de 24 graus, e o ruído 70 db(A).
Referências bibliográficas
ALMEIDA, M. C.; PADOVEZ, R. F. C. M. Ergonomia e segurança do trabalho. Batatais: Claretiano, 2017. Unidade 1 e 2.
MARINHO, C. A.; PILEGGI, V. Higiene, medicina e segurança do trabalho. Batatais: Claretiano, 2014. Unidade 7.
Vídeos da sala virtual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando