Buscar

SIMULADO 2

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201507250771)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Prefeitura Municipal de Bocaína/PI) Os principais grupos afetados pelas anemias carenciais em nível populacional são:
		
	
	menores de 6 anos e nutrizes
	
	pré-escolares e escolares
	
	recém-nascidos e nutrizes
	
	escolares e gestantes
	 
	menores de 6 anos e gestantes
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201507321790)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atualmente, sabe-se que a deficiência de vitamina A pode provocar quadros de imunodeficiência de origem exclusivamente nutricional. Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. Os dados dos últimos 20 anos indicam que a deficiência de vitamina A (DVA) é um problema com magnitude de saúde pública em todo o país; II. As intervenções para o controle de DVA são: distribuição de megadoses de vitamina A e ações educativas, como parte do Programa Nacional de Suplementação de vitamina A; III ¿ O público alvo do programa é crianças de 06 a 59 meses, puérperas e idosos; IV ¿ O Ministério da Saúde estabelece um sistema de monitoramento que permita a avaliação do processo e impacto da suplementação; V ¿ O profissional responsável pelo programa dentro da Unidade de Saúde é o enfermeiro da sala de vacina. Assinale a opção CORRETA:
		
	
	I, III e V
	
	I, II e III
	
	I e II
	 
	II e IV
	
	I e V
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201506811673)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Atualmente, sabe-se que a deficiência de vitamina A pode provocar quadros de imunodeficiência de origem exclusivamente nutricional. Leia com atenção as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:
I.    Os dados dos últimos 20 anos indicam que a deficiência de vitamina A (DVA) é um problema com magnitude de saúde pública em todo o país.
II.  A deficiência de vitamina A é considerada um dos problemas de saúde pública de fácil prevenção.
III.As intervenções para o controle de DVA são: distribuição de megadoses de vitamina A durante campanhas de multivacinação e ações educativas, ambas implementadas em todo o território nacional, como parte do Programa Nacional de Deficiência de vitamina A
		
	
	A alternativa I está correta
	
	As alternativas II e III estão corretas
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas
	
	A alternativa II está correta
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201507321784)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A anemia persiste como um dos mais graves problemas de saúde pública do mundo, atingindo principalmente os grupos mais vulneráveis à carência de ferro, que são as crianças e gestantes. Buscando-se combater esta deficiência o Ministério da Saúde criou o Programa Nacional de Suplementação de Ferro e Ácido Fólico com alguns critérios. Com relação a esse assunto, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F): ( ) Reduzir a prevalência de anemia por deficiência de ferro; ( ) Aumentar a prevalência de sobrepeso em crianças e gestantes; ( ) Suplementação medicamentosa de sulfato ferroso e ácido fólico; ( ) Incentivo ao uso de alimentos ricos em ferro e vitamina C; ( ) Enriquecimento industrial das farinhas de trigo e milho. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
		
	
	F, F. V, V, V
	 
	V, F, V, V, V
	
	V, V, V, V, V
	
	V, V, V, V, F
	
	F, F, V, V, F
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201506835621)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A anemia pode ser definida como um estado em que a concentração de hemoglobina no sangue está anormalmente baixa, em consequência da carência de um ou mais nutrientes essenciais, qualquer que seja a origem dessa carência. Contudo, apesar da ausência de vários nutrientes contribuir para a ocorrência de anemias carenciais, como folatos, proteínas, vitamina B12 e cobre, indiscutivelmente, o ferro é, entre todos, o mais importante. Aponte a alternativa que contém estratégias de combate relacionadas a este mineral:
		
	
	Fortificação de alimentos e estimulo ao consumo de leite de vaca
	
	Suplementação de cloreto de ferro
	 
	Fortificação de alimentos e aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro.
	
	Suplementação de ferro nas populações carentes e mudança no ponto de corte para classificação da anemia ferropriva.
	
	Aumento da ingestão de alimentos ricos em ferro e notificação compulsória de casos

Continue navegando