Buscar

FILOSOFIA DA CIÊNCIA

Prévia do material em texto

FILOSOFIA DA CIÊNCIA
3a aula
	 1a Questão
	
	
	
	A ideologia afirma que somos todos cidadãos e, portanto, temos todos os mesmos direitos sociais, econômicos, políticos e culturais. No entanto, sabemos que isso não acontece de fato: as crianças de rua não têm direitos; os idosos não têm direitos; os direitos culturais das crianças nas escolas públicas são inferiores aos das crianças que estão em escolas particulares, pois o ensino não é de mesma qualidade em ambas; os negros e índios são discriminados como inferiores; homossexuais são perseguidos como pervertidos, etc. (CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2011. p.218.). Sobre as formas da ideologia, assinale o que for correto.
		
	
	Podem-se associar religião, alienação e ideologia, já que são práticas que podem funcionar como modelos de ação acríticos.
	 
	A função principal da ideologia é ocultar e dissimular as divisões sociais e políticas, dando-lhes a aparência de diferenças naturais entre os seres humanos.
	
	A diferença entre ideologia e senso comum é que a primeira representa uma prática das elites sociais, intelectuais e econômicas, e o segundo representa as classes mais pobres e desfavorecidas.
	
	Direitos das minorias, como movimento dos sem terra, associações de moradores etc., são direitos individuais e, por isso, não devem ser contemplados pelas políticas públicas.
	
	Pelo seu estatuto de neutralidade e acuidade científica, a filosofia não é ideológica, apenas analítica, sem tomar partido de classes sociais e de classes políticas.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	As análises históricas de Marx (1818-1883), pensador alemão, exerceram e ainda exercem grande influência nas ciências humanas e sociais, entre elas, a História. Sobre a concepção marxista de História, assinale a alternativa verdadeira.
		
	
	A concepção da luta de classes como motor da História foi atribuída indevidamente ao marxismo, para o qual as transformações históricas decorrem apenas das ações dos indivíduos.
	 
	Os marxistas são ardorosos defensores do fim da história, pois essa tese representa a culminância do desenvolvimento humano, com a glorificação da sociedade de mercado e da democracia liberal.
	 
	A História, para Marx, é feita por todos, principalmente os trabalhadores, e essa concepção rompia com a idéia, bastante comum no século XIX, de uma História feita apenas pelos ¿grandes homens¿.
	
	As sociedades, para Marx, podem ser compreendidas sem um estudo pormenorizado de sua base econômica, e esse entendimento significa a análise da sua organização material para a produção da sobrevivência humana.
	
	O marxismo defende, teoricamente, uma postura neutra do historiador diante da sociedade e do conhecimento produzido sobre a mesma e, assim, nega validade prática a sua própria concepção.
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Qual das alternativas abaixo diz respeito a um tipo de discurso capaz de falsear a realidade e encobrir as contradições existentes nas relações sociais?
		
	
	habitus
	
	intencionalidade
	
	ação comunicativa
	
	razão instrumental
	 
	ideologia
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em A Ideologia Alemã, Marx e Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade dividida em classes, permanecer como tal, a melhor forma de manutenção do poder é o(a):
		
	
	descaso.
	 
	convencimento.
	
	esclarecimento.
	 
	solidariedade.
	
	insatisfação.
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A alternativa que corresponde ao materialismo de Marx é:
		
	 
	O idealismo concebe a atividade de modo concreto, ao reconhecê-la como real e sensível.
	
	Há suspensão do juízo da atitude natural, intencionalidade, doutrina universal das essências.
	 
	Os modos de produção é um dos conceitos do materialismo histórico.
	
	É a arte e da religião, por meio do conceito.
	
	O ser não determina a consciência, isto é, a subjetividade humana determina a vida material.
	
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A concepção filosófica do materialismo histórico e dialético fopi o método científico elaborado por Karl Marx para interpretar a hiostória da humanidade. Assinale a afirmatica que expressa esse método.
		
	
	As formas históricas assimiladas pela sociedade dependem, principalmente do idealismo racional.
	 
	As transformações históricas resultam de ações isoladas de indivíduos e grupos sociais.
	
	As relações de trabalho e produção de que o homem participa não altera a consciência.
	
	O processo formativo da espécie humana não depende das condições históricas.
	 
	A consciência do homem depende do modo de produção no qual ele está inserido.
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Vimos com ------------------ que embora a consciência seja determinada pelas condições materiais em que vive, as ideias não representam a realidade tal como é e sim tal como aparece, dando ensejo ao surgimento do imaginário social e, com a divisão entre trabalho material e intelectual, ao surgimento da ideologia.
		
