Buscar

Tcc projeto de Licenciatura de Matemática História da matemática na Grécia Antiga

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
 Nome: Lidiane Santos da Fonseca
RU: 1222889
	
TEMA:
 Educação na Grécia Antiga
PROBLEMA:
 Como era a educação no povo grego? Quais os filósofos fizeram parte dessa época?
JUSTIFICATIVA:
 O tema pesquisado decorre sobre a educação que vem sendo debatido desde a Antiguidade e persiste até a atualidade, por filósofos e educadores, partindo do princípio que ela é responsável pelo processo de formação das faculdades intelectuais e morais do ser humano. A Grécia antiga é considerada como o berço da civilização ocidental e da Pedagogia, pois nela ocorreram às primeiras reflexões acerca da ação pedagógica, que influenciaram por séculos a educação e a cultura ocidental. Os primeiros utilizavam-se de lendas e mitos para transmitirem o conhecimento, mas, com o passar do tempo começaram a desenvolver a razão, a fim de resolverem seus questionamentos.
Um dos pilares da educação, era a Homérica, que visava o preparo para a guerra e
para a eloquência das assembleias. A educação era ministrada nos palácios, por
meio de exercícios físicos, manejo de armas, música, dança e oratória.
OBJETIVOS:
OBJETIVOS GERAL:
-Compreender como a educação já era importante desde a antiguidade.
OBJETIVOS Específicos: 
-Conhecer um pouco da sua história povo grego; 
-Incrementar conhecimentos relativos à educação na Grécia Antiga;
-Perceber que a educação já era importante desde a antiguidade;
-Verificar as contribuições de Platão para a educação grega.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É na Grécia Antiga que surgem as primeiras teorias educacionais. A compreensão de cultura e do lugar ocupado pelo indivíduo na sociedade reflete-se no ensino e nas próprias teorias.
A educação participa na vida e no crescimento da sociedade, tanto no seu
destino exterior como na sua estruturação interna e desenvolvimento espiritual, e, uma vez que o desenvolvimento social depende da consciência dos valores que regem a vida humana, a história da educação está essencialmente condicionada pelos valores válidos para cada sociedade. (JAEGER, 1994, p. 05).
A educação grega estava centrada na formação integral – corpo e espírito – a ênfase da educação se demandava mais, ora para o preparo militar ou esportivo, ora para o debate intelectual conforme a época e o lugar. Quando não existia a escrita, a educação era dada pelas famílias seguindo a tradição religiosa, os jovens da elite eram deixados a cargo dos preceptores. Com o surgimento das Polis nascem as primeiras escolas, mas mesmo com o aparecimento da oferta escolar, a educação permanecia elitizada atendia principalmente os filhos da antiga nobreza e os pertencentes a famílias de comerciantes ricos. Na sociedade escravagista grega existia o “Ócio digno”, que significava dispor de tempo livre, privilegio de quem não precisava cuidar do sustento, mas não se deve confundir o “Ócio digno” com o “fazer nada”, ele alude a ocupar-se com as funções de governar, pensar, guerrear. 
Platão e Aristóteles são clássicos que devem sempre ser lembrados e estudados, pois nos fornecem uma visão ampla sobre a sociedade grega no período clássico. 
Com o advento da democracia, a educação pôde atingir um número maior de indivíduos na Grécia Antiga e com isso tornar-se coletiva. “Essa mudança de um ensino individual para um ensino mais grupal vai exigir uma institucionalização da educação [...]. Surge então a Escola” (TEIXEIRA, p. 17), sendo que a Academia de Platão ficará marcada como uma importante escola antiga.
Na Grécia antiga, Sócrates era considerado o primeiro grande filósofo/educador da história. Platão, um de seus discípulos, foi conduzido pelo mestre ao estudo da filosofia. Para ele as pessoas não são iguais, e por isso devem ocupar posições diferentes e serem educadas de acordo com isso. Platão considerava a sociedade de seu tempo ignorante e, por isso, formulou modelos para o ensino. O conhecimento, para ele, é resultado daquilo que a alma contemplou no mundo das ideias. Nesse sentido, a educação consiste em despertar no indivíduo aquilo que ele já sabe e não se apropriar de um conhecimento estabelecido.
 Segundo Monroe (1958) expõe que Platão foi precursor da teoria da educação, da Pedagogia, na qual se sobressai reflexão pedagógica associada à política. O filósofo organizou o ensino e a investigação sistemática. Sua concepção pedagógica está pautada na sua filosofia, predominando as ideias éticas, a preocupação da justiça. Para Platão a educação tem caráter e a ideia central da sua pedagogia pode-se descrever como a formação do homem moral dentro do Estado justo.
 Na atualidade o homem é livre para pensar e formar os juízos a cerca da sua realidade, preparado não para submeter-se ao destino, mas para influenciar e ser agente de transformação como cidadão. Ideias que remetem a revolucionária
Concepção grega da educação e seus fins. 
Portanto, a educação que é expressa nas obras de Platão tem projeções políticas, pois “uma boa educação pode corrigir uma má natureza e uma educação inadequada faz estragos nas melhores naturezas”. (KOHAN, p. 40).
A preocupação de Platão é com uma educação harmônica que garanta a felicidade tanto à polis quanto ao indivíduo. Tal educação está idealizada em seu grau máximo na figura do filósofo. Através da Filosofia, o filósofo da Academia pretendeu expressar o modelo mais elevado de educação do homem. (TEIXEIRA, p. 26).
METODOLOGIA
Este estudo tem como base uma pesquisa bibliográfica, sendo utilizados vários meios para realizar este trabalho, visando alcançar os objetivos propostos inicialmente. Sendo apontado critérios fundamentais para a elaboração deste projeto, contendo informações sobre como era educação na Grécia Antiga e os filósofos que fizeram contribuíram, para que isso acontecesse. Além de conter citações sobre o assunto pelos maiores pensadores sobre este tema. Esta pesquisa pode ser considerada de natureza básica, possuindo uma abordagem qualitativa, com objetivos exploratórios sendo investigada pelos meios bibliográficos.
REFERÊNCIAS: 
http://www.dfe.uem.br/TCC/Trabalhos_2012/JULIA_F_FIGUEIREDO.PDF http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Educa%C3%A7%C3%A3o-Grega/787832.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAXdAAK/educacao-na-grecia-antiga
JAEGER, Werner. Paidéia- A formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

Continue navegando

Outros materiais