Buscar

artigo inovação e tecnologia

Prévia do material em texto

UBER, INOVAÇÃO TECNOLÓGICA
	Empresa de transporte privado urbano e sua influência positiva na mobilidade urbana.
�
Adriana Cassia Marcon Rodrigues – 1294275
Carla Cristina Pereira Avila – 1294692
Kenia Carla Rodrigues da Costa – 1295926
Marizita Xaviér - 1295474
Pólo de São José dos Pinhais
Com as várias possibilidades de integração que a tecnologia atualmente permite, a UBER é um aplicativo para smartphone criado em 2009, presente em 586 cidades no mundo e ainda em período de expansão. Conectam motoristas a passageiros, oferecendo um serviço de transporte com uma proposta diferente de atendimento, garantindo ao usuário uma experiência além do simples transporte.
A UBER permite através do site a inscrição para novos motoristas, porém a sua aceitação depende de análise prévia da CNH do motorista, em que nela deverá conter a observação "exerce atividade remunerada", além de verificação do veículo a ser utilizado para o transporte, sendo requisitos mínimos informados no próprio site da UBER como sendo modelos a partir do ano de 2008, com quatro portas e cinco lugares e com ar condicionado, além de não serem aceitos alguns tipos de automóveis como pick ups, vans, caminhonetes, não é permitido veículos adesivados e com placa vermelha. A partir disso, percebe-se uma preocupação por parte desse sistema de padronização da sua frota no que diz respeito à qualidade pretendida no serviço oferecido. No entanto se o motorista não possuir carro que atenda esses requisitos, há ainda há possibilidade de alugar veículos com as empresas de locação parceiras indicados no site ou ainda adquirir veículo com desconto de marcas como Citroën, Renault, Peugeot e JAC Motors. Dentre esses descontos na aquisição do veículo há ainda parcerias com postos de gasolina, lava jatos, mecânicas, lojas de pneus, além da aquisição de celulares e planos com descontos. 
Aceito o credenciamento, o motorista fica disponível no aplicativo para receber indicações de viagem, em que seu lucro é o valor da corrida descontado o percentual pela intermediação do serviço. As vantagens em trabalhar com esse sistema criam condições para que os parceiros forneçam um serviço de qualidade para os usuários, e facilidade em acessar o serviço. 
O funcionamento é simples, basta o usuário interessado em uma corrida, fazer o download do aplicativo da UBER no celular, fazer o cadastro com sua localização e seus dados, em outro campo será solicitado a forma de pagamento da viagem, onde será informado o número do cartão de crédito ou débito e ainda a alternativa de pagamento em dinheiro, forma essa abordada em algumas cidades, como alternativa para usuários sem cartão de crédito. O serviço ainda oferece, dependo da cidade, níveis diferentes de viagem dependendo da necessidade ou escolha do usuário. No nível mais econômico o usuário compartilha o carro com outros passageiros o que torna a viagem mais barata, outra possibilidade são veículos que transporte até 6 pessoas e veículos acessíveis para cadeiras de rodas e crianças em assentos infantis, até o padrão mais alto oferecido, em que os veículos são modelos de luxo. Cada modelo de veículo disponível há embaixo a estimativa de valor para a corrida. Após esses dados preenchidos é só solicitar a viagem. É feito uma busca por motoristas mais próximos da região em que o usuário se encontra, e dessa forma o retorno ao passageiro é mais rápido. Logo após solicitar a viagem o usuário recebe os dados do motorista e o carro a ser esperado. 
