Buscar

1234576

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Sabemos que o fichamento é o ato de registrar os estudos de um livro e/ou um texto. O trabalho de fichamento nos possibilita, além da facilidade na execução dos trabalhos acadêmicos, a assimilação do conhecimento. Análise as assertivas apresentadas abaixo e selecione a que se refere a FICHAMENTO BIBLIOGRÁFICO:
Escolha uma:
a. é o primeiro passo de uma boa produção textual, principalmente no ambiente acadêmico.
b. tem como meta transcrever trechos literais da obra lida, podendo acrescentar algumas considerações do leitor. Preferencialmente, deve-se colocar o título e subtítulos conforme a obra original.
c. capta a estrutura do texto, percorrendo a sequência do pensamento do autor e destacando: ideias principais e secundárias; argumentos, justificações, exemplos, fatos, etc., ligados às ideias principais.
d. caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra.
O fichamento bibliográfico, como o próprio nome esclarece, caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra. Usa-se, também, para coletânea de artigos ou capítulos de livros, preferencialmente agrupando-se por área. P. 42.
e. Fichamento que consiste na reunião das frases mais importantes citadas em um texto. Por isso devem ser transcritas entre aspas.
Feedback
A resposta correta é: caracteriza- se como o resumo, resenha ou comentário no qual o autor registra a ideia tratada no livro. É fundamental a referência completa da obra..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos afirmar que dominamos uma língua quando conhecemos seu repertório de signos, as regras de combinação e as regras de uso desses signos. A língua pode ser escrita e falada. São duas formas de uso que acabam tendo regras diferenciadas, uma vez que, ao falar, temos maior liberdade e despreocupação com a obediência às normas impostas pelo sistema linguístico. A língua, além de oral e escrita, pode ser, pelo uso, classificada de dois modos: a modalidade culta ou norma-padrão e a modalidade coloquial, ou língua cotidiana. Diante do exposto, marque a alternativa que conceitua a norma culta/ padrão da língua:
Escolha uma:
a. A modalidade popular é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
b. Língua padrão é aquela associada às gírias.
c. Língua padrão está associada às diferentes regiões de um país, valorizando o modo de cada grupo se comunicar.
d. A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação.
Conteúdo:
Variação linguística. Estas são algumas características que diferenciam a possibilidade de uso da língua. Saber transitar pelas duas modalidades e ter controle de suas variedades, usando-as no lugar e no momento certo, é fator decisivo na comunicação interpessoal. Página 16.
e. A modalidade culta é uma variante informal, considerada de pouco prestígio quando comparada à linguagem padrão.
Feedback
A resposta correta é: A modalidade culta é aquela associada à escrita, à tradição gramatical, é a registrada nos dicionários e, portanto, é a que traduz a tradição cultural e a identidade de uma nação..
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Este tipo de coesão depende da utilização de palavras já ditas, com o uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico. Podemos afirmar que se designa como semântica a ciência que se preocupa com o significado das manifestações linguísticas que é construído pelas informações culturais. Estamos nos referindo a:
Escolha uma:
a. Coesão por conjunção;
b. Coesão por substituição;
c. Coesão por elipse;
d. Coesão lexical;
A coesão lexical depende da utilização de palavras já ditas, com o uso de sinônimos, hiperônimos, nomes genéricos ou palavras do mesmo campo semântico (ou seja, são palavras diferentes, mas que se aproximam pelo sentido, como no caso aluno/estudante; quadrados/retângulos, losangos/quadriláteros). Podemos afirmar que se designa como semântica a ciência que se preocupa com o significado das manifestações linguísticas que é construído pelas informações culturais. P. 75
e. Coesão referencial;
Feedback
A resposta correta é: Coesão lexical;.
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que corresponde ao conceito, abaixo, sobre o Homem e a Linguagem:
“É uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo.” (PAREJA, 2013, p. 14).
Escolha uma:
a. Linguagem
b. Sentimento
c. Percepção
d. Fala
e. Língua
Gabarito comentado: A língua é uma linguagem de caráter regional, é um sistema organizado de sons e sinais que a caracterizarão como o código de signos linguísticos de um determinado povo. (PAREJA, 2013, p. 14).
Feedback
A resposta correta é: Língua.
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que NÃO apresenta corretamente a relação sobre estruturas textuais para a produção de texto como resultado de leitura. (PAREJA, 2013, p. 33).
Escolha uma:
a. A resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto.
b. O esquema destaca somente as palavras‑chave.
c. A norma é um conjunto de hábitos linguísticos vigentes no lugar ou na classe social.
Gabarito comentado: A norma faz parte da linguística e não da produção textual. O resumo tem como meta destacar todas as ideias essenciais do texto, o esquema destaca somente as palavras‑chave e a resenha é usada para apresentar e avaliar um determinado texto. Já o fichamento é um texto de controle pessoal das leituras realizadas para futuras pesquisas a respeito dos conceitos encontrados e para produção de novos conhecimentos. (PAREJA, 2013, p. 33). REFERÊNCIA: PAREJA, Cleide J. M. Leitura e escrita na era digital. Curitiba: Editora Fael, 2013. 139 p.
d. O resumo tem como meta destacar todas as ideias essenciais do texto.
e. O fichamento é um texto de controle pessoal das leituras realizadas para futuras pesquisas.
