Buscar

avaliação Parcial1

Prévia do material em texto

avaliação Parcial: CEL0495_SM_201301735558 V.1 
	
	
	
	
	
	
	1a Questão (Ref.:201301996650)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Entre 1500 e 1530 Portugal não demonstrou muito interesse pelo Brasil, a Carta de Caminha não mencionava a existência de ouro ou prata. Neste período, chamado de Pré Colonial, como eram as relações econômicas entre a metrópole e a colônia?
		
	
	
	
	
	 
	o comércio realizava-se através da troca direta ou escambo;
	
	
	
	
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201301904705)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A colaboração dos indígenas com os europeus baseada na troca de produtos por serviços ficou conhecida sob o nome de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	escambo
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201301939367)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A partir de 1530, a concorrência do comércio do Índico trouxe inúmeros prejuízos aos portugueses, que também começavam a ter suas terras americanas invadidas por outras nações europeias. Era preciso efetivar a presença da Coroa lusitana no outro lado do Atlântico a fim de garantir a posse de suas terras e de conseguir tirar mais proveito da recente aquisição. A primeira medida da coroa foi a criação de:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Capitanias hereditárias
	
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201302041088)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Explique por que a Coroa portuguesa só foi se preocupar, de fato, com suas terras americanas a partir de 1530.
		
	
	
	
	
	 
	Porque a partir de 1530, a concorrência do comércio do Índico trouxe inúmeros prejuízos aos portugueses, que também começavam a ter suas terras americanas invadidas por outras nações europeias;
	
	
	
	
	
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201301939377)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Se estabelecermos uma comparação do modelo de escravidão indígena e africana no século XVI no Brasil podemos afirmar que eram:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Semelhantes
	
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201301904695)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A substituição da mão-de-obra indígena pela africana ocorreu, sobretudo, ao(s) seguinte(s) fator(res): 
I. falta de adaptação do indígena ao conceito de produção com intuito de acumulação. 
II. menor lucro advindo do tráfico negreiro em detrimento da escravização do indígena. 
III. decréscimo populacional indígena em virtude de epidemias e extermínios associados aos europeus.
		
	
	
	
	
	 
	apenas I e III estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201302711683)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	O filme Cafundó (2004) de Paulo Betti e Clóvis Bueno é baseado em fatos reais e trata sobre uma experiência de sincretismo religioso desenvolvida em Sorocaba, estado de São Paulo, durante o século XIX. Cafundó é inspirado em um personagem real saído das senzalas do século XIX. Um tropeiro, ex-escravo, deslumbrado com o mundo em transformação e desesperado para viver nele. Este choque leva-o ao fundo do poço. Derrotado, ele se abandona nos braços da inspiração, alucina-se, ilumina-se, é capaz de ver Deus. Uma visão em que se misturam a magia de suas raízes negras com a glória da civilização judaico-cristã. Sua missão é ajudar o próximo. Ele se crê capaz de curar, e acaba curando. O triunfo da loucura da fé. Sua morte, nos anos 40, transforma-o numa das lendas que formou a alma brasileira e, até hoje, nas lojas de produtos religiosos, encontramos sua imagem, O Preto Velho João de Camargo.
Sobre o sincretismo religioso, qual das afirmativas abaixo está correta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	No processo de sincretismo religioso ocorre a introdução de elementos das culturas indígena e negra na religião oficial católica. Assim proibidos de praticar sua própria religião abertamente, os escravos mesclavam sua religião com o catolicismo.
	
	
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201302041090)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	A resistência foi uma constante na vida de índios escravizados. Como exemplos de resistência indígena podemos citar:
		
	
	
	 
	Isolamento, antropofagia e fugas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201301854896)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Do ponto de vista do índio e do negro, o que representava ser ou não convertido?
		
	
	
	 
	Significava que ao converterem-se, índios e negros passavam a gozar de certa proteção por parte da Igreja, era comum a intervenção de representantes dessa Instituição em castigos tidos como cruéis ou exagerados e, no caso dos negros, pertencer a uma Irmandade religiosa significava muitas vezes obter ajuda na compra de alforrias, garantia de funeral e enterro e, auxílio a esposa e/ou filhos menores após o falecimento do escravo homem.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201302076677)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Ao longo do século XVII, em especial na região das minas, o quilombo se tornou uma das principais formas de resistência à escravidão, sendo, por isso, alvo da atenção das autoridades policiais. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor apresenta a definição de "quilombo".
		
	 
	Os quilombos eram comunidades formadas por escravos africanos que não apenas resistiam à escravidão, mas chegavam a desenvolver relações de comércio com pequenas fazendas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		1.
		Segundo Caminha os índios não tinham religião, sobre isso podemos afirmar que:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	ele estava errado, os ídios eram politeístas e suas religiões tinham alguns acpaectos xamãnicos.
	
	
		
	
		2.
		Enquanto os portugueses escutavam a missa com muito "prazer e devoção", a praia encheu-se de nativos. Eles sentavam-se lá surpresos com a complexidade do ritual que observavam ao longe. Quando D. Henrique acabou a pregação, os indígenas se ergueram e começaram a soprar conchas e buzinas, saltando e dançando (...) Náufragos Degredados e Traficantes (Eduardo Bueno) Este contato "amistoso" entre brancos e índios preservado:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	até o início da colonização quando o índio, vitimado por doenças, escravidão e extermínio, passou a ser descrito como sendo selvagem, indolente e canibal.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		3.
		O que viabilizou o início da colonização brasileira?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	a mão de obra indígena;
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		4.
		Escolha a opção que melhor descreve o convívio entre portugueses e índios ao longo de todo o Século XVI.
	
	
	
	
	
	
	 
	porque precisavam da mão de obra indígena, primeiro para retirar o Pau Brasil e depois para a plantation, os europeus primeiros estabeleceram alianças com algumas tribos e praticaram o escambo, em um segundo momento escravizaram-nas;
	
	
		
	
		5.
		Os índígenas colaboraram com os portugueses no início da colonização, trocando sua mão-de obra por artigos de pouco valor para os europeus. A explicação mais correta para essa atitude dos indígenas é:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	eles tinham uma concepção de valor diferente; o que não tinha valor para os europeus, para eles, era útil.
	
	
		
	
		6.
		Quem era responsável pela catequese?
	
	
	
	
	
	
	 
	os padres jesuítas;
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		7.
		No livro "Ilhas de História", o antropólogo norte-americano Marshall Sahllins analisou o contato entre sistemas culturais diferentes. Para o autor,
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	não é possível hierarquizar os sistemasculturais e os contatos modificam igualmente todas as culturas envolvidas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	
		8.
		A língua de que [os índios] usam, toda pela costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R, coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei, e desta maneira vivem desordenadamente (...). (GANDAVO, Pero de Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.). A partir do texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
	
	 
	A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do colonizador.

Continue navegando