Buscar

MAPA - Atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

MAPA - ENG PROD - CONCEITOS DA ADMINISTRAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL – 2018.A1
	Curso: Engenharia de produção 
	Professor(a): Dr. Victor Biazon
	Aluno: Nathalia Rodrigues Dias
	RA: 1754487-5
QUESTÃO 1
Engenharia de Produção e Administração de Operações
No atual mercado de negócios, o planejamento e gestão dos processos de produção desempenham papel indispensável para o sucesso de uma organização. Isso significa que os processos de produção estão cada vez mais complexos, trazendo muitas áreas e possibilidades de atuação para o engenheiro de produção.
Disponível em: <https://www.intelipost.com.br/blog/principais-responsabilidades-de-um-gerente-de-operacoes-de-e-commerce/>. Acesso em: 19 fev. 2018.
Como funções ou grandes funções da administração (as áreas) vimos que o setor de produção/logística ocupa grande importância e precisa ser bem gerido. O gerente de operações vem ganhando cada vez mais destaque entre os profissionais do setor.
Disponível em: <http://blog.feamig.br/o-que-um-engenheiro-de-producao-faz-conheca-5-possiveis-carreiras/>. Acesso em: 19 fev. 2018.
Mediante a bibliografia, sabe-se quais são as funções do gerente de operações e que elas possuem relação com as funções de: analista de logística, coordenador de compras, gerente de qualidade, diretor de produção, consultor e entre outras que não foram citadas aqui. Observou-se, também, em nosso livro, as funções e as teorias da administração. Mesmo que, a princípio, tenha parecido distante da sua formação, creio que, agora, já tenhamos tirado essa impressão errônea, pois, como engenheiro, você pode, deve e vai usar muito do que se está aprendendo.
De acordo com o que foi apresentado anteriormente sobre o Gerente de Operações e, tendo em vista o seu entendimento de que as operações (logística/produção) são responsabilidades de um gestor, a sua atividade MAPA consiste em:
 - Buscar um engenheiro de produção habilitado.
 - Aplicar um pequeno questionário para saber como ele enxerga e desenvolve a necessidade da presença de um engenheiro de produção atuando em parceria com um gerente de operações.
Nome do engenheiro: Henrique Félix Ferreira
Cidade/Estado: Itabira/MG
Tempo de formação: 8 anos
Perguntas para o profissional:
Qual é a função do gestor de operações de uma empresa?
Controlar as operações de uma empresa seja ela: indústria, servicos, liderando de forma eficiente pessoas, controlando fluxo de materiais, equipamentos, etc., o gestor devera garantir a qualidade dos produtos ou serviços garantindo produtividade, acidente zero, e responsabilidade à saúde e ao meio ambiente.
Você acredita que o trabalho do engenheiro de produção seja necessário no setor de operações de uma organização? Justifique.
Sim. Os engenheiros de Produção veem se destacado em diversas áreas, como exemplo o setor de operações, qualidade, PCP (planejamento e controle da produção). Essas são disciplinas que são bastante aprofundadas durante o curso de engenharia de produção, onde isto nos habilita a realizar tal função e nos separa das engenharias técnicas. Hoje com minha experiência, observo que: somos credenciados e totalmente capazes de fazer gestão eficaz em várias empresas com as mais diferentes políticas.
Quais são as contribuições do engenheiro de produção no setor de operações?
Controlar a produção, seguindo um planejamento prévio viabilizando, uma produção eficaz com qualidade e segurança.
Acompanhar e ter responsabilidade quanto às metas e agir rápido e com eficiência caso algo saia do previsto.
Ser responsável quanto ao: planejamento, produção, programação diária, histogramas, cronogramas, relatórios gerenciais, boletins de medição, qualidade, entre outros.
O que é de responsabilidade do engenheiro de produção que não corresponde às funções do gerente de operações (gestor)? Justifique.
Eu sou formado em engenharia de produção, técnico em mecânica e MBA em administração e qualidade, e não sei bem separar o que séria função de um engenheiro de produção das funções do gestor de operação, pois como articulei, sou formado em engenheira de produção e hoje desempenho a função de gerente/gestor do contrato, e sou obrigado a exercer e fazer cumprir as funções de um gestor.
Por fim, após aplicação do questionário, você, aluno, deverá apresentar as suas próprias considerações, com base no conteúdo do livro, do enunciado, das respostas do profissional, e claro, em suas próprias convicções, de forma bem articulada, e responder a última questão: em sua opinião, qual é a necessidade de contratar um engenheiro de produção para atuar no setor de operações de uma empresa?
Os engenheiros de produção são parte extremamente importante em indústrias e empresas que procuram soluções para seus problemas de produção de bens e serviços. Com isso, é possível aumentar a produtividade e serem mais lucrativas.
A partir do conhecimento de engenharia conectado a técnicas de administração e bases de economia, o engenheiro de produção segue alguns métodos para facilitar o trabalho, melhorar técnicas de produção e ajustar atividades financeiras, logísticas e comerciais. Além do mais, é ele quem determina como matérias-primas, mão-de-obra e equipamento são agregados; especifica, prevê e avalia os resultados obtidos destes sistemas.

Outros materiais

Outros materiais