A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
SENSOR Metodologia

Pré-visualização | Página 1 de 1

1. Introdução
  Os sensores de modo geral servem como olhos para que determinada tarefa seja cumprida em alguma aplicação, seja ela segurança, comparação, movimento, enfim um mundo amplo da automação.
  Um dos sensores mais encontrados para as diversas aplicações em automação são os sensores infravermelho que vai desde os leitores de código de barras até as chaves ópticas e detector.
  O presente projeto irá destacar sobre o uso do sensor infravermelho no processo de produção, mais especificamente, numa fábrica de tintas, com o objetivo de abordar suas principais tecnologias e características de fabricação e aplicação no sistema em questão.
  O sensor infravermelho é a princípio, um sensor de proximidade que se baseia na detecção de objetos a partir da reflexão de raios de luz infravermelha. Um aparelho com esse sensor emite luz invisível, e quando um objeto entra em seu campo de alcance é detectada a sua distância. Esse tipo de sensor também é usado em smartphones, portas automáticas e em lojas onde o sensor emite um alarme quando algum produto passa pelo detector com o lacre de segurança.
Estes sensores detectam um objeto por apenas dois modos, um deles é detecção por interrupção, o outro modo é a detecção por reflexão que nós usaremos no projeto da fábrica.  Detecção por reflexão é quando um feixe é projetado por led emissor de luz infravermelha que, ao ser refletido por algum obstáculo, detectado por um foto-transistor.
2. Justificativa 
Nos últimos 20 anos houve uma grande inovação na área tecnológica usada em fábricas, entre outros, usando nestas tecnologias, ondas mecânicas e eletromagnéticas. Deste modo, propomos neste projeto usar o infravermelho ativo. Nosso projeto tem como intuito fazer uma ponte rolante e nesta usar sensores de infravermelho que detectam o utensílio quando colocado, e assim faze-la rolar até que ele chegue no outro sensor, que irá faze-lo parar para a máquina operar sobre este. 
Outro fator deste projeto é que sua fonte (infravermelho) é limpa, o que nos leva a crer que é um bom empreendimento para a empresa. Portanto, nossa mini ponte rolante irá demonstrar o uso do sensor infravermelho detector na fabricação de tinta. 
3. Objetivos Específicos 
Obter conhecimento da luz infravermelha, como são produzidas e suas aplicações. 
Desenvolver um aparelho que com o sensor infravermelho detecte objetos, auxiliando no funcionamento de dispositivos em fábricas. 
4. Metodologia
 Após definirmos objetivos acerca do trabalho, muitas ideias e questionamentos surgiram, entretanto, através de uma tempestade de ideias verificamos algumas das necessidades encontradas na aplicação dos sensores infravermelho.
 São elas:
Onde aplicar o sensor em questão;
Como reproduzir, ou simular a luz infra vermelha;
Qual o layout do aparelho;
Quais as características do sensor;
Que tipo de fabrica abordar;
Como realizar a montagem dos circuitos.
 A tempestade de ideias levou a necessidade da verificação de algumas características processo de criação. Sendo assim será utilizada uma matriz de priorização para comparar os aspectos de gravidade, urgência na solução e tendência de problemas surgirem.
Matriz de priorização GUT
	Problema
	Gravidade 
	Urgência 
	Tendência 
	GxUxT
	Onde aplicar o sensor 
	2
	2
	1
	5
	Como reproduzir ou simular a luz do sensor 
	4
	4
	5
	13
	Qual o layout do aparelho
	3
	3
	2
	8
	Quais características o sensor deve ter 
	2
	1
	1
	4
	Que tipo de fabrica abordar 
	2
	2
	2
	6
	Como realizar a montagem dos circuitos 
	5
	4
	5
	14
 Obtivemos como causas fundamentais a dificuldade na montagem dos circuitos e também a dificuldade em uma simulação da luz infravermelha do sensor.
 Para trabalharmos de maneira mais precisa os problemas priorizados e atendermos os prazos quanto a aplicação do projeto em questão criaremos um plano de ação , onde iremos caracterizar o sensor especifico a ser usado e seus aspectos , bem como o circuito e o layout de inserção do mesmo .
	5W1H
	Meta: Analisar aspectos do sensor em geral (luz ,foco, amplitude) e montagem dos circuitos para aplicar o sensor de maneira eficaz .
	O que fazer 
	Quando 
	Porque
	Quem fará
	Como fará
	Onde 
	Adquirir sensor infravermelho e pesquisar características gerais 
	Próximo mês 
(04\2016)
	Melhor aprendizado dos integrantes do grupo 
	Camila , rodrigo e Igor
	Mobilizar grupo para reuniões e também quanto a necessidade de comprar o sensor 
	Loja de sensores existentes no mercado 
	Realizar visita técnica em fabricas que utilizam o sensor
	(05\2016)
	Para verificar a sua aplicação nos circuitos e visualizar layouts
	Igor e Matheus
	
Solicitar junto a empresas e a faculdade visita técnica e disponibilização de projetos sobre o sensor 
	 Empresas que fabricam e utilizam o sensor em questão 
	
	
	
	
	
	
 
Através da implementação do plano de ação vamos focar nas ações necessárias e no cumprimento dos prazos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.