Buscar

estudo de caso


Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Filosofia Antiga 
Unidade 1
O mito é representa a primeira forma de tentativa de explicar a realidade. O mito é, portanto, uma intuição compreensiva da realidade, é uma forma espontânea de o homem situar-se no mundo. As raízes do mito não se acham nas explicações exclusivamente racionais, mas na realidade vivida, portanto, pré-reflexiva, das emoções e da afetividade.
Assinale a alternativa que corresponde o objetivo dos primórdios do mito:
 
Escolha uma:
a. O mito em seus primórdios tinha como função compreender a realidade de uma forma objetiva. 
b. O mito tem a função primordial de acomodar e tranquilizar o homem em um mundo assustador. 
c. O mito tem como função primordial controlar a natureza através do poder da sabedoria e da experiência. 
d. A função do mito é proteger as pessoas da dos fenômenos naturais que possam causar prejuízo. 
e. O mito tem como função primordial definir a existência do homem dando-a um sentido para que possa viver. 
Unidade 2
Além da forma de compreensão da realidade, o mito tenta acomodar e tranquilizar o homem em um mundo assustador. Os primeiros modelos de construção do real são de natureza sobrenatural, isto é, o homem recorre aos deuses para apaziguar sua aflição. Para Mircea Eliade, filósofo romeno estudioso do mito e das religiões, o mito apresenta uma outra função importante.
Assinale a alternativa que representa a visão de mito do filósofo Mircea Eliade:
Escolha uma:
a. Segundo Mircea Eliade, o mito tem como função o aperfeiçoamento da política na sociedade. 
b. O mito, de acordo com o filósofo, tem como função, a crítica a qualquer forma de autoridade. 
c. Para o filósofo, o mito é responsável por garantir a produção material em uma sociedade.
d. O mito, segundo o filósofo, busca auxiliar os líderes de uma sociedade, acalmando a população. 
e. Para Eliade, o mito tem como função fixar os modelos exemplares de todos os ritos da sociedade. 
Unidade 3
O distanciamento do mito e o nascimento do pensamento racional não foi um processo rápido e fácil, e no seu desenvolvimento, surgiram várias barreiras e dificuldades. O processo foi gradativo e nos poemas de Homero aparecem alguns elementos únicos que se diferencia dos demais poemas da época.
Assinale a alternativa que represente esses elementos existentes nos poemas de Homero:
Escolha uma:
a. O poema de Homero apresenta as seguintes qualidades: elementos de harmonia, elementos irracionais, e crítica à economia da época. 
b. Os elementos existentes nos poemas de Homero são: de harmonia, de relações de causa e efeito, e de justiça e ordem em seus poemas. 
c. O poema de Homero apresenta os seguintes elementos diferenciais: de harmonia, de justiça e ordem e apologia à política aristocrática. 
d. A ideia de indivíduo, a ideia de justiça e ordem refletindo a essência do cosmo, e o incentivo a política democrática são os elementos nos poemas de Homero. 
e. O poema de Homero apresenta os seguintes elementos: de harmonia, de elementos irracionais, e de apologia à política aristocrática. 
Unidade 4
o surgimento da filosofia foi o resultado de um processo muito lento, preparado pelo passado mítico, cujas características não desaparecem em virtude da nova abordagem filosófica do mundo. Assim, o aparecimento na Grécia não foi o resultado de um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminação de um processo que se fez através dos tempos e tem sua dívida com o passado mítico.
Assinale a alternativa que corresponde à importância da cidadania para o desenvolvimento da filosofia:
Escolha uma:
a. A cidadania colaborou com o desenvolvimento do mito que resultaria no pensamento filosófico, pois ambos contem a mesma essência. 
b. A cidadania colaborou com a filosofia a partir do momento que ela reprimiu opiniões diferentes, predominando o saber filosófico. 
c. A cidadania colaborou com a expansão política grega em várias cidades, coletando conhecimentos diferentes para a formação da filosofia. 
d. A cidadania ajudou a desenvolver o dialogo entre as pessoas na pólis, bem como a tolerância e o respeito pela opinião diferente. 
e. O desenvolvimento da economia por meio da ampliação da cidadania, colaborou com o financiamento de escritos filosóficos e críticos. 
Unidade 5
Entre os antigos gregos predominava, inicialmente, a consciência mítica, cuja maior expressão se encontra nos poemas de Homero e Hesíodo, conforme já vimos no capítulo anterior. Quando se dá a passagem da consciência mítica para a racional, aparecem os primeiros sábios, sophos, como se diz em grego. Sócrates foi um dos filósofos que mais representou a atitude filosófica, tanto pelo seu conhecimento, como pelo seu agir.
Assinale a alternativa que represente duas características da atitude filosófica de Sócrates:
 
Escolha uma:
a. Sócrates ficava em seu gabinete filosofando o dia inteiro, afirmando que sabia de todas as coisas. 
b. A atitude de Sócrates se fundamenta na afirmação que nada sabe e na análise materialista da realidade. 
c. A atitude filosófica de Sócrates era guiada pela afirmação que nada sabe, e pelo contato com as pessoas. 
d. A atitude filosófica de Sócrates está fundamentada no materialismo e na busca do conhecimento científico. 
e. A busca de um conhecimento abstrato e a sistematização do conhecimento, resume a atitude de Sócrates. 
Unidade 6
Os primeiros filósofos viveram por volta do século VI a.C. e, mais tarde, foram classificados como pré-socráticos. Os escritos dos filósofos pré-socráticos desapareceram com o tempo, e só nos restam alguns fragmentos ou referências feitas por filósofos posteriores. Sabemos que geralmente escreviam em prosa, abandonando a forma poética característica das epopeias, dos relatos míticos. O primeiro pensador que a tradição a desenvolver ideias dentro da estrutura cosmológica, foi o filósofo Tales de Mileto (623 – 556 a.C.). O filósofo foi o primeiro a afirmar que a existência de princípios unitários que resultou na criação da realidade.
Assinale a alternativa que corresponde ao princípio unitário de Tales e a justificativa para a sua existência:
Escolha uma:
a. O filósofo Tales afirma que a realidade vem do ar, pois nada existe sem a existência do ar e o vento. 
b. O princípio unitário para Tales é a água, porque dela todas as coisas nascem e mantém, e é o fim último de tudo. 
c. O metal é o elemento eleito por Tales como princípio unitário, pois somente um elemento forte pode gerar a realidade. 
d. O princípio unitário de Tales é o fogo, pois o fogo destrói e cria as coisas necessárias para a realidade. 
e. A terra é o princípio unitário defendido por Tales, porque ela representa a deusa Gaia geradora de todos os seres. 
Unidade 7
A lógica é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento do senso crítico e do pensar filosófico. Duas grandes tendências adotaram posições opostas a esse respeito, na época do surgimento da Filosofia: a do filósofo Heráclito de Éfeso e a do filósofo Parmênides de Eléia.
Assinale a alternativa que corresponda à lógica de Parmênides:
Escolha uma:
a. A visão dicotômica de bem e mal são os princípios lógicos que Parmênides utiliza para compreender a realidade. 
b. O Ser e o Além-Ser são os princípios lógicos que Parmênides usa para explicar a realidade. 
c. O princípio lógico de Parmênides é que todas as coisas estão em um constante devir. 
d. A dialética é o princípio lógico que Parmênides usa para explicar a realidade sensível e ideal. 
e. O Ser e o Não-Ser são princípios lógicos que Parmênides usa para explicar a realidade. 
Unidade 8
A filosofia propriamente dita tem condições de surgir no momento em que o pensar é posto em causa, tornando-se objeto de reflexão. Mas não qualquer reflexão. O homem comum, no cotidiano da vida, é levado a momentos de parada, a fim de retomar o significado de seus atos e pensamentos e, nessa hora, é solicitado a refletir. Entretanto, ainda não é filosofia rigorosa o que ele faz.
