Buscar

Conferências Internacionais de Saúde

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
CONFERÊNCIAS INTERNACIONAIS DE SAÚDE
*
*
A CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE
É um movimento que ocorre periodicamente, dele participando setores representativos de vários países, em defesa da ampliação dos campos de ação em saúde.
*
*
OBJETIVO:
O objetivo principal dessas Conferências é promover o suporte das ideias e medidas necessárias para as ações em saúde. O resultado da discussão aberta e organizada em cada conferência é expresso através da elaboração final de um documento em defesa da promoção da saúde. 
*
*
A 30ª Assembleia Mundial de Saúde , realizada pela OMS em 1977, foi um marco inicial dessa programação, em setembro de 1978 foi organizada pela OMS junto com a UNICEF a Primeira Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde, na cidade de Alma-Ata, no Cazaquistão. 
*
*
Essa conferência resultou a elaboração da Declaração de Alma-Ata, um documento que reafirmou o significado de saúde como um direito humano fundamental e como uma das mais importantes metas mundiais para a melhoria social.
*
*
“SAÚDE PARA TODOS NO ANO 2000”
Diminuir a desigualdade social;
Saúde universal;
Investimentos na promoção e prevenção em saúde;
*
*
Declaração de Alma-Ata em 1977, representou o ponto de partida para as Conferências Internacionais sobre Promoção da Saúde.
*
*
PRINCIPAIS CONFERÊNCIAS DE SAÚDE
I Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde foi em Ottawa (1986);
Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde de Bogotá (1992);
V Conferência Internacional sobre Promoção da Saúde na Cidade do México (2000);
Conferência Internacional de Saúde para o Desenvolvimento, em Buenos Aires (2007);Essa conferência elegeu a Conferência de Ottawa como a conferência do milênio.
*
*
CONFERÊNCIA DE OTTAWA
Foi realizada em Ottawa, no Canadá, em novembro de 1986.
Essa Assembleia gerou a carta de Ottawa, sendo um marco para a busca de saúde para todos.
Trata-se de uma Carta de Intenções que busca contribuir com as políticas de saúde em todos os países, de forma equânime e universal.
*
*
Esta Conferência foi, antes de tudo, uma resposta às crescentes expectativas por uma nova saúde pública, movimento que vem ocorrendo em todo o mundo. 
*
*
PROMOÇÃO A SAÚDE
Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente.
*
*
COMPROMISSOS COM A PROMOÇÃO DA SAÚDE
Os participantes desta Conferência comprometem-se a: 
Agir contra a produção de produtos prejudiciais à saúde, a degradação dos recursos naturais, as condições ambientais;
atuar pela diminuição do fosso existente, quanto às condições de saúde, entre diferentes sociedades e distintos grupos sociais, bem como lutar contra as desigualdades;
 reorientar os serviços de saúde e os recursos disponíveis para a promoção da saúde; 
*
*
incentivar a participação e colaboração de outros setores, outras disciplinas e, mais importante, da própria comunidade; 
*
*
CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Toda gestão municipal, passa pelo momento de construção dos Planos Municipais de Saúde e dos Planos Plurianuais. Este é também o momento de ouvir as contribuições da sociedade sobre os principais pontos a serem contemplados pela política de saúde que será elaborada e implementada nos próximos anos.
*
*
A Conferência de Saúde deverá reunir-se a cada 4 anos com a representação dos vários segmentos sociais, para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde.
*
*
As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da política de Saúde, portanto é o local onde o povo manifesta, orienta e decide os rumos da saúde em cada esfera. 
No âmbito municipal a Conferência deve ser realizada no primeiro ano da administração eleita e recém empossada. Visa a construção de políticas públicas que deverão compor o plano municipal de saúde e o plano plurianual PPA. 
*
*
- SUS – 
Sistema Único de Saúde
*
*
BRASIL
O Brasil é um país em franco desenvolvimento, que vem buscando se organizar tanto politicamente, economicamente quanto nas atmosferas de educação e saúde ao longo dos séculos. Com um vasta unidade territorial, o país vê a frente um desfio de se organizar e estruturar para garantir melhor qualidade de vida a sua população e se tornar um país de fato desenvolvido.
