Buscar

Relatório 6 - Estágio em Patologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Peterson Vinicius Elias da Silva 15/0064021
Relatório 6 do Estágio em Patologia – 19/04/2017
	Cheguei ao estágio às 16h e acompanhei o R1 na macroscopia novamente. Já havia uma análise de uma peça grande em andamento e acompanhei a partir daí.
	O caso já em andamento era de V. L. F. F., de 61 anos. Ela foi submetida a uma colectomia por conta de um adenocarcinoma de cólon moderadamente diferenciado, com estadiamento T3N2M0 e não se submeteu à terapia adjuvante. Há 7 meses, a paciente teve um sangramento vaginal anormal, foi então submetida a uma ultrassonografia transvaginal, que revelou a presença de cistos ovarianos em ambos os ovários. A análise macroscópica do ovário direito revelou um órgão de 705 g, que media 17,1 x 12 x 7,6 cm. Apresentava uma superfície irregular, brancacenta, vasocongesta, com múltiplas nodulações e consistência heterogênea. Aos cortes, apresentava várias cavidades preenchidas com material friável, brancacento e grumoso e líquido hemorrágico, com algumas áreas apresentando conteúdo sólido. A análise do ovário direito foi semelhante, também se apresentava bem aumentado (355 g e medindo 11,5 x 8,2 x 4,5 cm), porém com a superfície possuindo menos nodulações. Aos cortes também apresentava múltiplas cavidades com o mesmo conteúdo descrito acima. Ambos os ovários foram cortados e representados nos cassetes, além de um segmento do intestino delgado (que foi analisado antes da minha chegada).
	Acompanhei rapidamente com a R2 o caso de M. H. A. D., de 66 anos. Ela possuía um risco elevado de desenvolver câncer de mama por conta de possuir história familiar da doença em algum familiar de primeiro grau, como mãe ou irmãs geralmente. Ao exame físico apresentava um linfonodo palpável na região axilar esquerda. A mamografia revelou microcalcificação retroareolar na mama esquerda. Foi então enviado um fragmento de tecido adiposo de 7,6 x 7 x 3,2 cm para a macroscopia, este possuía uma superfície externa lobulada, coloração amarelada e consistência elástica. Foram então isolados e cortados 19 linfonodos, que foram representados nos cassetes para a análise microscópica a fim de determinar se há ou não sinal de uma neoplasia maligna.
A atividade do dia foi bem interessante. Fiquei bastante surpreso em ver como uma patologia pode mudar um órgão, no caso me refiro ao tamanho absurdo dos ovários do primeiro caso, que, quando vi, pensei se tratar de um útero com leiomiomas, como os que eu já vi anteriormente. Nos próximos estágios tentarei acompanhar preferencialmente a microscopia, ou então alguma atividade diferente, para poder visualizar mais coisas diferentes.

Outros materiais