Buscar

COMO+FAZER+UMA+BOA+INTRODUÇÃO (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

COMO FAZER UMA BOA INTRODUÇÃO
DICA: NUNCA APRESENTE TÓPICOS E NEM CITAÇÕES EM SUA INTRODUÇÃO. ALGUMAS INFORMAÇÕES DO PROJETO DEVEM SER TRAZIDAS EM FORMA DE TEXTO.
Uma boa introdução é aquela que consegue abordar, em um texto de no máximo 10 parágrafos, os principais elementos que compõem o TCC, como o tema delimitado, o problema, o objetivo e a metodologia utilizada.
Logo no primeiro parágrafo da introdução, apresente o tema do seu TCC e explique o que ele significa. Escreva de maneira superficial e objetiva, afinal, o aprofundamento será realizado ao longo do desenvolvimento.
Quem faz um trabalho acadêmico precisa se preocupar em delimitar bem o tema escolhido, até mesmo na hora de escrever a introdução. Deixe clara a delimitação, ou seja, a questão que será investigada no TCC.
Uma forma de delimitar o tema é apresentar a problemática do trabalho. Faça isso elaborando uma pergunta, ou seja, um questionamento que motivará a investigação.
Lembre-se: quando a introdução é muito abrangente, ela deixa margem para a banca levantar questionamentos que, muitas vezes, o trabalho não abordou. Isso com certeza terá influência na nota.
Apresente os objetivos do TCC na sua introdução, ou seja, as etapas fundamentais para resolver o problema de pesquisa. Também é interessante tratar, de forma superficial, algumas hipóteses levantadas.
De forma sucinta e objetiva, escreva um pouco sobre a metodologia usada no TCC. Coloque no texto o tipo de pesquisa e os instrumentos utilizados para desenvolver o trabalho.
No final da sua introdução, vale a pena falar um pouco sobre as intenções de cada capítulo. A estrutura deve ser abordada de forma direta e resumida para não deixar o texto muito longo.
O conteúdo deve mostrar, de forma resumida, porque a sua questão de pesquisa é importante e porque ela deve ser investigada. Quando falamos sobre relevância do tema, estamos tratando das justificativas do trabalho. Responda a seguinte pergunta: Por que esse TCC é importante?
Você ainda tem dúvidas como fazer a sua introdução? Então vamos esquematizá-la:
1º e 2º parágrafo: apresentação do tema dentro de um contexto.
3º parágrafo: delimitação do tema, apresentado através do problema de pesquisa do seu TCC.
4º parágrafo: apresente possíveis respostas para o problema de pesquisa levantado, ou seja, as hipóteses.
5º parágrafo: em poucas palavras, fale sobre o objetivo geral do trabalho e também dos específicos. Eles são ingredientes fundamentais para o trabalho.
6º parágrafo: apresente a relevância do seu trabalho acadêmico, identificando a importância dele para a sociedade ou comunidade científica. Isso é o que chamamos de justificativa.
7º parágrafo: descreva, em poucas palavras, qual metodologia foi utilizada. Foi pesquisa bibliográfica ou de campo? Você deve especificar o procedimento de forma concisa.
8º parágrafo: apresente a estrutura do trabalho, ou seja, como ele está dividido em capítulos. Lembre-se de falar, resumidamente, sobre o que se trata cada capitulo.
Fonte: Isabella Moretti

Continue navegando