Buscar

Sustentabilidade: Responsabilidade de Todos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(IN) SUSTENTABILIDADE PLANETA LIMPO
A sustentabilidade é a responsabilidade de uma nação consciente e capaz de gerir os recursos naturais, que se dispõe, a natureza, produzindo bens de produção, capital de consumo com o mínimod e impacto ambiental e redução, reutilização de produtos e reciclagem. A maioria das nações, no entanto, não se preocupa com os danos causados, nas últimas décadas, um terço dos recursos naturais do planeta foi consumido. Diante desse quadro, presume-se que a população deve aprender a cuidar com precisão do planeta.
Existem medidas precisas e que são a base da sustentabilidade, que é, explorar fontes de energia renováveis e a reciclagem do lixo. A primeira medida é porque energias não renováveis são fontes de poluição para o meio ambiente, elas contem reservas finitas, já a segunda medida, porque não bastasse o lixo contaminar o solo, o ar, a água e levar centenas de anos para se decompor pela natureza, a reciclagem de lixo, são pouco exploradas pelas nações.
Uma terceira medida necessária, a qual, em conjunto com as outras, proporciona o atributo de sustentável a uma nação sistemática do consumo, pois, embora os seres vivos precisem consumir para sobreviver, os seres humanos abosorvem acerca do que o planetaconsegue repor. Isso acontece, sobretudo quando se trata de produtos não essenciais, ou seja, por serem estimulados psicologicamente por produtos realizados por campanhas de marketing, induzindo a ideia de que precisam usar o produto para fazerm parte de uma sociedade seleta.
Por isso, é necessário que a população aprenda não só a reciclar o lixo como também a utilizar as fontes renováveis de energia, mas aderir a prática de um consumo mais consciente, maneira justa de se equilibrar o meio ambiente e torna-lo com mais qualidade e limpo.
Portanto, é necessário que o ser humano reavalie seu comportamento e modos de consumo para o bem do planeta e de seus descendentes. Sendo assim, é importante que sejam tomadas medidas que tornem isso uma realidade, sejam leis de consumo, ou conscientização. As crianças devem ser ensinadas, desde pequenas, sobre a importância de controlar o impacto de seu consumo ao meio ambiente. É importante também, que por parte do governo, aconteça esse incentivo nas escolas, assim como o incentivo para que a maior quantidade de empresas sejam engajadas nesta causa socioambiental e diminuam seus impactos ao meio ambiente.

Outros materiais