Buscar

Simulado de literatura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Metodologia do Ensino de Literatura Infantojuvenil 
Questão 1/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O texto literário mais do que suas estruturas discursivas, ele extrapola esse universo concreto para adentrar-se nas construções do imaginário de cada leitor, realizado no poético que é da ordem do ontológico. Portanto, o elo que estabelece com a realidade é a possibilidade de sentido que a escritura proporciona”.
Considerando o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre os elementos que compõem a linguagem literária e as relações que se estabelecem entre arte e realidade, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A linguagem literária é constituída obrigatoriamente pela norma culta padrão, uma vez que privilegia a correção linguística e um vocabulário pouco usual como forma de se destacar da linguagem cotidiana. A relação que estabelece com o real é de distanciamento, já que a ficção é algo criado e não verdadeiro.
	
	B
	A linguagem literária se compõe das relações que articula com o inconsciente do leitor, com a reprodução do real e com a palavra em estado de arte. É por meio desses elementos que a literatura proporciona ao leitor o entendimento da realidade de forma prazerosa, em função da descoberta de recursos linguísticos inovadores.
	
	C
	A linguagem literária se caracteriza pela utilização das rimas, uma vez que é somente por meio delas que o leitor consegue identificar a diferença entre um texto literário e um texto comum. Esse recurso é utilizado pelos escritores para, ao abordarem a realidade, torná-la mais agradável aos olhos do leitor.
	
	D
	A linguagem literária se constitui da relação que estabelece com o consciente do leitor, estimulando-o a uma percepção racional da realidade por meio de um texto objetivo, claro e bem escrito.
	
	E
	A linguagem literária se caracteriza pela aproximação com a linguagem comum e cotidiana, pois os escritores contemporâneos, em função do pouco número de leitores, buscaram com esse recurso conquistar um novo público, abordando a realidade de forma mais objetiva e clara.
Questão 2/2
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conceito de leitura do passado (e sabemos que não é tão passado assim!) tinha como princípio a organização da subjetividade do leitor em formação. Essa ideia comungava com uma visão reducionista de um ensino que acreditava no processo de aprendizagem como uma sequência de repetições”.
Levando em consideração a leitura do texto dado como reflexão e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil no que diz respeito ao encaminhamento de práticas de leitura para crianças ainda iletradas, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (V) O professor mediador deve ler e contar em voz alta textos da tradição literária e textos contemporâneos.
II. (F) Os livros apenas de imagens são um ótimo exercício para o treinamento do olhar e da imaginação, trabalho esse que prepara para a leitura a ser realizada futuramente. Nessa fase, os livros com texto devem ser evitados para que não frustrem a criança iletrada e possam traumatizá-la em relação ao seu processo de alfabetização.
III. (V) A diversificação de atividades e de gêneros literários e temas é de suma importância para a formação do leitor criança, mesmo antes de sua alfabetização. Para essa fase do leitor, as narrativas curtas são mais propícias, bem como os poemas, as fábulas e as parlendas.
IV. (F) Por se tratarem ainda de crianças não alfabetizadas, a leitura silenciosa deve ser evitada, pois essa atividade pode causar desinteresse e levar a criança a, posteriormente, relacionar a atividade de leitura a algo cansativo e entediante.
Agora, marque a sequência correta: 1 – B 2 - A
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	V – V – V – F 
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – F – V – V
Questão 1/2
Leia a passagem de texto a seguir:
“A leitura simples é apenas a forma mais determinada de leitura, porque esconde sob a aparência de simplicidade todas as implicações contidas no ato de ler e de ser letrado. É justamente para ir além da simples leitura que o letramento literário é fundamental no processo educativo, [...] sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência o mundo feito de linguagem”. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, assinale a afirmativa que explicita de forma correta a concepção da literatura como um fenômeno de linguagem.
	
	A
	A literatura como fenômeno de linguagem se concretiza na palavra escrita. Como texto artístico, é resultado única e exclusivamente da imaginação do autor, não se vinculando à realidade, já que sua matéria prima é a ficção.
	
	B
	A literatura agrega o imaginário e a ficcionalização como elementos que constituem a sua identidade, transformando a realidade em linguagem. O processo de leitura desencadeia a reinserção do texto na realidade, uma vez que o leitor se utiliza de um repertório de suas experiências vividas nessa realidade de outras tantas formas de expressão para converter a linguagem escrita da literatura em sentido.
	
	C
	A literatura como fenômeno de linguagem pauta-se na utilização da norma culta padrão, pois a principal função da literatura é ensinar a língua gramaticalmente correta ao leitor.
	
	D
	A literatura se constitui como fenômeno de linguagem de forma mais evidente no gênero poético, uma vez que é nesse tipo de texto que é feito um trabalho linguístico mais elaborado e esteticamente mais aprazível.
	
	E
	A literatura se apresenta como um fenômeno de linguagem em função de transformar aquilo que não existe e que não tem nenhum vínculo com a realidade, a ficção, em algo concreto construído via linguagem. A ficção, enquanto fruto da imaginação, não é acessível até se tornar linguagem.
Questão 2/2
Considere o fragmento de texto a seguir:
“Também aconteceu nas formas da arte, no âmbito daquela ‘tradição’ que parece imutada mas que na realidade nada mais fez que estabelecer continuamente novas regras e novos dogmas com base em constantes revoluções. Todo grande artista, dentro de um sistema dado, violou continuamente suas regras, instaurando novas possibilidades formais e novas exigências da sensibilidade”.
A partir da leitura do texto dado como reflexão e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o que consiste a liberdade formal no processo de criação da obra literária, assinale a afirmativa correta:
	
	A
	A liberdade formal na literatura concentra-se na criação ficcional, pois é fruto da imaginação do autor e não tem qualquer obrigação de se aproximar com a realidade.
	
	B
	A criação literária, enquanto produção artística, não reconhece a figura do leitor e, por esse motivo, não há uma preocupação de o escritor dialogar com o leitor, o que lhe dá muito mais liberdade para escrever sobre o que quiser.
	
	C
	A liberdade formal na arte literária consiste no fato de não haver um modelo único de expressão. Embora o percurso histórico da literatura seja marcado por escolas literárias que estabeleceram determinadas convenções, os escritores sempre puderam burlar essas regras e reinventar a forma de se expressarem artisticamente.
	
	D
	A liberdade formal na literatura consiste em escrever palavras soltas ou textos fragmentados que necessariamente não precisam fazer sentido para o leitor.
	
	E
	A liberdade formal é uma possibilidade que sempre foi exercitada ao longo da história da literatura.
Questão 1/2
Considere o excerto de texto a seguir:
“Então, a tarefa de formar leitores fica mais difícil ainda, pois agora temos que, quase unicamente, desempenhar tal coisa no espaço escolar. E como fazer o caminho corretamente se a escola é, ainda, o maior
representante institucional da repetição, da mesmice semiótica, de valores estanques e padrões de comportamento anacrônico, em que a diferença ameaça os moldes estabelecidos peal ordem da razão e da ciência?”.
Levando em consideração a leitura do texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre as propostas de Philippe Perrenoud para a renovação de práticas pedagógicas em sala de aula consideradas tradicionais, analise as propostas do referido autor a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e Fpara as afirmativas falsas:
I. (V ) Tarefas diferenciadas, não simultâneas.
II. (F ) A fragmentação de tarefas.
III. (F ) A alternância rápida de tarefas.
IV. (V ) Tarefas assumidas coletivamente.
V. (F ) A relativa facilidade das tarefas.
VI. (V ) Tarefas de longa duração.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F– V – V
	
	B
	F – F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – F – V – F – V
	
	D
	F – V – F – F – F – V
	
	E
	V – V – V – V – F – F
Questão 2/2
Atente para a seguinte afirmação:
“Importa perguntar qual o papel da escola na formação do leitor. Não o leitor obediente que preenche devidamente fichas de livros ou reproduz com propriedade enunciados textuais. Mas o leitor que, instigado pelo texto, produz sentidos, dialoga com o texto que lê, seus intertextos e seu contexto, ativando sua biblioteca interna, jamais em repouso”.
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil, para a implantação de uma atividade pedagógica renovada que objetiva ampliar os espaços de manifestação dos alunos, exige um professor com uma nova postura que consiste em:
	
	A
	Planejar de forma criteriosa o trabalho em sala de aula para que não haja equívocos que o obriguem a questionar e reorganizar as atividades propostas.
	
	B
	Propor atividades niveladas que evitem que os alunos com dificuldade não as consigam realizar, evitando assim a frustração e o sentimento de impotência.
	
	C
	Adotar propostas de atividades que, mesmo sendo mais tradicionais, têm seus resultados conhecidos e, por esse motivo, evitam equívocos e fracassos dos alunos envolvidos.
	
	D
	Estar disposto a implantar atividades renovadas, mesmo correndo os riscos dos maus resultados.
	
	E
	Propor atividades renovadas que, em se tratando de promover a liberdade de pensamento dos alunos, dispensa todo e qualquer planejamento, devendo ser executada conforme a necessidade momentânea em sala de aula.
	
	
Questão 1/2
Leia a passagem de texto a seguir:
“Como procede a literatura? Ela sintetiza, por meio dos recursos da ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com o que o leitor vive cotidianamente. Assim, por mais exacerbada que seja a fantasia do escritor ou mais distanciadas e diferentes as circunstâncias de espaço e tempo dentro das quais uma obra foi concebida, o sintoma de sua sobrevivência é o fato de que ela continua a se comunicar com seu destinatário atual, porque ainda fala de seu mundo, com suas dificuldades e soluções, ajudando-o, pois, a conhecê-lo melhor”. 
A partir da leitura do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o trabalho pedagógico com a literatura infantil em sala de aula e os objetivos preconizados nessa tarefa, analise as seguintes afirmações:
I. É preciso aprender a reconhecer e compreender os diferentes gêneros literários.
II. É necessário desenvolver capacidades sociais e formas de conduta a partir do exercício das vivências por meio das personagens que representam pessoas e acontecimentos próximos da realidade.
III. É preciso aprofundar os conhecimentos acerca da norma culta padrão da língua portuguesa, uma das principais funções do trabalho com a literatura na escola.
IV. É importante refletir sobre aspectos gerais da vida, compreendendo a vida em sociedade e valorizando as existências.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV apenas.
	
	B
	II, III e IV apenas.
	
	C
	III e IV apenas.
	
	D
	I e III apenas.
	
	E
	I, II e III apenas.
Questão 2/2
Considere o trecho de texto a seguir:
“A escola é, hoje, o espaço privilegiado, em que deverão ser lançadas as bases para a formação do indivíduo. E, nesse espaço, privilegiamos os estudos literários, pois, de maneira mais abrangente do que quaisquer outros, eles estimulam o exercício da mente”.
A partir do texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil em relação ao papel da escola no ensino da literatura, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (V ) Cabe à escola promover o desenvolvimento do leitor por meio do acesso à variados temas de leitura.
II. (F ) A escola deverá ser a responsável em supervisionar as leituras de obras literárias feitas pelos alunos, corrigindo os desvios de interpretação que não correspondam ao gabarito de leitura produzido pelo professor responsável. 
III. (V ) É papel da escola proporcionar ao leitor o contato com diferentes formatos da escrita literária.
IV. (V ) A escola deverá promover, a partir da leitura do texto literário, o compartilhamento e a discussão de ideias que promovam o desenvolvimento de uma argumentação sólida e coerente.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	F – F – V – V
	
	B
	V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 1/2
Leia a passagem de texto a seguir:
“A escrita literária pode ser entendida como prática dotada de um certo índice de especificidade técnica, empreendida por um sujeito que a leva a cabo num contexto cultural a que dificilmente é indiferente e assumindo uma atitude diversa da de outros sujeitos quando enunciam outras linguagens”.
Considerando o texto dado e dos conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre a natureza da literatura infantil, é correto afirmar que:
I. Os textos literários desencadeiam a emoção e a razão simultaneamente no processo de leitura.
II. É da natureza do texto literário fugir ao padrão característico dos textos em circulação e que não tenham apenas o objetivo informativo, o que geralmente causa surpresa no leitor em relação à sua organização.
III. A leitura literária não necessita qualquer habilidade específica e pode ser realizada da mesma forma como se lê um texto jornalístico ou científico.
IV. O processo de produção de conhecimento característico da literatura situa-se sobre o fato do repertório do leitor ser constantemente desestabilizado em função da pluralidade e ambiguidade dos textos literários.
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	I e III apenas.
	
	C
	I, II e III apenas.
	
	D
	II e IV apenas.
	
	E
	III e IV apenas.
Questão 2/2
Considere o extrato de texto a seguir:
“Na escola, a leitura literária tem a função de nos ajudar a ler melhor, não apenas porque possibilita a criação do hábito de leitura ou porque seja prazerosa, mas sim, e sobretudo, porque nos fornece, como nenhum outro tipo de leitura faz, os instrumentos necessários para conhecer e articular com proficiência a mundo feito linguagem”.
Levando-se em consideração o texto dado e os conteúdos abordados no livro-base Metodologia do ensino da literatura infantil sobre o papel do professor enquanto mediador das práticas de leitura junto aos seus alunos, pode-se afirmar que:
	
	A
	É papel do professor estipular de forma rígida as obras a serem lidas, uma vez que a falta de maturidade do leitor infantil possibilita que ele escolha textos que não sejam adequados para a sua idade.
	
	B
	Respeitando a missão pedagógica característica da literatura infantil, é papel do professor salientar os valores morais a serem apreendidos pelo leitor, impedindo,
assim, que o leitor infantil faça leituras impertinentes.
	
	C
	No trabalho com a leitura em sala de aula, o professor deve disponibilizar obras literárias de diferentes gêneros, independente de faixa etária, deixando os alunos livres para escolherem o que quiserem, não devendo fazer qualquer intervenção sobre a leitura feita pelo aluno.
	
	D
	O professor deve conduzir os trabalhos em sala de aula com a literatura se colocando, em primeiro lugar, como exemplo de leitor para os seus alunos, vivenciando junto a eles o prazer que a leitura literária desencadeia. Cabe também ao professor demonstrar as variadas interpretações que o texto literário suporta em função das múltiplas visões que o texto literário sugere.
	
	E
	O trabalho com a literatura infantil em sala de aula deve estar sempre vinculado aos demais conteúdos escolares, não permitindo, assim, que a literatura sirva apenas como entretenimento no contexto escolar.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais