Buscar

2 relatorio empuxo

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO DE BELÉM
ESTÁCIO BELÉM
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 
PROFESSOR 
FRANCISCO SOUZA
ALUNO
WUEDER TRINDADE
TÍTULO DO RELATÓRIO
PRESSÃO
BELÉM-PARÁ
2018
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta um experimento empírico no laboratório para calcula o empuxo e o erro de densidade liquida deslocada de um corpo geométrico, para isso iremos usa o dinamômetro para mensura seu peso no ar e na água dentro de bécher.
Desenvolvimento teórico
2.1 Fluido 
Fluidos são substancias que podemos fazer fluir pela força resultante aplicada. Os fluidos são classificados em líquidos e gases. Os líquidos são praticamente incompressíveis, ou seja, podem ser considerados como tendo um volume fixo, sem se dissipar pelo ambiente quando é passado de um recipiente para outro. Os gases são altamente compressíveis e, portanto, não tem volume característico, eles simplesmente se expandem ou comprimem para encher um recipiente.
Empuxo 
Princípio de Arquimedes: “Todo corpo completa ou parcialmente mergulhado em um fluido experimenta uma força de flutuação (empuxo) para cima, cujo valor é igual ao peso do fluido deslocado pelo corpo”.
O princípio de Arquimedes tem várias aplicações importantes. Entre elas está a medida da densidade de corpos sólidos de formato irregular e de líquidos.
Esse princípio pode ser escrito matematicamente como E = PF, sendo E o empuxo e PF o peso do fluido dos deslocado. Considerando PF = mF x g, onde g representa a aceleração gravitacional e mf a massa do fluido deslocado, ao substituir a segunda equação na primeira tem-se E = mF x g. considerando (mF) massa do fluido, pode ser expressa a formula da densidade (dF) como mF=dF.VF, onde VF é o volume do fluido deslocado, substituindo a 4ª equação na 3ª equação teremos a seguinte formula do empuxo E=dF x VF x g nesta equação observa-se que a força de empuxo exercida por um fluido sobre um corpo completa ou parcialmente mergulhado não é determinada pelas propriedades do corpo, exceto pela quantidade de fluido deslocado por ele. Sendo assim, corpos de diferentes densidades, mas de mesmo volume, ao serem imersos em um fluido, experimentarão o mesmo empuxo dado por E= P- PA, onde P representa o peso do corpo no ar e PA o peso aparente do corpo quando total ou parcialmente submerso em outro fluido.
Dinamômetro
 O princípio de funcionamento consiste na deformação que a mola sofre em razão da ação de uma força que é proporcional a esta força aplicada, sua intensidade é indicada na graduação existente na estrutura (dinamômetro ideal).
Materiais utilizados 
1 bécher com água 
1 cilindro acrílico
1 dinamômetro
1 paquímetros
1 calculadores Casio fx-82ES Plus
Descrição do experimento 
Objetivo: Para calcula seu empuxo usaremos o dinamômetro para verificar a relação existente entre as forças de empuxo que atuam sobre o objeto cilíndrico acrílico, imersos em dois fluidos diferentes, no ar e na água com. Primeiro coloca o objeto no dinamômetro extenso no ar para saber o seu peso (p), terminando, coloca-se agua no bécher para saber seu peso aparente (PA). depois medi o volume do objeto e calcula densidade do fluido deslocado, usando a gravidade 9,8 m/s2. Por fim, comparamos a margem de erro da densidade experimental e teórica em porcentagem. 
Resultados
Valores obtidos
Cilindro: massa (m) 0,0635kg; altura (h) 0,072m e diâmetro (D) 0,028m; Peso no ar (P) =0,54N; peso aparente (PA) =0,16N; gravidade (g) =9,8m/; densidade teórica do liquido (Dteo) =1000kg/m3.
Cálculos e resultados dos cálculos
 Calculo do empuxo
E= P- PA
E=0,54 - 0,12 → E=0,42N 
Calculo do volume do cilindro 
Vc=
Vc= → Vc=4,43 x10-5 m3
Calculo da densidade do liquido deslocado
E=dF x VF x g
0,42=dF x 4,43 x10-5 x 9,8 → dF=967,42 kg/m3
porcentagem de erro da densidade teórica com a pratica
Er%=x100%
Er%=x100% → Er%=3,25%
Analise do resultado
Ao mensura seus pesos em dois fluidos, percebemos que há uma força oposta o peso do objeto imerso a água que faz diminui seu peso comparado ao do ar.
Erro de 3,25% (Darroz & Pérez, 2011) da densidade calculada no laboratório para a densidade teórica da água. Erros são devidos as mensurações das dimensões do objeto cilíndrico com o paquímetro manual e o diâmetro na hora de medi seus pesos.
Conclusão
A experiencia do empuxo realizada no laboratório, usando equipamento técnico para medi o empuxo e o volume do corpo cilíndrico fez nota que existi erros nos resultados realizados nas praticas cuja comparado os valore teórico, ou seja, o da densidade do fluido que foi usado no experimento. Portanto deve estar atento na hora mensura seus pesos e suas medidas de dimensões do volume para não acarreta grandes erros.

Continue navegando