	
	Kant
	
	Popper
	
	Husserl
	 
	Marx
	 
	Platão
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Marx, no Prefácio de 1859 de Para a crítica da economia política, afirma que "(...) na produção social da própria vida, os homens contraem relações determinadas, necessárias e independentes de sua vontade, relações de produção estas que correspondem a uma etapa determinada de desenvolvimento de suas forças produtivas matérias." Nesse sentido, desenvolve também seu conceito de consciência, que define como sendo determinada.
		
	
	Pela religião. Assim, é toda a ética religiosa que determina a consciência humana.
	 
	Pelo ser social dos homens. Assim, é a produção social da vida que determina a consciência e não a consciência que determina a produção social da vida.
	
	Pela Filosofia. Assim, é o pensamento filosófico que forma as consciências dos homens.
	
	Pela produção espiritual dos homens. Assim é a consciência que determina a produção social da vida e não a produção social da vida que determina a consciência.
	
	Pelo senso comum. Assim, admite que toda produção do homem vem da sua vontade de crescer na vida e alcançar status social e riqueza.
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A concepção fisiológica sustenta que as doenças têm origem em um desequilíbrio entre as forças da natureza. Estas forças estão dentro e fora do indivíduo. Temos aqui uma perspectiva centrada no paciente. Podemos dizer que foi iniciada
		
	 
	Comte
	 
	Hipócrates
	
	Mauss
	
	Weber
	
	Platão
	
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Danilo Marcondes assinala que é: "É um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza,se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade. " (Marcondes, Danilo. Iniciação à História da Filosofia - dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. 8 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p. 229).
		
	
	Existência
	 
	Intencionalidade
	 
	Ideologia
	
	Essência
	
	Vivência
	
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo ______________, o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		
	 
	Friedrich Engels
	
	Jacques Maritian
	
	Gaston Bachelard
	
	Emmanuel Mounier
	 
	Auguste Comte
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A exploração capitalista sobre oproletariado era muito explícita na época desse filósofo, e por isso achava que o antagonismo entre as classes chegaria ao ponto crucial em que o crescente empobrecimento do operariado levaria á tomada de consciência da dominação e à conseqüente superação dela por meio da revolução. De que filósofo estamos tratando?
		
	
	Comte
	 
	São Tomás de Aquino
	 
	Marx
	
	Lucáks
	
	Adorno
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Sociologia de Karl Marx, podemos afirmar que
		
	
	excluía a base material sem que houvesse a percepção de uma contradição entre homens reais em condições históricas e sociais reais.
	
	liberto graças à divisão do trabalho, o operário podia desenvolver por completo de suas habilidades naturais na fábrica.
	
	imaginava a existência de um "reino moral" ou "reino social". Este reino moral seria o espaço no qual se processariam as representações coletivas.
	 
	propôs a analisar a sociedade capitalista através dos fatores que contribuiriam para o surgimento da miséria e do elevado nível de exploração da mão de obra assalariada.
	 
	a condição do trabalhador na economia capitalista clássica era de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quem possui o entendimento de que a "concepção histórica, até o momento, ou tem omitido completamente a base real da história (forças de produção, capitais, divisão social do trabalho, propriedade, formas sociais de intercâmbio que cada geração encontra como produto da geração precedente e que a atual reproduz e transforma, alterando a forma da luta de classes), ou a tem considerado como algo secundário, sem qualquer conexão com o curso da história" ?
		
	
	Bourdieu
	 
	Comte
	 
	Marx
	
	Bachelard
	
	Mounier
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Para ------------ que analisou o conceito de alienação, ela não é puramente teórica, pois se manifesta na vida real do homem, na maneira pela qual, a partir da divisão do trabalho, o produto do seu trabalho deixa de lhe pertencer".
		
	
	Maritain
	 
	Marx
	
	São Tomás
	
	Mounier
	
	Comte
	
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Marx (séc. XIX), o Estado é:
		
	
	garantidor do bem-comum, da justiça, da ordem, da lei, da paz, da segurança e da liberdade para todas as classes sociais.
	
	era garantidor da lei e da ordem, da justiça e dos bens de toda a população sem interesses particulares e adoção de preferências.
	 
	a expressão legal - jurídica e policial - dos interesses de uma classe social particular, a classe dos proprietários privados dos meios de produção ou classe dominante.
	
	o aparato da ordem e da força pública, sendo um poder público distante e separado da sociedade civil, garantidor de justiça para todas as classes sociais.
	 
	garantidor do direito de propriedade privada e expressão do interesse geral, intervindo para impedir a luta de classes.
	