*
*
SUS
O Brasil tem um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. O Sistema Único de Saúde (SUS) abrange desde um simples atendimento ambulatorial até um complexo transplante de órgãos, procurando garantir acesso integral, universal e gratuito para toda a população brasileira.
*
*
SUS
O SUS está amparado por um conceito ampliado de saúde, em que a universalidade do atendimento rompendo com a lógica adotada em outros países. 
No Brasil, não só os contribuintes da previdência, mas todos os cidadãos têm direito ao atendimento de saúde público e gratuito, incluindo consultas, exames, internações e tratamentos. A oferta desses serviços aliada às ações de prevenção e promoção da saúde, como campanhas de vacinação, controle de doenças e vigilância em saúde, atinge a vida de cada um dos cidadãos.
*
*
SUS – SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE
Criado em 1988, sobre uma integração da rede de serviços, sob critérios de hierarquização, descentralização e a participação integral da comunidade.
A efetivação de um SUS cujos princípios são a universalidade, a integração e a equidade se traduz em um grande desafio, ao considerarmos que são mais de 5.500 municípios e uma grande diversidade política, social, educacional e cultural.
*
*
SUS
O modelo do SUS inclui o cidadão não apenas como usuário, mas também como participante da gestão do sistema. A Lei Orgânica da Saúde estabelece dois importantes mecanismos de participação da população: as conferências e os conselhos de saúde. A comunidade, por meio de seus representantes, pode opinar, definir, acompanhar e fiscalizar as ações de saúde nas três esferas de governo.
*
*
CONSELHOS DE SAÚDE
Os conselhos de saúde são os órgãos de controle do SUS pela sociedade nos níveis municipal, estadual e federal. De caráter permanente e deliberativo, cada conselho tem como missão deliberar, fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde, propondo correções e aperfeiçoamentos e permitindo à população interferir na gestão da saúde, defendendo os interesses da coletividade para que estes sejam atendidos pelas ações governamentais.
*
*
CONSELHOS DE SAÚDE
Entre as competências dos conselhos estão aprovar o Plano Nacional de Saúde, a cada quatro anos, e o orçamento anual da saúde, além de acompanhar a execução orçamentária. Os conselhos de saúde funcionam como colegiados formados por representantes do governo, dos prestadores de serviços, dos profissionais de saúde e dos usuários.
*
*
CONFERÊNCIAS DE SAÚDE
Nas conferências, reúnem-se também os representantes da sociedade (que são os usuários do SUS), do governo, dos profissionais de saúde, dos prestadores de serviços, mas também outras pessoas. As conferências são destinadas a analisar os avanços e retrocessos do SUS e a propor diretrizes para a formulação das políticas de saúde. Elas se dão em âmbito municipal, estadual e federal, a cada quatro anos.
*
*
Os conselhos e conferências de saúde estão inseridos em uma visão da saúde como um direito essencial.  Para que o cidadão conheça os direitos na hora de procurar atendimento de saúde.
*
*
PRINCÍPIOS ÉTICOS DO SUS
Universalidade: é o acesso em todos os níveis ao serviço de saúde, sem nenhum tipo de descriminação;
Integralidade da assistência: Garantia da assistência em todos os níveis de saúde e atendimento a nível nacional.
Equidade: dispor de recursos para o equilíbrio saúde-doença, visando aqueles em maior vulnerabilidade e risco de agravos.
*
*
DIRETRIZES ORGANIZATIVAS
Descentralização: Torna os Municípios responsáveis diretos pela organização de seu sistema de saúde, sendo a base de todo processo sanitário, epidemiológico e político.
Regionalização: propõe a organização regionalizada entre os municípios, por meio de um Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e da Pactuação Programada Intergrada (PPI)
*
*
DIRETRIZES ORGANIZATIVAS
Hierarquização: Visa estabelecer um fluxo ordenado dos usuários no sistema de saúde e a organização da rede.
*
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?