Buscar

TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA para audio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRAJETÓRIA ACADÊMICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
	Minha experiência Acadêmica no ensino a distancia começou em Outubro de 2015, no Curso Superior de Licenciatura em Pedagogia, depois de uma desistência do curso presencial. Este curso nos leva a entender que mesmo a distância a abordagem tradicional da educação ainda existe, obtive o primeiro contato com um ambiente virtual de aprendizagem (AVA), que é um sistema, enviando as atividades solicitadas pelo tutor e compartilhando minhas ideias através de fóruns de discussão.
Esta experiência deu-me um novo olhar sobre a EaD e seus benefícios para a construção de novos conhecimentos. Com um ano e cinco meses de graduação, estou descobrindo a riqueza de uma modalidade de ensino que tem sido uma ótima solução educacional para muitas pessoas.
Durante esse período, aprendi muito e percebi que o ensino aprendizagem à distância não tem muita diferença do presencial, pois exigem de nós, o mesmo compromisso e responsabilidade de um curso presencial. Tenho a oportunidade de fazer leituras profundas sobre a minha prática educadora, debatendo com os colegas as ideias de cada um, trocando experiências novas, e socializando os desafios encontrados em nosso cotidiano. Todo curso que fazemos, exige de nós uma transposição para nossa prática, isso possibilita o nosso crescimento pessoal e profissional, além de contribuir na melhoria da qualidade dos serviços prestados pela instituição a qual trabalhamos.
Através de uma amiga, que tinha pedido sua solicitação de transferência acadêmica para outra universidade tendo a opção de continuar sua graduação a distancia, me interessei e fui me informar mais sobre o ensino a distancia no polo. 
	Até aquele momento eu tinha muito preconceito em relação à educação à distância, achava que era uma forma do governo aumentar sua credibilidade afirmando que tinha mais número de pessoas formadas, estava fazendo a faculdade na modalidade presencial e não me imaginava, de forma alguma, fazendo um curso à distância.
	Mais como eu tinha acabado de voltar pra faculdade da minha licença maternidade, estava sofrendo muito pelo fato de deixar minha filha de apenas três meses em casa todo dia a noite, apesar de o pai cuidar muito bem, ficava com o coração apertado. 
	Moramos no sitio e ficava longe o deslocamento ate a faculdade, como tinha que amamentar, meu esposo ficava naquela função de leva e trás, achava um incomodo muito grande para uma criança tão pequena. Então veio a oportunidade de conhecer o ensino a distancia.
	Achei sinceramente que seria fácil, concluiria o curso sem problemas. Mas não é o que estou passando, é puxado sim, depende de um esforço muito maior do que eu imaginava cobranças de trabalhos, prazos de entrega,provas, a forma como você escreve e se expressa é constantemente analisado pela tutora, tanto um quanto o outro cobrando e te forcando, no bom sentido, a melhorar sempre.
	Até agora não me arrependo, além do curso agregar valor ao meu currículo, me fez ver o quanto essa modalidade de ensino tem a oferecer, tenho por mim que vai melhorar ainda mais, com novos sistemas e aprendizado, voltado para o aprimoramento desse tipo de ensino que esta crescendo muito.
Juntando todas essa possibilidades não tem como afirmar que a dedicação é menor, pelo contrário, por você não ter o professor ao seu lado para dar resposta a suas dúvidas, como ocorre em uma aula presencial, você terá que pesquisar mais, ler com muito mais frequência e não da para fazer isso sem dedicação.
	Frente a estas experiências descritas e a outras que vivencio no ensino a distância, precisamos acreditar que a modalidade é uma boa oportunidade para muitos e esta crescendo cada vez mais com muitas tecnologias. 
	Minhas expectativas para o futuro como aluna de pedagogia são as melhores possíveis, pois a educação é uma necessidade permanente, portanto os empregos na área de certo já são garantidos, mesmo que os salários não sejam propriamente dos mais estimulantes. Contudo me sinto estimulado a fazer este curso da melhor maneira possível, para que no final eu possa me tornar um profissional ciente do meio na qual estou inserido, podendo contribuir da melhor maneira possível, atuando como pedagoga.

Continue navegando