Buscar

Sistemas de custo e critérios de avaliação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AULA09: contabilidade de custos
Existem diversos sistemas de custo e critérios de avaliação da produção e dos estoques. Dentro dos princípios fundamentais de 
contabilidade, aplicados pela lei nº  6.404/76, o método de custeio real por absorção é o aconselhado.
Isto mostra que devemser acrescentados ao custoda produção os custos reaisincorridos, obtidos atravésda contabilidade geral, e pelo sistema por absorção, o quesignifica abrangência de todosos gastos relativos à produção,quer diretos, quer indiretos com relação a cada produto.
No sistema do Custo Direto, somente são considerados na avaliação dos estoques de produtos em processo e produtos acabados os custos fixos lançados diretamente nos resultados.
No sistema do Custo Indireto não se pode apropriar diretamente a cada tipo de bem ou função de custo no momento de sua ocorrência.
Os custos indiretos são apropriados aos portadores finais mediante o emprego de critérios pré-determinados e vinculados a causas correlatas, como mão de obra indireta, rateada por horas/homem da mão de obra direta, gastos com energia, com base em
horas/máquinas utilizadas etc.
Análise dos critérios de rateio
Os custos indiretos são aqueles incorridos para a obtenção do produto, mas que não podem ser associados a um 
produto em particular. Decorrem do uso compartilhado de recursos produtivos. Todos os produtos, em seu conjunto, são responsáveis por estes custos.
A escolha de critérios de rateio constitui etapa crítica da distribuição dos custos indiretos. O critério de rateio adotado deve
 guardar coerência com a natureza do custo a ser rateado.
A escolha dos critérios também depende da estrutura de controle e da organização da empresa, bem como das condições da produção.
Veja, agora, exemplos da aplicação da técnica de rateio.
Determinada empresa aloca seus custos indiretos com base na participação dos custos primários. Nesse caso, calcula-se primeiro o custo primário,  em seguida a participação em cada produto e, por último, processa-se o rateio em cada produto.
�
Rateio dos custos dos departamentos
Os custos indiretos comuns a vários departamentos são apropriados de acordo com a sua natureza.
Para proceder a alocação dos custos dos departamentos de serviços aos departamentos de produção, é preciso apropriar-se do total de custos indiretos recebidos em cada departamento de serviço para os departamentos de produção, com base em algum critério, como uma avaliação de quanto um determinado departamento de produção utiliza do serviço de um departamento de apoio.
O mesmo acontece quando se apropria os custos dos departamentos de produção aos produtos. Basta encontrar um critério adequado para ratear o total de custos de um determinado departamento de produção aos produtos fabricados por ele.
Influência dos custos fixos e dos custos variáveis
Ao realizar um rateio de custos do departamento de um consultório dentário, por exemplo, o prestador de serviços necessita ter seus custos alocados para outros departamentos, seja de serviços ou de produção. Nesse caso, o critério adotado pelo consultório poderá ser o de número de atendimentos.  
O consultório possui inúmeros custos fixos, então caso aconteça um rateio com base em determinado critério, como o de número de atendimentos, de base variável, o valor em reais a ser alocado passará a depender não só dos atendimentos a cada tipo de consulta, mas também do número total dessas consultas.
A importância da consistência nos critérios
É muito fácil visualizar a mudança de um critério de rateio a outro. 
A mudança de uma base de rateio para outra poderá provocar alterações no valor  alocado como custo de um produto, sem que de fato nenhuma outra alteração tenha acontecido no processo de fabricação.
Se todos os produtos acabados fossem vendidos no mesmo período, o resultado dessas modificações não seria perceptível na avaliação do resultado geral da empresa. Porém, se algum lote da produção ficar em estoque, como produto pronto ou mesmo em processo de fabricação, pode provocar alterações dissimuladas no resultado.
É importante ressaltar que existe uma conciliação entre custos e contabilidade financeira, não importando o critério de alocação de custos. Veja algumas considerações.
A contabilidade financeira fornece à contabilidade de custos determinado valor dos gastos com a produção do período e a contabilidade de custos restabelece à contabilidade financeira produtos prontos. 
Essa composição entre custos e contabilidade financeira é de vital seriedade para se impedir aberrações nas ponderações dos resultados de cada período e nas medidas dos estoques.
Para finalizar esta aula, é importante que você saiba a diferença entre as contabilidades financeira, gerencial e de custos.
A contabilidade financeira se condiciona às imposições legais e requisitos fiscais atendendo as necessidades dos usuários externos.
A contabilidade gerencial está voltada à administração da empresa, não se condiciona às imposições legais, tem objetivo de gerar informações úteis para tomada de decisões atendendo as necessidades dos usuários internos.
A contabilidade de custos está voltada à análise dos gastos realizados pela entidade no decorrer de suas operações, mensura e relata informações financeiras e não-financeiras relacionadas à aquisição e ao consumo de recursos pela organização, fornece informação tanto para a contabilidade gerencial quanto para a contabilidade financeira.

Outros materiais