Feedback
A resposta correta é: A norma é um conjunto de hábitos linguísticos vigentes no lugar ou na classe social..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a coerência e a ênfase. Othon M. Garcia define o parágrafo padrão como “uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período..”(GARCIA, 2010, p. 203). Assinale a seguir uma definição gramatical para a palavra período.
Escolha uma:
a. Enunciado que contém uma oração organizado em torno de um verbo ou de uma locução verbal.
Resposta comentada: O parágrafo é uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo. São consideradas qualidades suas a unidade, a coerência e a ênfase. Othon M. Garcia define o parágrafo padrão como “uma unidade de composição constituída por um ou mais de um período, em que se desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela” (GARCIA, 2010, p. 203. PAREJA, Cleide J.M. Leitura e Escrita na Era Digital. Curitiba: Fael, 2013. p.52.
b. Palavra que tem a mesma definição de parágrafo: uma unidade que transmite uma ideia e tem como intenção atingir um objetivo.
c. Gramaticalmente período é o período de tempo entre duas marcações de tempo.
d. Enunciado que contém sujeito e predicado.
e. Enunciado que contém uma ou mais orações, sendo muito frequentemente iniciado por letra maiúscula e encerrado por ponto final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação.
Feedback
A resposta correta é: Enunciado que contém uma
ou mais orações, sendo muito frequentemente iniciado por letra maiúscula e encerrado por ponto final, ponto de exclamação ou ponto de interrogação..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com (PAREJA, Cleide, 2013, p.74) os elementos mais importantes a serem empregados para assegurar a coesão são: referência, substituição, elipse, conjunção e lexical. Leia o fragmento do texto abaixo e assinale a opção que condiz com o elemento de coesão correto.
A GALINHA REIVINDICATIVA
Escolha uma:
a. Coesão por Elipse os pronomes, os verbos, os nomes e sentenças, em muitas frases, podem estar implícitos e não precisam ser repetidos.
Resposta Correta: Coesão por Elipse os pronomes, os verbos, os nomes e sentenças, em muitas frases, podem estar implícitos e não precisam ser repetidos.
b. Coesão por Conjunção são aquelas que as conjunções estabelecem relações significativas específicas entre os elementos do texto. São conectores responsáveis pelo encadeamento entre orações ou partes do texto, estabelecendo relações de sentido.
c. Coesão por referência é feita por pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos ou advérbios e expressões adverbiais que indicam localização.
d. Coesão por substituição é usada quando a referência não é idêntica e um item pode ser colocado em lugar de outro, ou de uma frase inteira.
e. Coesão lexical é a que se designa como semântica cuja ciência se preocupa com o significado das manifestações linguísticas que é construído pelas informações culturais.
Feedback
A resposta correta é: Coesão por Elipse os pronomes, os verbos, os nomes e sentenças, em muitas frases, podem estar implícitos e não precisam ser repetidos..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme (PAREJA, Cleide, 2013, p.72) existem seis tipos de coerências textuais. Sobre estes tipos assinale a alternativa correta.
I- Depende do conhecimento linguístico dos usuários da língua. Exige o domínio do léxico, do uso dos conectivos, o respeito à ordem dos elementos da frase.
II- Evidencia-se pelo uso adequado das palavras ou expressões e suas relações de sentidos produzidos no texto
III- Recai sobre as características do gênero textual, como finalidade, conteúdo, estilo e forma em conformidade com a prática social a ser realizada.
IV- Ocorre quando os enunciados presentes no texto são importantes para o tema que se está discutindo.
V- Depende das situações interativas em que o usuário da língua irá se encontrar. Para cada uma há um estilo apropriado que deve ser respeitado.
VI- Precisa que em uma sequência de atos de fala eles estejam relacionados adequadamente, não podendo em um mesmo ato realizarem-se diferentes ações, como perguntar e dar ordem, ou dar ordem e cantar.
Escolha uma:
a. Sintática, pragmática, genérica, estilística, semântica e temática.
b. Sintática, temática, pragmática, semântica, estilística e genérica.
Resposta Correta A Sintática- depende do conhecimento linguístico dos usuários da língua. Exige o domínio do léxico, do uso dos conectivos, o respeito à ordem dos elementos da frase. Semântica- evidencia-se pelo uso adequado das palavras ou expressões e suas relações de sentidos produzidos no texto. Genérica- recai sobre as características do gênero textual, como finalidade, conteúdo, estilo e forma em conformidade com a prática social a ser realizada. Temática- ocorre quando os enunciados presentes no texto são importantes para o tema que se está discutindo. Estilística- depende das situações interativas em que o usuário da língua irá se encontrar. Para cada uma há um estilo apropriado que deve ser respeitado. Pragmática- precisa que em uma sequência de atos de fala eles estejam relacionados adequadamente, não podendo em um mesmo ato realizarem-se diferentes ações, como perguntar e dar ordem, ou dar ordem e cantar.
c. Pragmática, genérica, sintática, semântica, temática e estilística.
d. Semântica, temática, pragmática, sintática, estilística e genérica.
e. Sintática, semântica, genérica, temática, estilística e pragmática.
