Buscar

A Evolução da Administração de RH no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Evolução da Administração de RH no Brasil
Introdução:
Este trabalho tem por finalidade apresentar a Evolução da Administração de RH no Brasil, desde o final do século XIX, até os dias de hoje bem como as perspectivas deste setor para o futuro.Estará disponivél acontecimentos históricos que influenciaram o desenvolvimento e aprimoramento deste setor na Brasil.
Anteriormente este setor era chamado de Departamento Pessoal, hoje o setror de Recusos Humanos, tem uma gama muito importante dentro das empresas e irei apresentaresta afirmativa no decorrer abaixo.
Evolução da Administração de RH no Brasil entre 1880 e 1930:
A Administração de Recursos Humanos nas primeiras decádas representava muito o proprietario Industrial em relação a população brasileira. No ínicio do século XX enconstrava-se em em estabelecimentos industriais uma gama muito pequena da população brasileira, o que significava fraqueza no poder e e de pressão do proprietario, onde se considerava peso das atividades economicas urbanas em relçao a uma economia essencialmente voltada para agricultura. Esteera o período em que o Brasil estava formando a classe operaria (Industrialização), na expansao da cultura cafeeira. Foi com a exportação do café que o Brasil cresceu nos setores de serviços e ferroviarios com isso teve ínicio a formação proletariado urbano industrial.
O fim da escravidão, as mudanças na economia cafeeira, , crecimento do mercado de trabalho, o consumo interno, recusros financeiros e materiaisdeu lugar ao desenvolvimentoindistrial em São Paulo e Rio de janeiro. A mão de obra nas industrias em São paulo a mairia era européia, enquanto no Rio de janeiroerm migrantes vindo area rural ou de outro estado.
Reivindicações de melhores salários, descanso semanal, higiene nos ambientes de trabalho, comecaram os jornais operarios no eixo São paulo / Rio de janeiro e movimentos grevistas. Devido a estes movimentos grevistas foram criados medidas de proteção ao trabalho e ao trabalhador.
A partir da 1ª Guerra Mundial a a dminsitração de pessoas tendo como plano de fundo os movimentos sindicais, gerando novos relacionamentos entre patrões e funcionarios.
Com isso a legislação trabalhista veio a ser criada na decada de trinta ficando as atividades de recursos humanos nesse periodo restringidas a efetuar calculos da remuneração devida pelo serviço prestado.
Evolução da Administração de RH no Brasil entre 1930 a 1950:
Período de salto na relações de trabalho: o governo de getulio vargas promovei revolução netsa area, criando o Ministério do Trabalho, Departamento Nacional de Trabalho, unindo os sindicatos ao estado. Em 1943 foram criadas a Leis do trabalho, que criou a carteira de trabalho,, regulamentou o horário de trabalho no comenrcio e na industria, férias remuneradas e etc..Criou-se a Seção de pessoal, o chefe de pessoalanalisava procedimentos legais e administativose não com a parte humana da area.
Evolução da Administração de RH no Brasil entre 1950 a 1964:
A década de 50 deu-se com o crecimento das industrias siderirgicas e petroquimicas que substituiram as fabricas texteis ferroviarias e graficas.
Surgiu o conflito industrial mais acirrado, novas oportunidades de empregoe o nível de concentização dos trabalhadores cresceu. essas mudancas requereram um profissional para gerenciar estes problemasque erm treinados em areas especifica, devido a falta de escola especializada as empresas adotoram seus chefes de pessoal para assumir o cargo. No inicio da decada de 60 acelera-se a classe operária que se organizava e se reunia cada vez mais, chegando a criar em 1962 a CGT (central geral dos trabalhadores) e no mesmo tempo a queda do crescimento economico no Brasil.
Evolução da Administração de RH no Brasil entre 1964 a 1978.
Neste ano os militares controlavam o poder, assumiram os sindicatos e assumiram a classe trabalhadorahouve pouqissimas grves nesse período. De 1968 a 1973 passou por um surto de crescimento, valorizando o profissional de recursos humanos e administrador de empresas, que teve sua profissão reconhecida através da lei. 4760 em 08/09/1965. Retoman o alto indice da inflação, o choque do petroleo, escassez de mão-de-obra, manifestação dos movimentos operarios, com intuito de melhorar os recusros financeiros e humanos.
A Evolução da Administração de RH no Brasil depois de 1978.
Foi um periodo tenso no brasil, trabalhadores reivindicando seus direitos, viu-se a necessidade de negociação, devido a organização, democratização do Brasil, negociação entre trabalhadores, inovações tecnologicas, surgindo um novo colega de trabalho o robô, tecnologia da informática realizando funçoes com eficiencia, rapidez e economia, atividades gerenciais modificadas com a novagestão participativa, controle de qualidade e just in time.
Novas habilidades requerida em recursos humanos, na década de 80 afetada péla recessão algumasempresas destivaram seus setores de recursos humanospricnipalmente o de treinamentos e desenvolvimentos. No inicio da decada de 90 muitas empresas fecharam-se as portas, desemprego, corrupção em niveis altos e assustadores. Algumas empresas tomaram ações estrategicas, despedir pessoal, cortar gastos, devios de funções, o estado não tinha condições de socorre-las como era feito no passado.
O presente da Administração de RH no Brasil: 
A area de recursos humanos se transforma a cada dia, o desafio é acompanhar a evolução de como administrar empresas dentro de uma economia globalizada ligada a tecnologia da comunicação.
A gestão de recursos humnanos na brasil esta sendo modificada de manira rápida, antes estava voltado apra paret burocratica e de controle, porem hoje como se gerem as pessoas passou a ser um diferencial dentro de uma empresa.
Deste modo amplia-se o departamento de recursos humanois a reter, e desenvolver pessoa dentro de sua organização.
Transição no departamento de Recursos humanos:
Operacional e burocrático -> Estratégico
Policiamento e controle -> Praceria e controle
Curto prazo e imediatismo -> Longo prazo
Administrativo -> Consultivo
Foco interno e Intrrovertido -> Foco externo e no cliente
Reativo e solucionador de problemas -> Proativo e preventivo
Foco nas atividades e meios -> Foco nos resultados e nos fins lucrativos.
O futuro da Administração de RH no Brasil: 
Os gestores de recursos humanos atentos, sabe que é preciso soluções integradas de gestão de pessoas que se comuniquem com os outros sitemas da empresa. As velocidades nas decisões e de comunicação interna

Outros materiais