Buscar

Variações Linguísticas e Norma Culta

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SOCIOLINGUÍSTICA
CORRETA D
“Gaúcho:
- Sou dos pampas do Sul, de vasto horizonte, onde não há espinhos. E venho da querência, do meu pago onde deixei a minha prenda.
Nordestino: 
- Ai é? Aqui, querendo, também se paga uma prenda na igreja.
Gaúcho:
- Barbaridade, homem! Pago e querência é o lugar onde eu nasci. Prenda é a minha namorada”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SALES, R. Teatro na escola, 4: peças para crianças de 11 anos. São Paulo: Instituto Artesocial, 2007. p. 41,42.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre os dialetos ou variedades linguísticas, as variantes apresentadas no dado fragmento de texto dizem respeito a variações:
	
	A
	Diatópicas, pois o texto prioriza o contexto social relativo à fala específica de homens gaúchos.
	
	B
	Diastráticas, pois o texto elege variações geográficas relativas à fala exclusiva do sexo masculino.
	
	C
	Diatópicas, pois o texto trata de variações relativas ao contexto social (idade, sexo, escolaridade etc.).
	
	D
	Diatópicas, pois o texto trata de variações geográficas.
	
	E
	Diatópicas, pois o texto privilegia variantes pertinentes exclusivamente ao falar dos brasileiros do sexo masculino.
CORRETA E
“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, Carlos Drummond de, apud SILVA, Luiz Antonio (Org.). A língua que falamos: Português, história, variação e discurso. São Paulo: Globo, 2005. p. 153.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as variedades linguísticas, é correto afirmar que o dado fragmento de texto de Drummond:
	
	A
	Refere-se à variação diastrática, pois o texto trata de variantes geográficas da língua francesa.
	
	B
	Diz respeito a estudos sincrônicos da língua francesa e da língua inglesa.
	
	C
	Não pode ser analisado com base na Sociolinguística.
	
	D
	Salienta a variação diatópica, ou seja, aquela que é relativa ao contexto social do falante, no caso, do falante francês.
	
	E
	Apresenta variação diatópica (relativa ao espaço geográfico) e variação diastrática (relativa ao contexto social: idade, sexo, escolaridade etc.).
CORRETA A
“A variação geográfica da língua, também chamada de regional ou diatópica (em grego, topos significa “lugar”), é frequentemente verificada nas diferenças entre os substantivos empregados para nomear um mesmo objeto”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENEM Nota Máxima Linguagens, códigos e suas tecnologias III. Vários autores. São Paulo: Leya, 2013. p. 127.
Considerando os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre a variação diatópica, é correto afirmar que:
	
	A
	Apesar da uniformidade linguística, que permite a intercompreensão entre um amazonense e um gaúcho, por exemplo, a variação diatópica se manifesta em todo o território nacional.
	
	B
	A variação diatópica só se manifesta no nível sintático. Nos outros níveis, como o morfológico, lexical, pragmático, não existem variações diatópicas.
	
	C
	As variações diatópicas são um grande problema no Brasil, pois impedem a interação comunicativa entre brasileiros de regiões diferentes.
	
	D
	A variação diatópica só se manifesta no nível fonético. Nos outros níveis, como o morfológico, lexical, sintático, pragmático, não existem variações diatópicas.
	
	E
	A variação diatópica se manifesta apenas no nível gramatical, pois afeta, sobretudo, o uso de tempos verbais.
CORRETA A
“A norma gramatical é aquela relacionada à gramática normativa: só o que está de acordo com ela é correto. [...] A norma-padrão, por sua vez, está vinculada a uma língua modelo. Segue prescrições representadas na gramática, mas é marcada pela língua produzida em certo momento da história e em uma determinada sociedade. [...] Por fim, a norma culta é a que resulta da prática da língua em um meio social considerado culto - tomando-se como base pessoas de nível superior completo e moradoras de centros urbanos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ORLANDI, Eni. Qual é a diferença entre a norma gramatical, a padrão e a culta? <http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/qual-diferenca-norma-gramatical-padrao-culta-451223.shtml>. Acesso em 26 nov. 2014.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, quando é que a nomenclatura “norma culta” é considerada inadequada a uma proposta de ensino de português sem preconceitos linguísticos, ou seja, aquele que leva em consideração os estudos sociolinguísticos sobre a variação? Assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Quando é utilizada com o sentido de regra, de normatividade, contrapondo-se à possibilidade de variação linguística.
II. (  ) Quando defende a existência de uma norma inculta, isto é, que existe uma sociedade que contém pessoas sem cultura.
III. (  ) Quando defende que o uso “correto” da língua é utilizado apenas pelos “melhores”, ou seja, apenas pelas pessoas pertencentes a uma camada privilegiada tanto econômica quanto culturalmente.
IV. (  ) Quando passa o sentido de que, de uma forma ou de outra, todos os falantes de uma língua têm a sua cultura e a sua forma de falar e de escrever.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – V – V – F
	
	B
	F – V – V – F
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	F – V – V – V
	
	E
	V – F – F – F
CORRETA B
“Parece haver cada vez mais, nos dias de hoje, uma forte tendência a lutar contra os preconceitos, a mostra que eles não têm fundamento e que são apenas o resultado da ignorância e da intolerância. Infelizmente, porém, essa tendência não tem atingido um tipo de preconceito muito comum na sociedade brasileira: o preconceito linguístico”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: O que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2007. p.14
Segundo os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, entre as atitudes de um professor listadas a seguir, quais podem reforçar o preconceito linguístico?
I. Propiciar o conhecimento de variações diatópicas.
II. Considerar que só existe um padrão de escrita dentro da variedade culta.
III. Trabalhar na sala de aula apenas as variedades de maior prestígio social.
IV. Propiciar o conhecimento de variações diastráticas.
Agora, selecione a alternativa que apresenta as proposições corretas:
	
	A
	I e II apenas.
	
	B
	II e III apenas.
	
	C
	I, II e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
	
	E
	I e III apenas.
CORRETA E
“É importante que se entenda que a variação linguística não deve ser tratada como erro, e sim como uma forma diferente de falar com o mesmo significado. Tarallo [...] afirma que são ‘diversas maneiras de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade’ já que [conforme Lemle] podemos variar nossa maneira de falar de acordo com a situação em que nos encontramos essa forma de adequarmos a nossa fala às circunstâncias comunicativas”.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, em Sociolinguística, a frase “Diversas formas de se dizer a mesma coisa em um mesmo contexto, e com o mesmo valor de verdade” define o termo:
	
	A
	Condicionantes.
	
	B
	Sinonímias.
	
	C
	Vernáculos.
	
	D
	Categorias.
	
	E
	Variantes.
CORRETA A
“Para a sociolinguística, a língua é social e não pode ser estudada como uma estrutura
autônoma e independente do contexto, da cultura ou da história de um indivíduo ou população. Portanto, a variação da língua é algo inevitável, pois todas as manifestações verbais de uma língua sofrem alterações”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOPES, D. et al. A variação linguística no filme Cidade de Deus. <http://www2.ifrn.edu.br/ocs/index.php/congic/ix/paper/viewFile/782/51>. Acesso em 06 fev. 2017.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, Weinreich, Labov e Herzog elencam alguns procedimentos importantes para se sistematizar as variações linguísticas. A esse respeito, analise os procedimentos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso em relação a essa sistematização.
I. (  ) Observação de todas as variantes encontradas para a variável em estudo.
II. (  ) Elaboração de um corpus com as variedades linguísticas concebidas como erradas pela sociolinguística.
III. (   ) Investigação de dados da língua sobre determinada variação dispostos em um corpus.
IV. (   ) Análise de fatores condicionantes de cada variante.
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – F – F – F
CORRETA D
“[Weinreich, Labov e Herzog] sumarizam sua proposta apontando cinco princípios, referentes aos fundamentos empíricos para a teoria da mudança, configurados como problemas a serem resolvidos, os quais, fundamentados em dados empíricos, devem alicerçar qualquer pesquisa que se proponha a investigar o fenômeno da mudança linguística.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, Kássia Camilla de. A implementação do você em cartas pessoais norte-rio-grandenses do século XX. <https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/16278/1/KassiaKM_DISSERT.pdf>. Acesso em 08 fev. 2017.
Conforme os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, a teoria da mudança linguística é central para a pesquisa sociolinguística e deve atender a cinco princípios que são:
	
	A
	condicionantes, transição, encaixamento, estruturação e adaptação
	
	B
	estruturação, instabilidade, encaixamento, avaliação e implementação
	
	C
	instabilidade, transição, estruturação, avaliação e implementação.
	