Ao iniciar a viagem o usuário consegue através do aplicativo, visualizar a rota adotada, além de compartilhar a mesma com outras pessoas, possibilitando dar uma previsão de chegada. O atendimento é menos formal do que o adotado pelos taxistas, os veículos por serem previamente analisados são confortáveis, além de o motorista fornecer no carro alguns mimos como chocolates, balas, água, refrigerante, revistas, possibilidade de carregar o celular durante o trajeto e conexão wi-fi, entre outras, essas, porém variando conforme o motorista. Ao finalizar a viagem, o aplicativo solicita uma avaliação do atendimento, de forma que um próximo usuário que receba os dados do motorista para uma corrida, possa verificar o feedback dado de outros usuários, garantindo uma confiabilidade maior no serviço prestado por esse motorista e todo o seu benefícios fornecidos.
Tema: Facilidade para chamar um carro ao alcance das mãos. Fonte: BRIT+CO (2015).
A influência desse tipo de serviço diferenciado no transporte de passageiros é claramente percebida por meio das manifestações dos taxistas legalizados nas principais cidades brasileiras, que veem na UBER uma forma ilegal de serviço, sem estar sujeito a regulamentação no país. O sindicato dos taxistas acusa a UBER de permitir o tráfego de pessoas sem os motoristas possuírem licença para tal, o que os torna com vantagens já que licenciados os motoristas deveriam arcar com as despesas correspondentes a esse licenciamento. A UBER, porém, ao indicar no cadastro inicial a inclusão do EAR ("exerce atividade remunerada") na CNH abre um pressuposto para que os motoristas consigam estar dentro de uma mínima legalidade permitida, além de cada motorista passar por análise de antecedentes criminais, condições veiculares, e ter como exigência uma apólice de seguro que cubra os passageiros. Ao que tudo indica essa disputa não está perto de ter um desfecho, enquanto isso, a adaptação por parte dos taxistas já é percebida, para que não perca mais clientes para a UBER.
Em todo o mundo, a UBER enfrentou resistência a sua entrada, por se tratar de um sistema novo em que a qualidade do serviço oferecido é superior em certos casos ao fornecido pelos taxistas e o que impacta primeiramente é a facilidade e o conforto da solicitação do serviço. O que a UBER se propõe é o tipo de serviço que não se presta apenas em cumprir o objetivo óbvio, que seria o transporte de passageiros, mas sim, oferece ao passageiro uma experiência na viagem, onde há diferenciais desde a contratação do serviço, o período durante o trajeto até o seu final no pagamento de forma facilitada. Outra diferenciação reside na clareza de informações obtidas através do aplicativo, informando dados do veículo, motorista e até mesmo o trajeto percorrido eram informações simples que os passageiros de táxi não possuíam, o que os deixava de certa forma em desvantagem. Até o momento de entrada desse tipo de serviço nos países em que a UBER se encontram, os taxistas estavam acomodados no modo de atender os clientes, onde ofereciam mais do mesmo, sem se preocupar em oferecer um serviço com mais qualidade. Um dos sistemas propostos pela UBER é o chamado UBER POOL, onde permite que o trajeto seja compartilhado com outros usuários, tornando assim a corrida mais barata. Nessa modalidade de corrida, percebe-se no exemplo da imagem abaixo, que um mesmo carro levando três pessoas normalmente, em uma situação que seriam pelo menos três viagens ou quatro veículos empregados para o mesmo fim e para localidades próximas. Dessa forma, há um benefício para a cidade, em que houve uma redução de emissão de CO², o fluxo de carros reduziu e por final o objetivo que era o transporte de passageiros foi concluído com êxito. 
O aconteceu com a UBER foi a chamada inovação disruptiva que "[...]cria um novo conceito de qualidade, sendo que muitas vezes também estabelece custos padrão inferiores. " A UBER oferece o mesmo serviço que os taxistas, porém com uma qualidade maior e um custo menor, foi realizada uma inovação dentro do negócio já estabelecido em uma fenda de negócio ainda não explorada. 
Referência
UBER. Disponível em:< https://www.uber.com/pt-BR/>. Acesso em 7 de maio de 2017.
BRIT+CO. Disponível em: < https://www.brit.co/openstreetcab-uber-taxi-cheaper/>. Acesso em 16 de maio de 2017.

Continue navegando