Feedback
A resposta correta é: Sintática, semântica, genérica, temática, estilística e pragmática..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As diferenças entre a língua falada e a língua escrita são muitas. Algumas características que diferenciam a possibilidade de uso da língua. Saber transitar pelas duas modalidades e ter controle de suas variedades, usando-as no lugar e no momento certo, é fator decisivo na comunicação interpessoal. (MESQUITA apud PAREJA, 2013, p. 15). Analise as características, abaixo, e as identifique como “língua falada” ou como “língua escrita”.
1- O emissor e o receptor conhecem bem a situação e as circunstâncias que os rodeiam. (______________)
2- O receptor não conhece de forma direta a situação do emissor e o contexto da mensagem. (______________)
3- É admitido o emprego de construções simples, com ênfase para orações coordenadas e presença de frases incompletas. (______________)
4- É mais subjetiva e pode ser reprocessada a cada momento a partir das reações do interlocutor. (______________)
5- A mensagem é mais longa do que na língua falada. (______________)
6- Exigem-se construções mais complexas, mais elaboradas, com ênfase para orações subordinadas, e a ordenação da mensagem melhor planejada. (______________)
Agora, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a sequência correta:
Escolha uma:
a. escrita – escrita - falada – escrita – falada – falada
b. escrita– falada – falada – escrita – escrita - falada
Gabarito comentado: As diferenças entre a língua falada e a língua escrita para Mesquita (apud PAREJA, 2013, p. 15) são: Língua falada: Palavra sonora. A mensagem é transmitida de forma imediata. O emissor e o receptor conhecem bem a situação e as circunstâncias que os rodeiam. A mensagem é breve. São permitidos os elementos prosódicos, como entonação, pausa, ritmo e gestos, que enfatizam o significado. É admitido o emprego de construções simples, com ênfase para orações coordenadas e presença de frases incompletas. É mais subjetiva e pode ser reprocessada a cada momento a partir das reações do interlocutor. O contexto extralinguístico tem grande influência. Criação coletiva. Língua escrita: Palavra gráfica. A mensagem é transmitida de forma não imediata. O receptor não conhece de forma direta a situação do emissor e o contexto da mensagem. A mensagem é mais longa do que na língua falada. Não é possível a utilização de elementos prosódicos. O emprego dos sinais de pontuação tenta reconstruir alguns desses elementos. Exigem-se construções mais complexas, mais elaboradas, com ênfase para orações subordinadas, e a ordenação da mensagem melhor planejada. É mais objetiva. É possível esquecer o interlocutor. O escritor pode processar o texto a partir das possíveis reações do leitor. O contexto extralinguístico tem menos influência. Criação individual. REFERÊNCIA: PAREJA, Cleide J. M. Leitura e escrita na era digital. Curitiba: Editora Fael, 2013.
c. escrita – falada –falada – escrita – falada – escrita
d. falada – escrita – falada – escrita – escrita– falada
e. falada – escrita – falada – falada – escrita – escrita
Feedback
A resposta correta é: falada – escrita – falada – falada – escrita – escrita.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Preencha as lacunas convenientemente:
O processo de leitura e escrita constitui-se enquanto um ato comunicativo. Para tal, ele precisa de um __________, aquele que fala ou escrever, um __________, aquele que lê ou escuta, um __________, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete um __________, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um __________, que é a via de circulação da mensagem, e a __________, que é o conteúdo da comunicação.
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, as frases que descrevem sobre Funções da Linguagem.
Escolha uma:
a. referente – emissor – receptor – código – canal
de comunicação – mensagem
b. receptor – emissor – referente– canal de comunicação – código – mensagem
c. código – emissor – mensagem - receptor – referente – canal de comunicação
d. canal de comunicação – emissor – receptor – referente – mensagem – código
e. emissor – receptor – referente – código – canal de comunicação – mensagem
Gabarito comentado: O ato comunicativo precisa de um emissor, aquele que fala ou escrever, um receptor, aquele que lê ou escuta, um referente, que é constituído pelo contexto, situação ou objetos reais ao qual a mensagem remete um código, que é o conjunto de signos e regras de combinação a ser usado, um canal de comunicação, que é a via de circulação da mensagem, e a mensagem, que é o conteúdo da comunicação. (PAREJA, 2013, p. 23-14). REFERÊNCIA: PAREJA, Cleide J. M. Leitura e escrita na era digital. Curitiba: Editora Fael, 2013. 139 p.
Feedback
A resposta correta é: emissor – receptor – referente – código – canal de comunicação – mensagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais