Buscar

Desafios da Organização Econômica para a Dignidade Humana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 02 – esta atividade deve ser elaborada com fundamento especialmente na aula 03
Na aula 03 buscamos compreender como se dá o processo de aculturação que de certa forma assegura o processo de produção e de reprodução da sociedade. Para isso foram apresentados algumas informações e conceitos de ideologia e como esta se aplica às mais diversas relações sociais. Com isso tornou-se possível perceber como se dá a construção do sujeito na sociedade moderna.
Vimos que quando duas ou mais culturas em contato se fundem através da aculturação, uma das culturas envolvidas nesse processo termina por prevalecer sobre a outra. Isto, contudo, não significa que a cultura do dominador prevaleça em todos os aspectos da vida social. 
Um exemplo bastante concreto na realidade atual é o que fazem as grandes organizações que ultrapassam as fronteiras geográficas e se fazem presentes em diversos ambientes, carregando consigo uma matriz sócio-cultural que foi gerada em seus países de origem. Em outras palavras, a McDonald’s exporta um sistema de organização e uma forma de vida junto com o seu “Big Mac”, que representa parte do jeito americano de viver e que se espalha em realidades culturais diversas, como as do Brasil, Japão, Tailândia, e mais outros 50 países, num total de mais de 10.000 lojas, promovendo transformações na cultura preexistente.
Leia os artigos 170 e seguintes da Constituição Brasileira que se referem à “organização do trabalho e do trabalhador” e responda:
Como você entende os preceitos constitucionais do Título VII – “Da Ordem Econômica e Financeira” sobre os Princípios Gerais da Atividade Econômica?
Todos os preceitos constitucionais devem ser interpretados adotando como referência a dignidade humana. Isso acontece pois o núcleo norteador da Cosntituição federal de 1988 é a valorização do ser humano. Não seria diferente para as normas constitucionais do Título VII, sendo assim, o ordenamento jurídico considera legóti8ma a atividade econômica que tenha como fundamento e objetivo a realização de todas as condições materiais que assegurem a existência digna. O Estado é autorizado a intervir na área econômica para fiscalizar suas normas e verificar se estão sendo seguidas para assegurar a dignidade humana. Esta atuação pode ser direta ou indireta. Ou seja, a existência digna está intimamente ligada ao princípio da valorização do trabalho humano.
Qual é o cerne em torno do qual gira toda questão da organização econômica que a Constituição Federal propõe?
O cerne de toda questão da organização econômica gira em torno dos objetivos da economia: a continuação da existência humana de maneira digna. O bem-estar social dos homens e o atendimento às suas necessidades está cada vez mais dependente de fatores e valores ligados a organização econômica. Partindo desse entendimento, nós futuros administradores, devemos pensar muito sobre que tipo de empresas queremos administrar. Empresas que respeitam valores, ideias, sentimentos? Ou empresas que visam somente o lucro e deixam de lado seus trabalhadores e as heranças culturais que carregam? Tendo como ponto de partida os preceitos constitucionais e os conteúdos destas aulas, analise e interprete o que estes Princípios da Constituição Federal asseguram a todos no que se refere à Dignidade, valorização do trabalho humano?
Considerando o que você leu nos artigos da Constituição brasileira, quais são alguns dos grandes desafios que a sociedade brasileira precisa vencer no que se refere aos trabalhadores, à produção, circulação e distribuição de bens gerada pela tecnologização?
É necessário repensar sobre empresa, organização econômica. O trabalho é necessário e fundamental como espaço de sobrevivência do homem, porém, deve-se estabelecer uma relação entre empregado e empregador, onde ambos se respeitem e, acima detudo, saibam que ambos devem ter a tão falada dignidade humana, “porque o homem não pode ser utilizado por nenhum homem meramente como meio, senão deve todo o tempo, simultaneamente ser tratado como fim, e nisso está exatamente a sua dignidade, por meio da qual ele se eleva sobre todos os outros seres do mundo que não são homens, e, todavia, podem ser utilizados sobre todas as coisas.” Kant. Pensando assim, podemos ver que toda pessoa é possuidora de direitos, seja ela empregado ou empregador. Pensando assim os grandes desafios a vencer são: condições de vida mais dignas aos trabalhadores, empresas que se preocupem com o ser humano, portanto que se preocupem com o meio: a natureza em geral. Vale ressaltar também que as organizações econômicas deveriam deixar de tratar o trabalhador como máquina de produção e começar a vê-lo como ser humano, que possui seuas heranças culturais e necessidades.

Outros materiais