	
	
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	A concepção fisiológica sustenta que as doenças têm origem em um desequilíbrio entre as forças da natureza. Estas forças estão dentro e fora do indivíduo. Temos aqui uma perspectiva centrada no paciente. Podemos dizer que foi iniciada
		
	
	Mauss
	
	Platão
	 
	Hipócrates
	 
	Comte
	
	Weber
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Danilo Marcondes assinala que é: "É um fenômeno histórico-social decorrente do modo de produção econômico. À medida que, numa formação social, uma forma determinada da divisão social se estabiliza,se fixa e se repete, cada indivíduo passa a ter uma atividade determinada e exclusiva, que lhe é atribuída pelo conjunto das relações sociais, pelo estágio das forças produtivas e pela forma da propriedade. " (Marcondes, Danilo. Iniciação à História da Filosofia - dos Pré-Socráticos a Wittgenstein. 8 ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2004. p. 229).
		
	
	Essência
	 
	Ideologia
	
	Existência
	
	Vivência
	
	Intencionalidade
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Segundo ______________, o Estado constitui o ¿primeiro poder ideológico¿, assim ele é uma forma de organização que a burguesia. A sociedade cria para si um órgão visando a defesa de seus interesses comuns diante dos ataques de dentro e de fora.
		
	 
	Friedrich Engels
	
	Gaston Bachelard
	 
	Auguste Comte
	
	Jacques Maritian
	
	Emmanuel Mounier
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	A exploração capitalista sobre o proletariado era muito explícita na época desse filósofo, e por isso achava que o antagonismo entre as classes chegaria ao ponto crucial em que o crescente empobrecimento do operariado levaria á tomada de consciência da dominação e à conseqüente superação dela por meio da revolução. De que filósofo estamos tratando?
		
	 
	Marx
	
	São Tomás de Aquino
	
	Lucáks
	
	Comte
	
	Adorno
	
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a Sociologia de Karl Marx, podemos afirmar que
		
	
	excluía a base material sem que houvesse a percepção de uma contradição entre homens reais em condições históricas e sociais reais.
	 
	a condição do trabalhador na economia capitalista clássica era de superação da sua condição de ser natural para tornar-se ser social.
	 
	propôs a analisar a sociedade capitalista através dos fatores que contribuiriam para o surgimento da miséria e do elevado nível de exploração da mão de obra assalariada.
	
	imaginava a existência de um "reino moral" ou "reino social". Este reino moral seria o espaço no qual se processariam as representações coletivas.
	
	liberto graças à divisão do trabalho, o operário podia desenvolver por completo de suas habilidades naturais na fábrica.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Quem possui o entendimento de que a "concepção histórica, até o momento, ou tem omitido completamente a base real da história (forças de produção, capitais, divisão social do trabalho, propriedade, formas sociais de intercâmbio que cada geração encontra como produto da geração precedente e que a atual reproduz e transforma, alterando a forma da luta de classes), ou a tem considerado como algo secundário, sem qualquer conexão com o curso da história" ?
		
	
	Bourdieu
	
	Mounier
	 
	Marx
	
	Bachelard
	
	Comte
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	"Para ------------ que analisou o conceito de alienação, ela não é puramente teórica, pois se manifesta na vida real do homem, na maneira pela qual, a partir da divisão do trabalho, o produto do seu trabalho deixa de lhe pertencer".
		
	
	Mounier
	
	São Tomás
	 
	Marx
	
	Comte
	
	Maritain
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Segundo Marx (séc. XIX), o Estado é:
		
	 
	garantidor do bem-comum, da justiça, da ordem, da lei, da paz, da segurança e da liberdade para todas as classes sociais.
	
	era garantidor da lei e da ordem, da justiça e dos bens de toda a população sem interesses particulares e adoção de preferências.
	 
	a expressão legal - jurídica e policial - dos interesses de uma classe social particular, a classe dos proprietários privados dos meios de produção ou classe dominante.
	
	o aparato da ordem e da força pública, sendo um poder público distante e separado da sociedade civil, garantidor de justiça para todas as classes sociais.
	
	garantidor do direito de propriedade privada e expressão do interesse geral, intervindo para impedir a luta de classes.
	
	
	
	
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Em A Ideologia Alemã, Marx e Engels afirmam que a classe dominante luta sempre para não perder seu status em relação à classe dominada. Para esta sociedade dividida em classes, permanecer como tal, a melhor forma de manutenção do poder é o(a):
		
	
	descaso.
	
	esclarecimento.
	
	insatisfação.solidariedade.
	 
	convencimento.
	
	
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Vimos com ------------------ que embora a consciência seja determinada pelas condições materiais em que vive, as ideias não representam a realidade tal como é e sim tal como aparece, dando ensejo ao surgimento do imaginário social e, com a divisão entre trabalho material e intelectual, ao surgimento da ideologia.
		
	
	Platão
	
	Kant
	 
	Marx
	
	Popper
	
	Husserl

Continue navegando