Buscar

pl 2 empresarial 4. corrigido

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROFESSORA: MARIA LÚCIA
ALUNO: EDMILSON FERREIRA SOARES MATRÍCULA 201301423998
DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL 4
TEMA: DAS DISPOSIÇÕES COMUNS A RECUPERAÇÃO JUDICIAL E A FALÊNCIA
1 Julgue o próximo item relativo as normas de falência e de recuperação de empresas.
Justifique com o dispositivo legal pertinente.
“ De acordo com a legislação de regência, o deferimento do processamento da recuperação judicial de sociedade empresária suspende o curso de todas as ações e execuções que tramitem contra o devedor; contudo, em hipótese nenhuma, a suspensão pode exceder o prazo improrrogável de cento e oitenta dias contato do deferimento do processamento da recuperação, restabelecendo se, após o decurso do prazo, o direito dos credores de iniciar ou continuar suas ações e execuções, independentemente de pronunciamento judicial.
R: No caso concreto em tese, como versa o artigo 6, parágrafo 4 da lei 11101 de 2005, o prazo para a suspensão de que trata o artigo não poderá exceder a 180 dias contados do deferimento do processamento da recuperação, tendo direito os credores iniciar ou continuar suas ações independentemente de decisão judicial.
2 Questão objetiva:
Sobre as disposições comuns recuperação judicial e a falência, analise os itens a seguir de acordo com a legislação falimentar:
R: É permitido pleitear, perante o administrador judicial, habilitação, exclusão ou modificação de créditos derivados da relação de trabalho, mas as ações de natureza trabalhista, inclusive as impugnações a que se refere o art. 8º desta Lei, serão processadas perante a justiça especializada até a apuração do respectivo crédito, que será inscrito no quadro-geral de credores pelo valor determinado em sentença. 
R: A distribuição do pedido de falência ou de recuperação judicial previne a jurisdição para qualquer outro pedido de recuperação judicial ou de falência, relativo ao mesmo devedor.

Outros materiais