Buscar

Avaliando aprendizado Constitucional

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201702964395)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	1.(OAB/SP 136º) Conforme dispõe a CF, os prefeitos municipais 
		
	
	a) podem ser reeleitos para até dois períodos subsequentes ao do primeiro mandato.
	
	c)somente devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleito, se forem concorrer a outros cargos eletivos.
	
	b) devem renunciar aos respectivos mandatos até seis antes do pleito, caso desejem se candidatar à reeleição.
	
	d) não poderão ser reeleitos.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201703073863)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	(MP/SE - CESPE/2010) Tendo em vista a disciplina constitucional relativa aos direitos de nacionalidade e aos direitos políticos, assinale a opção correta.
		
	
	O militar somente pode ser candidato a cargo eletivo se possuir mais de dez anos de serviço.
	
	Para concorrer à reeleição, os detentores de cargos eletivos no Poder Executivo não precisam renunciar ao mandato.
	
	A CF veda expressamente a extradição do brasileiro, seja ele nato ou naturalizado.
	
	Os estrangeiros originários de países de língua portuguesa adquirirão a nacionalidade brasileira se mantiverem residência contínua no território nacional pelo prazo mínimo de quatro anos, imediatamente anteriores ao pedido de naturalizado.
	
	Mesmo que já sejam detentores de mandato eletivo ou candidato à reeleição, são absolutamente inelegíveis o cônjuge e os parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do presidente da República, do governado de estado, do prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleito.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201702221990)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	  
(Questão 60 - Exame 29 - OAB-RJ) - Analise as assertivas abaixo relativas à teoria geral do Direito Constitucional e assinale a única CORRETA: 
		
	
	Não obstante o decreto-lei não subsista com espécie normativa no devido processo legislativo constitucional atual, inúmeros decretos-leis continuam produzindo efeitos válidos, posto que para efeito de recepção são irrelevantes os aspectos formais da norma preexistente;
	
	Sob o ponto de vista estritamente jurídico, toda vez que um novo conjunto de normas constitucionais originárias é promulgado, todas as normas constitucionais preexistentes serão automaticamente recepcionadas pelo ordenamento jurídico superveniente;
	
	A concepção normativa da Constituição de 1988 permite a convivência harmônica de suas normas com dispositivos de constituições pretéritas sempre que o princípio da razoabilidade autorizar expressamente;
	
	Tendo em vista o caráter rígido da Constituição da República Federativa do Brasil é válido afirmar que os processos de reforma de seu texto não sofrem limitações de natureza formal, sendo apenas possível a incidência de limitações materiais e circunstanciais.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201703021800)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	Marque a alternativa incorreta 
		
	
	É possível que haja, em caso de relevância e urgência, emendas constitucionais tendentes a abolir cláusulas pétreas (CF, art. 60, §4º)
	
	A Constituição de 1988 contempla também as chamadas normas de eficácia contida, a exemplo do seu art. 133
	
	A Constituição de 1988 admite direitos fundamentais não expressamente previstos por ela, como é o caso do princípio da proporcionalidade
	
	A Constituição de 1988 não possui apenas normas de natureza regra, abarcado em seu sistema também as normas de natureza princípio
	
	O sistema brasileiro admite a interpretação conforme a Constituição
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201702865530)
	Pontos: 0,1  / 0,1   
	cespe - tjce - 2014 - Acerca de princípios fundamentais, direitos e garantias fundamentais e aplicabilidade das normas constitucionais, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla CF, sempre que empregada, se refere à Constituição Federal de 1988.
		
	
	O princípio constitucional do direito de acesso à informação veda o sigilo da fonte, ainda que se aleguem motivos profissionais.
	
	Os fundamentos da República Federativa do Brasil incluem, entre outros, a dignidade da pessoa humana, o pluralismo político e a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.
	
	Segundo a CF, a casa é asilo inviolável do indivíduo, razão por que ninguém, independentemente da circunstância, poderá nela ingressar sem o consentimento do morador. 
	
	O repúdio à prática do racismo configura um dos princípios que norteia a República Federativa do Brasil em suas relações internacionais. Essa prática constitui crime inafiançável e imprescritível, e o referido princípio é considerado norma constitucional de eficácia contida.
	
	As normas programáticas, que veiculam princípios a serem cumpridos pelo Estado, podem ser exemplificadas, entre outras, pela previsão constitucional de proteção ao mercado de trabalho da mulher mediante incentivos específicos.

Continue navegando