Buscar

Cultura Científica: Impossível e necessária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina: Filosofia e História das ciências 
Turma: C Código:203114 
 
Lévy-Blond, J. Cultura Científica: Impossível e necessária. IN: VOGT, C. (Org.) Desafios: cultura científica. São Paulo: Edusp, 2006. p. 29 - 43.
A ciência está presente em vários âmbitos diários na sociedade, é necessário então tomar consciência do uso científico, de sua natureza e compreensão, Jean Marc Lévy-Leblond em uma palestra proferida em maio de 2006, se lembra de como a ciência era tratada há 30 anos antes: como a solucionadora de todos os problemas teóricos em pouco tempo, mas este quadro se esvaiu e todas as previsões se tornaram apenas ilusões, e consigo a perda de crédito.
Segundo o autor supracitado, o problema não está ligado diretamente com o compartilhamento do conhecimento, mas sim com o compartilhamento do poder. O mundo não é mais dividido entre leigos e cientistas, pois o público não é tão diferente dos cientistas, apenas em uma parte pequena de sua especialização, uma vez que o conhecimento que dominamos é bastante delimitado.
A ciência se afastou da capacidade de distender relações orgânicas na atividade humana, depois de certo tempo, ela se desprendeu e se afastou da cultura, ou seja não existe mais uma cultura científica. A desculturização da ciência está ligada aos profissionais mal qualificados, a falta de visibilidade cientifica que leva à perda de relevância, na guerra das ciências; para os cientistas da hard science , que desqualificam as ciências sociais e humanas, classificando-as em "relativismo" inadmissível, negligenciando assim, a ciência como atividade social, ou seja um dos principais fatores da desculturização está na relação da ciência com a sociedade.
Portanto, o problema está na inserção da ciência na cultura, muito além da difusão do conhecimento, isso requer uma profunda mudança no próprio modo de fazer ciência, e para resgatar seu lugar na cultura não pode ser ensinada independentemente de sua história, pois cultura e ciência são frutos igualmente da atividade humana. Edgar Morin afirma em seu livro Ciência com Consciência: " se tentarmos pensar o fato de que somos seres simultaneamente físicos, biológicos, sociais, culturais, psíquicos e espirituais, é evidente que a complexidade reside no fato de se tentar conceber a articulação, a identidade e a diferença entre todos estes aspectos, enquanto o pensamento simplificador ou separa estes diferentes aspectos ou os unifica através de uma redução mutiladora." é necessário mudar a ciência "para que possa finalmente diluir-se em democracia", para se aproximar cada vez mais de uma cultura científica (: impossível e necessária).

Outros materiais