Assinale a alternativa que corresponde ao aspecto “rigoroso” da filosofia:
 
Escolha
uma:
a. A filosofia é rigorosa, pois o homem busca entender os seus problemas de uma forma mais complicada do que o normal. 
b. A filosofia é rigorosa porque o filósofo deve dispor de um método claramente explicitado, a fim de proceder com rigor. 
c. O aspecto rigoroso é quando o indivíduo não consegue refletir por causa do grau de complexidade do problema. 
d. A filosofia é considerada rigorosa por causa da tendência que os homens tem de complicar as coisas simples e fáceis. 
e. A rigorosidade da filosofia tem como objetivo desviar o foco das atenções do problema, pois somente consegue resolve-lo. 
Unidade 9
Na cosmologia, as explicações rompem com a religiosidade: a arché (principio) não se encontra mais na ordem do tempo mítico, mas significa princípio teórico, enquanto fundamento de todas as coisas. Daí a diversidade de escolas filosóficas, dando origem a fundamentações conceituais (portanto, abstratas) muito diferentes entre si. Heráclito e Parmênides representam os conflitos de visões filósoficas existentes neste período.
Assinale a alternativa que represente a divergência de opiniões desses dois filósofos:
Escolha uma:
a. A diferença entre os filósofos é que, para Heráclito, o mundo está em constante mudança, e para Parmênides, a mudança é ilusória, pois o ser é imutável. 
b. A diferença está em que, para Heráclito, o fator originário da realidade é a razão, e para Parmênides é a emoção, por isso as duas visões entraram em conflito. 
c. A divergência se encontra na afirmação de Heráclito que o mundo é originado do ar, enquanto Parmênides acredita que é o fogo o fator dominante. 
d. A divergência filosófica entre os dois pensadores é que, para Heráclito, a filosofia é pura especulação, e para Parmênides, ela é pura prática e ação. 
e. A diferença de pensamento entre esses dois filósofos é que, para Heráclito as coisas não mudam, enquanto Parmênides acredita na constante mudança. 
Unidade 10
Partindo de colocações do eleatismo — particularmente de que a afirmação do movimento pressupõe o não-ser —, Leucipo e Demócrito teriam concluído que exatamente porque o movimento existe (como mostram os sentidos), o não-ser (corpóreo) existe. Afirma-se, assim, pela primeira vez, a existência do vazio.
Assinale a alternativa que corresponda o princípio que guia a ética atomista:
Escolha uma:
a. O princípio do meio termo. 
b. O princípio do prazer. 
c. O princípio da salvação. 
d. O princípio da dor. 
e. O princípio da resignação. 
Unidade 11
Os pitagóricos adotaram uma representação figurada dos números, que permitia explicitar sua lei de composição. Os primeiros números, representados dessa forma, bastavam para justificar o que há de essencial no universo: o um é o ponto (.), mínimo do corpo, unidade de extensão; os dois determina a linha (._.); o três gera a superfície ./; enquanto o quatro produz o volume. Essa visão sobre os números, colaborou futuramente para a ciência moderna e a ideia de controle dos fenômenos naturais.
Assinale a alternativa que represente a essência dos números para Pitágoras:
Escolha uma:
a. Os números, segundo o filósofo, são entidades sobrenaturais dadas pelos deuses aos seres humanos. 
b. Os números, de acordo com o filósofo, na verdade não existem, eles são invenções desnecessárias dos homens. 
c. Os números são elementos criados pelos seres humanos para poderem controlar e dominar as coisas. 
d. Para Pitágoras, os números são ferramentas que representam grandezas na realidade sensível. 
e. Os números são almas das coisas, são entidades corpóreas constituídas pelas unidades contíguas. 
Unidade 12
Sócrates ficou conhecido pelos seus diálogos com a população ateniense. Costumava conversar com todos, fossem velhos ou moços, nobres ou escravos, preocupado com o método do conhecimento. Sócrates parte do pressuposto "só sei que nada sei", que consiste justamente na sabedoria de reconhecer a própria ignorância, ponto de partida para a procura do saber. Esse questionamento tinha como função, encontrar a essência do Homem.
Assinale a alternativa que corresponda à essência do homem de acordo com Sócrates:
Escolha uma:
a. A essência do homem, de acordo com Sócrates, é os seus instintivos inatos dados pela natureza. 
b. A sociabilidade é a essência do homem segundo Sócrates, pois todos os homens precisam de outros homens para viver. 
c. A política é a característica que define a essência humana, pois todos os homens são políticos por natureza. 
d. A economia representa a essência do homem, porque o homem é um ser que se relaciona economicamente com o próximo. 
e. A alma representa a essência do homem segundo a filosofia de Sócrates, sendo ela imortal. 
