Buscar

Documento A globalização e competitividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

·	Segundo o economista Daniel Gómez Gaviria , a globalização ajudou muito tirar muitas pessoas da pobreza ; cita alguns países como China, Ásia e Índia que se integraram e participaram da ecomonia global.
·	O economista defende a tese que a globalização tem mais vantagens do que desvantagens para toda nação .
·	Segundo o economista teve uma redução na desigualdade com a queda da pobreza, porém dentro de certas sociedades e países houve um aumento na desigualdade é citado o Reino Unido e Eua , onde há choques entre certas profissões ,ocupações e grupos.
·	O economista relata que a globalização causa um efeito no mercado de trabalho semelhante a chegada de uma nova tecnologia .
·	O desafio agora é descobrir como proteger os ganhos da Globalização, enquanto é resolvido os problemas causados 
·	O protecionismo é muito dura, pode causar danos muito grandes, porque as correntes globais estão muito integradas e dispersas pelo mundo,porem não devem se perder os grandes ganhos que vieram da globalização , foi visto nos ultimos vinte anos uma grande queda na pobreza no mundo todo é a maior participação foi do mercado globais.
·	Sobre o Brasil,Daniel Gaviria diz que, embora o País venha caindo nos rankings de competitividade, ainda possui vantagens naturais para fortalecer a economia. Além disso, o País enfrenta uma dificuldade de coordenação de política econômica típica de países grandes.
·	Terá um lançamento de uma nova versão do índice no ano que vem, o índice de competitividade Global 2.0, que provalvemente irá abandonar, os conceitos e estágios de desenvolvimento
·	Vantagens principais do Brasil no Índice de Competitividade é o tamanho enorme do mercado. Economias menores têm que se integrar na economia mundial para ter vantagem econômica. O Brasil tem um grande mercado que pode usar para eficiência de custo, de balança, para gerar novos setores

Outros materiais