Buscar

Processamento Primário do Petróleo - Engenharia de Petróleo e Gás

Prévia do material em texto

CONDICIONAMENTO DO GÁS- QUESTÕES
De acordo com a ANP, defina gás natural ? 
Todo hidrocarboneto que permaneça em estado gasoso nas condições atmosféricas normais, extraído diretamente a partir de reservatórios petrolíferos ou gasíferos, incluindo gases úmidos, secos residuais e gases raros (ANP, 2014)
Qual o principal objetivo do processamento primário do gás?
Tem o objetivo de separar o gás, sob condições controladas, e remover a água e impurezas, para que o óleo permaneça estável e possa ser transferido para a unidade de refino. Dependendo do tipo de fluidos produzidos num campo petrolífero e da viabilidade técnico-econômica, a planta de processamento primário pode ter um grau de complexidade variável. (SIQUEIRA, 2012).
Nos campos de produção, temos duas caracteristicas fundamentais para ser relacionada ao gás natural, que influencia diretamente na facilidade de separação do gás natural quais são elas ?
É identificado como associado ou não ao petróleo:
definindo como gás associado (aos produtores de óleo)
gás não associado (aos produtores de gás)
O gás natural, ultimamento é bastante consumido e procurado por várias empresas, afim de atender a população. Suas utilizaçõs variam de acordo ?
Elevação artificial em poços de petróleo (gás lift);
Recuperação secundária ( injeção em poços);
Geração de energia, a partir das termelétricas, por exemplo;
Uso doméstico
Qual o objetido do condicionamento do gás ?
O principal objetivo é a remoção dos compostos que prejudicam de alguma forma os equipamentos que são utilizados no condicionamento. A partir do momento que ocorre a remoção, visa necessariamente em garantir a qualidade do gás, visto que, realizando sua transferência para os processadores de forma segura e eficiente evita possíveis problemas como formação de hidratos, corrosão. 
Quais os processamentos unitários mais comumente utilizados no condicionamento de gás natural ?
Separação de óleo e gás;
Depuração de gás;
Filtração de gás; 
Dessulfurização; 
Desidratação; 
Compressão; 
Injeção de inibidor de hidrato
Os vasos separadores são fabricados nas formas verticais e horizontais. Em geral, os separadores horizontais são mais eficientes. Por que ? quais suas vantagens e desvantagens ?
Apresentam uma maior área interfacial que permite uma melhor separação gás/líquido. Esses separadores costumam ser usados em sistemas que apresentam emulsões e altas razões gás/óleo. As desvantagens estão relacionadas ao manuseio dos sólidos produzidos (a geometria dos vasos verticais facilita a remoção) e à menor capacidade de absorver grandes golfadas (variações de fluxo).
Para que os separadores trifásicos são utilizados ? 
São utilizados para separar e remover qualquer água livre (camada de água limpa que aparece no fundo, após a decantação de uma emulsão óleo/água) que possa estar presente no processo. O projeto destes separadores é idêntico aos separadores bifásicos, sendo que mais espaço deve ser deixado para a decantação do líquido e algum dispositivo deve ser adicionado para a remoção da água livre.
De acordo com a pressão do sistema, para maximizar a produção de óleo é necessário realizar vários estágios de separação. Um separador típico é constituído por quais seções ?
Seção de Separação Primária
Seção de Coleta de Líquido
Seção de Separação Secundária
Seção Aglutinadora
A separação nos vasos bifásicos e trifásicos possuem alguns problemas operacionais comuns, quais são os 5 principais ?
Formação de Espuma	
Obstrução por parafinas
Areia e sedimentos
Emulsões
Arraste
Quais os principais compostos que são removidos ou reduzidos nas etapas do condicionamento do gás ?
Água 
Compostos sulfurados (H2S, CS2, COS)
Dióxido de carbono CO2 
Sólidos (areia, óxidos de  ferro, produtos de corrosão.) 
Líquidos (condensado de gás, produtos químicos.) 
Descreva um pouco da aplicaçao no setor de petroleo e gas natural no setor de transporte ?
O gás natural é uma fonte energética versátil. Dessa maneira foi estudado o gás natural veicular (liquefeito ou comprimido), sendo que o gás natural comprimido é mais utilizado no setor. No setor de transportes três aspectos são essenciais para a escolha do gás natural como combustível: econômico, tecnológico e ambiental. Os investimentos iniciais com veículos dedicados ao gás natural são normalmente maiores (maior custo de compra, por exemplo), no entanto este é geralmente amortizado em alguns anos em virtude dos menores custos operacionais com o veículo a gás. 
No Brasil, o principal desafio a ser enfrentado pelo setor de gás natural é deficiência existente nas redes de transporte e distribuição. Quais os principais desafios enfrentados no país, descreva um pouco sobre o assunto ?
Um país de dimensões continentais como o Brasil, precisa de maiores investimentos nas redes de transporte (gasodutos) e estes são influenciados pela distância (aumentando os custos e riscos envolvidos na interligação das malhas). Como a indústria de gás natural é extremamente dependente de redes de transporte quando esta não possui uma boa infraestrutura e integração com os mercados consumidores, tem-se uma insegurança energética no suprimento para todas as regiões do país.

Continue navegando