Unidade 13
Platão viveu em Atenas, onde fundou uma escola denominada Academia. Para melhor sintetizar as ideias de Platão, recorremos ao livro VII de A República, onde seu pensamento é ilustrado pelo famoso "mito da caverna". A filosofia de Platão é dividida entre o mundo sensível, dos fenômenos, e o mundo inteligível, das ideias. Sendo as ideias a única verdade, o mundo dos fenômenos só existe na medida em que participa do mundo das ideias, do qual é apenas sombra ou cópia.
Assinale a alternativa que corresponda o meio de alcançar o verdadeiro conhecimento segundo Platão:
Escolha uma:
a. O conhecimento verdadeiro é acessado pela teoria da reminiscência, onde o indivíduo lembra-se das verdadeiras formas. 
b. O conhecimento legítimo é atingido por meio de uma educação forte nas escolas públicas e de incentivos a pesquisa. 
c. O verdadeiro conhecimento é atingido, a partir do momento que o indivíduo exerce uma atitude política séria. 
d. Para Platão, o conhecimento legítimo é conseguido por meio das experiências sensoriais e das investigações científica. 
e. O conhecimento certo, segundo Platão, é formado pelo entendimento da dialética materialista que forma a realidade. 
Unidade 14
Aristóteles foi discípulo de Platão e estudou profundamente a teoria do conhecimento de seu mestre. Por isso, Aristóteles teceu uma crítica aos pressupostos formulados por Platão sobre o que é conhecimento. Para compreender a realidade, Aristóteles formulou as quatro causas que representa a compreensão do movimento existente no mundo sensível.
Assinale a alternativa que represente as quatro causas estabelecidas por Aristóteles:
Escolha uma:
a. as quatro causas são: a formal, a eficiente, a idealista e a dialética. 
b. as quatro causas são: a material, a formal, a eficiente e a final. 
c. as quatro causas são: a causa material, a formal, a idealista e a final. 
d. a causa final, a eficiente, a lógica, e a dialética formam as quatro causas. 
e. a causa eficiente, a material, a formal e a dialética formam as quatro causas. 
Unidade 15
A metafísica ou a filosofia primeira, estabelecida por Aristóteles, não é primeira na ordem no conhecer, já que partimos do conhecimento sensível, mas a que busca as causas mais universais (e, portanto, as mais distantes dos sentidos) e que são as mais fundamentais na ordem real. Trata-se da parte nuclear da filosofia, onde se estuda “o ser enquanto ser isto é, o ser independentemente de suas determinações particulares”.
Assinale a alternativa que corresponde à explicação do movimento da realidade dada por Aristóteles:
Escolha uma:
a. O movimento, segundo o filósofo, é justificado pelos átomos que se locomovem na realidade. 
b. O movimento, segundo Aristóteles, é a mudança de lugar que uma coisa realiza em um plano. 
c. Para Aristóteles, o movimento acontece por causa do querer de um ser superior que permite. 
d. O movimento, segundo Aristóteles, é gerado por leis físicas existentes na natureza. 
e. Para Aristóteles, o movimento é a passagem da potência para o ato na realidade. 
Unidade 16
O período helenístico começou com a expansão do império macedônico de Alexandre Magno. . Além da política, Alexandre causou uma grande revolução no mundo antigo, mudando completamente o espírito da cultura grega clássica. A mudança mais significativa ocasionada
pelo império macedônico foi à ruína da importância e do espírito social da pólis grega.
Assinale a alternativa que corresponde à mudança ocasionada na produção filosófica da época:
Escolha uma:
a. O período helenístico provocou uma mudança na forma de registrar e conceber ideias na antiguidade. 
b. A subjetividade e a análise do indivíduo ganhou importância na produção filosófica helenística. 
c. A análise voltada para a objetividade e para os sistemas filosóficos ganhou importância na filosofia helenística. 
d. A filosofia passou a se interessar em assuntos metafísicos e ontológicos por causa da influência de Alexandre. 
e. A crítica a razão e ao modo de conhecer antigo, foi a principal mudança ocorrida no período helenístico. 
Unidade 17
A escola cínica foi uma importante escola do pensamento helenístico criada na época. A principal atitude dos cínicos foi questionar o estilo de vida de um cidadão grego, principalmente no quesito de consumo e luxo o qual os gregos adoravam ostentar entre eles e com os estrangeiros. O seu principal representante foi o filósofo Diógenes que ensinou e viveu a filosofia cínica.
Assinale a alternativa que corresponde à ideia de felicidade para Diógenes:
Escolha uma:
a. A felicidade, segundo Diógenes, está nas relações sociais que o indivíduo constrói durante a sua existência. 
b. A felicidade, segundo Diógenes, está na vida especulativa do homem, no filosofar nos entes metafísicos. 
c. A felicidade para Diógenes é agir de acordo com artifício, consumismo tudo que a polis pode produzir. 
d. O indivíduo só atinge a felicidade, a partir do momento que ele se aproxima do natural, distanciando-se do artificial. 
e. O indivíduo encontra a sua felicidade na participação dos assuntos políticos, pois sua essência é política. 
Unidade 18
Epicuro quis inovar em relação aos estabelecimentos de ensino, por isso escolheu um jardim para ministrar as suas aulas. Com o espírito helenístico conduzindo as suas ações, Epicuro teve a intenção de se desligar do modelo grego antigo de instituição de ensino e da metodologia usada, a inovação abrangeu todas as áreas do ensino, desde os conteúdos a serem ensinados, até a forma de ensinar.
Assinale a alternativa que corresponde ao objetivo do jardim e Epicuro em Atenas:
Escolha uma:
a. A filosofia ministrada no jardim de Epicuro, procurava ensinar a ciência experimental recém-descoberta na época. 
b. A filosofia de Epicuro ensinada no jardim tinha como objetivo, consolar os corações dos atenienses desiludidos com a política. 
c. O jardim de Epicuro tinha como objetivo, ensinar a doutrina cética e eclética sobre a verdade e conhecimento. 
d. O jardim de Epicuro tinha como objetivo, ensinar a doutrina da imperturbabilidade da alma e a serenidade. 
e. O jardim foi criado para promover a política macedônica e apoiar o expansionismo de Alexandre Magno. 
Unidade 19
O estoicismo contestava e criticava a filosofia metafísica que era hegemônica no período clássico grego. A filosofia deve servir para a vida e aperfeiçoar as práticas cotidianas do indivíduo, e não ficar especulando sobre entes transcendentes que não agrega nada na vida prática da pessoa.
Assinale a alternativa que represente a concepção de universo para os estoicos:
Escolha uma:
a. O universo é formado por múltiplos átomos que colidem no vácuo. 
b. O universo é guiado por dois princípios: um passivo – matéria e ativo – forma. 
c. A concepção de universo para os estoicos, é cristã, pois Deus criou tudo. 
d. O universo, segundo os estoicos, sempre existiu por isso não tem começo e fim. 
e. Os estoicos acreditam no caos e que os deuses harmonizaram o mundo. 
Unidade 20
Diferente dos pensadores do período helenístico, Pirro não fundou uma escola, ele ensinava nas casas dos discípulos ou na sua própria casa, tinha também a opção de ensinar em lugares públicos. O foco nos problemas existenciais se assemelha com o objetivo das escolas fundadas por Epicuro e Zenão, onde busca formular um modelo de vida que conduzirá a uma vida feliz e harmônica.
Assinale a alternativa que corresponde aos três pilares do ceticismo:
Escolha uma:
a. A simpatia, a especulação e a metafísica caracterizam os pilares do ceticismo. 
b. Os três pilares são: o materialismo histórico, a apatia e a suspensão do juízo. 
c. O apelo à política, a indiferença e a simpatia caracterizam os pilares do ceticismo. 
d. Os três pilares são: a indiferença, a suspensão do juízo e a permanência na apatia. 
e. Os pilares do ceticismo são: a confiança, a especulação e a suspensão do juízo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando