Buscar

Análise SWOT

Prévia do material em texto

Após estudo teórico e prático na empresa, foi possível perceber que: a empresa segue uma forma de empreendedorismo inovador, buscando atrair novos clientes.
Dornelas (2001, p.37), define o empreendedor como, “aquele que detecta uma oportunidade e cria um negócio para capitalizar sobre ele, assumindo riscos calculados”
Com as informações obtidas na entrevista com o empreendedor, percebe-se uma grande força de vontade e coragem para atuar numa área tão concorrida como o Direito, pois existem muitas empresas espalhadas por todo Brasil. O empreendedor oferece um serviço diferenciado, pois aceita toda e qualquer ação, desde que haja jurisprudência para tal, assim saindo do trivial da concorrência, a qual se especializa em áreas específicas do Direito.
Segundo Drucker (1987, p.36), o empreendedor “é aquele que sempre está buscando a mudança, reage a ela, e a explora como sendo uma oportunidade”.
A empresa está bem localizada no shopping no centro da cidade, onde há um grande fluxo de pessoas, pois no mesmo shopping funcionam agências do governo. A empresa conta com dois advogados, o entrevistado e sua sócia e uma recepcionista, responsável pela parte administrativa da empresa. Como citado anteriormente, o fato de estar localizada no centro da cidade, gera oportunidades de captação de clientes, pois a divulgação do negócio se torna fácil devido à concentração de pessoas. Mas também contem a concorrência com outras empresas do ramo jurídico, pois as empresas se localizam próximas ao fórum da cidade, com isso a divulgação e o serviço diferenciado são primordiais para o sucesso da empresa, no que tange o ambiente externo.
No que diz respeito ao ambiente interno, a melhor divisão do espaço físico da empresa se faz necessário, para que haja maior conforto e privacidade dos clientes. A utilização de roupas formais, condizentes com a área de atuação da empresa, nesse caso o Direito, é um fator essencial para passar uma imagem de seriedade, credibilidade e profissionalismo.
Já nas finanças, é necessário um contador para se colocar tudo em ordem, na falta do mesmo, um livro caixa para poder lançar todo valor que entra (entrada de ações, recebimentos mensais, porcentagens de ações finalizadas) e o que sai (contas de água, energia, telefone, internet, aluguel, materiais de expediente e o pró-labore).
O empreendedor é a pessoa que consegue fazer as coisas acontecerem, pois é dotado de forte sensibilidade para os negócios, tino financeiro e capacidade de identificar oportunidades que passam despercebidas para os outros. Com todo esse arsenal transforma idéias em realidade, para benefício próprio e para o benefício da organização ou da comunidade. (CHIAVENATO E SAPIRO, 2004, P. 346).
Com a experiência adquirida com anos na área de empreendedorismo, de um dos sócios e na experiência na área jurídica do outro, conseguem conciliar e perceber oportunidades de crescimento da empresa e a possibilidade de oferecer melhores serviços à comunidade.

Continue navegando