Buscar

Condições para Crescimento Sustentado, SECEX, Exportação, Empresas Offshore, Trading Company e Transporte Intermodal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) quais são as pré condições para o crescimento sustentado de um país e explique cada condição?
Crescimento econômico e desenvolvimento não são conceitos sinônimos. O crescimento econômico pode ocorrer numa fase em que o mercado está em expansão, o que favorece o aumento da produção: mais gente comprando, as empresas produzem mais.
Mas esse aumento da produção pode não vir acompanhado do desenvolvimento de novas tecnologias para o processo produtivo, nem acarretar melhorias sociais. O único efeito social direto do crescimento é a oferta maior de empregos. 
O desenvolvimento tem um sentido mais amplo, envolvendo questões econômicas (aumento da produção, modernização tecnológica etc.) e sociais (melhora da qualidade de vida da população) 
De maneira geral, o mundo subdesenvolvido é dependente do mundo desenvolvido. Essa dependência se manifesta pela necessidade de atrair capital externo, dinheiro de empresas multinacionais para fazer investimentos produtivos e em infraestrutura.
2) Quais são os departamentos que estão subordinados a secretária de comercio exterior secex
O SECEX está estruturado em quatro departamentos: DECEX, DEINT, DECOM e DEPLA.
3) explique p que é uma exportação direta?
Exportação direta = A exportação direta ocorre quando a empresa que realiza a venda ao outro país também é a responsável pelos trâmites burocráticos envolvidos na operação. Ou seja, a empresa desempenha três funções: fabricante, exportadora e embarcadora.
Exportação indireta = A exportação indireta é a operação de exportação em que o produto é vendido pelo produtor ou comerciante (remetente) a uma empresa habilitada a exportar (destinatária). Essa, que será a responsável pela exportação, pode ser uma trading company ou uma comercial exportadora.
4) explique o que é uma empresa offshore ou coligadas no mercado internacional
Offshore – empresa situada geralmente em paraísos fiscais, utilizadas para evitar o pagamento de impostos e manter sob sigilo a identidade de seus proprietários.
Até então, na hora de abrir uma empresa na junta comercial, se um dos sócios majoritários fosse uma empresa ou um fundo de investimentos situado em outro país, a Receita e outros órgãos nacionais de fiscalização e repressão à evasão fiscal não tinham autoridade legal para rastreá-lo e, eventualmente, aplicar sanções. Era necessário que outros países compartilhassem essas informações.
5) explique o que é um tranding company e quais são os seus objetivos
(a venda da mercadoria pela empresa produtora para uma trading que atua no mercado interno é equiparada a uma operação de exportação, em termos fiscais);
* empresas comerciais exclusivamente exportadoras; * empresa comercial que opera no mercado interno e externo;
* outro estabelecimento da empresa produtora - neste caso a venda a este tipo de empresa é considerada equivalente a uma exportação direta, assegurando os mesmos benefícios fiscais – IPI e ICMS; e consórcios de exportadores.
6) o transporte intermodal se caracteriza quando uma unidade de carga é transportada utilizando: 
a) um veículo em uma modalidade de transporte abrangida em um único contrato de transporte
b) veículos diferentes de uma ou mais modalidades de transporte em vários serviços contratados de diferentes transportadores
c) um veiculo de uma modalidade de transporte abrangida por mais de um contrato de transporte
d) duas ou mais modalidades de transporte ao londo do percurso abrangidas por um único contrato de transporte
e) duas ou mais modalidades de transporte abrangidas por contratos de transporte específicos para cada modalidade

Outros materiais