	D
	condicionantes, transição, encaixamento, avaliação e implementação.
	
	E
	adaptação, transição, centralização, avaliação e encaixamento.
CORRETA A
“Sabemos que o ensino de língua materna se faz inteiramente importante para o desenvolvimento de nossos alunos, enquanto falantes, porém é preciso compreender que as aulas de língua portuguesa não se embasam somente no ensino de gramática normativa, como muitos pensam”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, F. G. A Sociolinguística e o ensino de língua portuguesa: Uma proposta baseada nos parâmetros curriculares nacionais. <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/Modalidade_1datahora_14_08_2014_15_57_48_idinscrito_1297_be322a0a2e007b860808ac3d56fbe5d5.pdf>. Acesso em 07 dez. 2016.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, tendo em vista os estudos sociolinguísticos sobre a variação, o professor de língua materna deve:
	
	A
	Possibilitar o ensino da norma socialmente privilegiada sem estigmatizar ou negar quaisquer usos que crianças tragam consigo.
	
	B
	Considerar que só existe um padrão de escrita dentro da variedade culta.
	
	C
	Priorizar o ensino metalinguístico e de análise sintática fragmentada, tendo em vista as gramáticas normativas tradicionais.
	
	D
	Impedir que a língua portuguesa sofra mudanças.
	
	E
	Fazer com que o ensino seja essencialmente normativo e se torne predominantemente prescritivo de modo que contribua para a padronização da língua.
CORRETA A
“A Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e estuda a língua em uso no seio das comunidades de fala, voltando para um tipo de investigação que correlaciona aspectos linguísticos e sociais. Esta ciência se faz presente num espaço interdisciplinar, na fronteira entre língua e sociedade, focalizando precipuamente os empregos linguísticos corretos, em especial os de caráter heterogêneo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M.C. Fundamentação teórica: Conceituação e delimitação. In: BRAGA, M. L; MOLLICA, M. C (Org.). Introdução à Sociolinguística: O tratamento da variação. p. 9-10, 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 9.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o objeto de estudo da Sociolinguística é:
	
	A
	A variação, princípio geral e universal.
	
	B
	A fala das crianças, especificamente.
	
	C
	Os estudos cognitivos efetuados com base no inatismo.
	
	D
	O estruturalismo, tendo por base a pesquisa de Saussure.
	
	E
	A dialetologia, pesquisa desenvolvida por Jakobson.
APOL
SOCIOLINGUÍSTICA
CORRETA A
Conforme Weinreich, Labov e Herzog, “a coexistência de variantes, de um ponto de vista sincrônico, pode indicar uma variação estável, uma mudança de longa duração, ou ainda um processo de mudança linguística em progresso, isto é, aquela que pode ser observada no curso de uma ou duas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SGARBI, Nara Maria Fiel de Quevedo. Variabilidade linguística e gramática funcional: Inter-relação possível ou necessária? <http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n2/inter_estudos/variabilidade.html>. Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos sincrônicos da língua se referem aos:
	
	A
	Estudos em tempo aparente.
	
	B
	Estudos não relacionados com o tempo.
	
	C
	Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
	
	D
	Estudos que priorizam as análises qualitativas das regras das gramáticas normativas.
	
	E
	Estudos da linguística histórica que priorizam a prescrição da língua escrita.
 
