Buscar

AV 1 INTRODUÇÃO QUESTÃO SOCIAL


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201707119651)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Acordo coletivo firmado pela sociedade, a fim de superar a igualdade original do estado de natureza que fazia com que o homem fosse lobo de homem é chamado de:
		
	
	Liberalismo
	 
	Contrato Social
	
	Direitos coletivos
	
	Pacto Social
	
	Condição Natural
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201707755662)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	(FGV) Leia com atenção as proposições abaixo: I. "A história de qualquer sociedade até aos nossos dias foi apenas a história da luta de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, mestre e companheiro, numa palavra opressores e oprimidos em oposição constante, desenvolveram uma guerra que acabava sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das duas classes em luta." II. "Se me pedissem para responder à pergunta - 'O que é a escravidão?' e eu respondesse numa só palavra: 'Assassinato!', todos entenderiam imediatamente o significado da minha resposta. Não seria necessário utilizar nenhum outro argumento para demonstrar que o poder de roubar um homem de suas idéias, de sua vontade e sua personalidade é um poder de vida ou morte e que escravizar um homem é o mesmo que matá-lo. Por que, então, não posso responder da mesma forma a essa outra pergunta: 'O que é a propriedade?' com uma palavra só: 'Roubo'." Assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	A segunda proposição refere-se à região da Palestina na perspectiva sionista, desenvolvida na Europa ao final do século XIX.
	 
	A "luta de classes" é um dos principais aspectos da doutrina marxista e a definição da "propriedade como um roubo" tornou-se um dos principais lemas do anarquismo desde o século XIX.
	
	A segunda proposição é de Joseph Proudhon, teórico liberal francês, indignado com a escravidão ainda praticada em determinados continentes no século XIX.
	
	A primeira proposição reproduz um trecho de uma das mais importantes obras do filósofo alemão Karl Marx, que serviu de base para a ideologia liberal desenvolvida no século XIX.
	
	A segunda proposição refere-se ao manifesto cristão proposto por bispos da Igreja, indignados com a miséria que assolava as classes trabalhadoras européias no século XIX.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201707862628)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Como se deu o surgimento do ser social?
		
	 
	Resultado de um processo mensurável, numa escala de milhares de anos, mediante o trabalho os homens produziram a si mesmos, para além de seres naturais passando a seres sociais.
	
	O homem sempre foi um ser social, já trouxe na sua concepção de humanidade.
	 
	Resultado de um processo lento e doloroso, onde o homem cria novas formas de cultura e tradição, utilizando a educação e as histórias de seus antepassados, se tornando seres coletivos.
	
	A partir da Revolução Industrial, pois as indústrias irão dar uma nova dimensão ao ser humano, a de ser social.
	
	A partir da descoberta do fogo, pois passam a viver em comunidade.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201708124100)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	É no âmbito ______________ como referência analítica, que se torna hegemônica no Serviço Social no Brasil a abordagem da profissão como componente da organização da sociedade inserida na dinâmica das relações sociais participando do processo de reprodução dessas relações. (IAMAMOTO, 1982).
IAMAMOTO,   Marilda  Vilela. CARVALHO, R. Relações Sociais e Serviço Social no Brasil. Esboço de uma interpretação histórico ¿ sociológico. São Paulo: Cortez/Celats, 1982.
		
	
	da fenomenologia.
	
	do positivismo
	
	do liberalismo
	 
	do marxismo
	
	do funcionalismo
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201707121770)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Uma das grandes contribuições de Marx foi a construção de um método de compreensão e análise da realidade chamado de:
		
	 
	materialismo histórico dialético
	
	totalidade
	
	socialismo utópico
	
	dialética hegeliana
	
	socialismo científico
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201707119813)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa correta:
		
	
	A exclusão está intimamente correlacionada a pobreza, desigualdade, contradição e controle.
	
	O proceder de uma família empobrecida, ou não convencional, é suficiente para se considerar a existência de desvios de uma desestruturação familiar.
	 
	A concepção da questão social está enraizada na contradição capital-trabalho e tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção.
	
	O Documento de Araxá não caracterizava o Serviço Social pela atuação junto a indivíduos com desajustamentos sociais e familiares.
	
	Na atualidade os movimentos sociais podem ser entendidos como movimentos de caráter antigovernamental e potencialmente contestadores da ordem política, daí decorre a dificuldade dos assistentes sociais trabalharem conjuntamente com esses grupos.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201707903053)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	3. Pode ser considerada EXPRESSÃO DA QUESTÃO SOCIAL as quais o assistente social deve intervir, todas as afirmativas abaixo EXCETO:
		
	
	Processos diversos de exclusão social.
	 
	Preconceitos em geral e homofobia.
	
	Crescimento da desigualdade social.
	 
	Emancipação dos direitos da mulher.
	
	Desemprego e precarização das relações de trabalho.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201707253436)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Segundo Pastorini, os autores por ela analisados consideram determinantes de uma ¿nova questão social¿:
		
	
	A reestruturação produtiva e a flexibilização
	 
	O desemprego de longa duração, a flexibilização, os supranumerários, a pobreza, a precarização do trabalho e a desproteção social
	
	A desfiliação, a vagabundagem
	
	A perda de capacidade produtiva dos trabalhadores
	
	Mudanças na condição salarial
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201707119861)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Sobre essa imagem podemos dizer que:
		
	
	O modelo toyotista busca uma flexibilidade no processo de trabalho, em contrapartida à rigidez da linha de produção em massa e em série.
	 
	A estratégia taylorista/fordista implicava a produção em série e em massa para o consumo massivo, com uma rígida divisão de tarefas entre executores e planejadores.
	
	No modelo keynesiano, o operário modelo era aquele que melhor obedecia às diretrizes dos seus superiores.
	
	No fordismo o estoque é mínimo, pois os fornecedores entregam as peças quando a companhia as solicita.
	 
	Na acumulação flexível, as firmas não produzem necessariamente em série, mas buscam atender as particularidades das demandas dos mercados e dos consumidores.
	
	
	Gabarito Coment.
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201707253784)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Nos anos de 1990, ocorre um amplo repensar coletivo e democrático da profissão, frente às alterações no mundo do trabalho, das manifestações da questão social que indicam as seguintes tendências:
		
	 
	Trabalho polivalente, novas formas de gestão e controle deste; supressão de direitos sociais historicamente consolidados; racionalidade tecnológica; política públicas entregues ao setor privado.
	 
	Trabalho precarizado, derrubada de direitos; entrada do maquinário em detrimento da força humana; políticas públicas democratizadas.
	
	Novas formas de gestão do trabalho, ora pautado na polivalência que dinamiza a qualidade dos serviços.
	
	Trabalho precarizado, porém com salários compatíveis; maior poder de consumo da classe trabalhadora.
	
	Satanização do setor público; questão social como caso de polícia; políticas focalizada nas comunidades quilombolas.