Buscar

TRABALHO SANDRA HELENA OJETO DE ESTUDO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO 6	
	
			OBJETO DE ESTUDO
	Inclusão escolar consiste na ideia de todas as pessoas terem acesso, de modo igualitário, ao sistema de ensino. Não é tolerado nenhum tipo de discriminação, seja de gênero, etnia, religião, classe social, condições físicas e psicológicas, etc. Atualmente, o principal foco da inclusão escolar são as crianças e jovens portadores de necessidades educacionais especiais (NEE), que normalmente apresentam algum tipo de deficiência física ou psicológica. 
	A inclusão escolar prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em classes de aula regulares, compartilhando as mesmas experiências e aprendizados com os estudantes que não apresentam NEE, por exemplo. 
Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática. Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.
	O paradigma da inclusão vem ao longo dos anos, buscando a não exclusão escolar e propondo ações que garantam o acesso e permanência do aluno com deficiência no ensino regular. No entanto, o paradigma da segregação é forte e enraizado nas escolas e com todas as dificuldades e desafios a enfrentar, acabam por reforçar o desejo de mantê-los em espaços especializados.
	Contudo a inclusão coloca inúmeros questionamentos aos professores e técnicos que atuam nessa área. Por isso é necessário avaliar a realidade e as controvertidas posições e opiniões sobre o termo.
	Iremos relatar o caso do Irmão de Eliane que se chama Nathan, e possui uma deficiência motora que é uma disfunção física, a qual é de carácter congénito, desta forma, esta disfunção afetou a coordenação motora e a fala. Este tipo de deficiência pode decorrer de lesões neurológicas, neuromusculares, ortopédicas e ainda de mal formação. Nathan sofreu muito no ambiente escolar, as crianças caçoavam, e não haviam recursos de superiores como a direção para haver a inclusão, Ana mãe de Nathan tentou remediar várias vezes a situação mas a diretora não dava importância e o excluía cada vez mais. 
	A família de Nathan decidiu mudar de cidade e colocá-lo em outra escola para seu próprio desenvolvimento que o acolheu muito bem de todas as formas desenvolvendo trabalhos em grupo abordando temas como inclusão, reuniões com os familiares dos educandos conscientizando a inclusão. Após muita insistência de Nathan e de sua mãe, ele concluiu o ensino médio e deu continuidade a graduação de Engenharia e hoje está realizado com a sua vida. 
	Nathan é um exemplo de determinação onde nos ensina que precisamos sempre correre atrás de nossos objetivos e não desistir de forma alguma.
Referências bibliográficas
http://deficiencia.no.comunidades.net/deficiencia-motora
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/inclusao-escolar-um-desafio-entre-o-ideal-e-o-real/2284

Continue navegando