CORRETA A
“A Sociolinguística é uma das subáreas da Linguística e estuda a língua em uso no seio das comunidades de fala, voltando para um tipo de investigação que correlaciona aspectos linguísticos e sociais. Esta ciência se faz presente num espaço interdisciplinar, na fronteira entre língua e sociedade, focalizando precipuamente os empregos linguísticos corretos, em especial os de caráter heterogêneo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOLLICA, M.C. Fundamentação teórica: Conceituação e delimitação. In: BRAGA, M. L; MOLLICA, M. C (Org.). Introdução à Sociolinguística: O tratamento da variação. p. 9-10, 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. p. 9.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna, o objeto de estudo da Sociolinguística é:
	
	A
	A variação, princípio geral e universal.
	
	B
	A fala das crianças, especificamente.
	
	C
	Os estudos cognitivos efetuados com base no inatismo.
	
	D
	O estruturalismo, tendo por base a pesquisa de Saussure.
	
	E
	A dialetologia, pesquisa desenvolvida por Jakobson.
CORRETO B
“Além de prover a pesquisa linguística de um eficaz instrumento de análise, sobretudo para casos tidos como estritamente justificados pela sintaxe, a gramaticalização traz à tona discussões epistêmicas valiosas, especificamente sobre os limites entre sincronia e diacronia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Gramaticalização: Revisão conceitual e análise de exemplos disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/downloadSuppFile/5633/307>. Acesso em 30 nov. 16.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base
A Sociolinguística e a língua materna, analise as proposições a seguir e selecione a alternativa que apresenta a definição correta para gramaticalização:
	
	A
	A gramaticalização refere-se à prioridade dada aos estudos e ensinamentos com base na gramática tradicional.
	
	B
	A gramaticalização refere-se à transformação ocorrida em um item lexical, transformando-o em um item gramatical.
	
	C
	A gramaticalização refere-se à prioridade conferida aos estudos e ensinamentos com base na gramática histórica.
	
	D
	A gramaticalização refere-se à prioridade outorgada aos estudos e ensinamentos com base na gramática moderna.
	
	E
	A gramaticalização refere-se à prioridade atribuída aos estudos da gramática internalizada de Chomsky.
CORRETA B
As pesquisas sociolinguísticas têm buscado traçar um perfil da mudança em progresso e um perfil da variação estável por meio da combinação dos resultados das variáveis idade, sexo, classe social e nível de escolaridade, a partir da noção de prestígio”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCCHESI, Dante; ARAÚJO, Silvana. A teoria da variação linguística. <http://www.vertentes.ufba.br/a-teoria-da-variacao-linguistica>. Acesso em nov. 2014.
De acordo com os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre como as variantes são originadas, analise os elementos citados a seguir e assinale V para verdadeiro, e F para falso.
I. (  ) Pela organização interna do sistema linguístico.
II. (  ) Por regularidades da própria língua.
III. (  ) De forma aleatória.
IV. (  ) Por fatores sociais.
 Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	V – V – F – V
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	F – F – V – F
CORRETA C
Havendo variação linguística, é possível que se observe que ela não se dá aleatoriamente, senão que sistematicamente por meio de uma organização de inúmeros fatores sociais, que utiliza os padrões de comportamento linguísticos observáveis. Isso ocorre dentro de uma comunidade de fala e os formalizam analiticamente por meio de um sistema heterogêneo, constituído por unidades e regras variáveis, que está relacionada às alterações dos padrões culturais e ideológicos da comunidade de fala, que são chamados de ‘análise sincrônica e diacrônica’”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Maria Lúcia da. A Linguística e a Sociolinguística numa perspectiva brasileira. Revista Filosofia Capital, Brasília, v. 4, 8. ed. p.23-39. 2009. p. 27. <http://www.filosofiacapital.org/ojs-2.1.1/index.php/filosofiacapital/article/viewFile/82/69>. Acesso em 07 nov. 2017.
Tendo em vista os conteúdos do livro-base A Sociolinguística e a língua materna sobre as mudanças linguísticas, é correto afirmar que os estudos diacrônicos da língua se referem aos:
	
	A
	Estudos em tempo aparente.
	
	B
	Estudos não relacionados com o tempo.
	
	C
	Estudos em tempo real de curta ou longa duração.
	
	D
	Estudos em tempo aparente que priorizam as análises qualitativas de algumas mudanças linguísticas.
	
	E
	Estudos híbridos em tempo aparente, baseados em análises qualitativas e quantitativas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais