Buscar

avdiatica

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201304172938)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	A Pedagogia Crítica surge nos fins da década de 1950, em contraposição à escola que reproduz o sistema e as desigualdades sociais. Propõe uma educação como instrumento de libertação do homem e transformação da realidade/sociedade. A partir do exposto, como se dá a avaliação escolar na perspectiva crítica da educação?
		
	
	
Gabarito: A avaliação é dialógica, mediadora, mais voltada para a reflexão dos processos pedagógicos do que para o desempenho dos alunos; é mais formativa e menos somativa e classificatória.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201304152008)
	Pontos: 1,5  / 1,5
	"As cadeiras de braço estão organizadas em fila, em frente ao quadro branco. As janelas possuem cortinas, para que o cenário exterior não atrapalhe a concentração das crianças. As paredes são bem limpas e brancas e em uma delas está o grande mural: apenas os melhores desenhos e os trabalhos mais bem-feitos são expostos semanalmente. Também tem lugar no mural a pontuação dos alunos, que recebem prêmios a cada final de bimestre. Abaixo do quadro branco um tablado é utilizado pela professora para que ela possa ser vista e consiga ver a todos os alunos ao mesmo tempo. Os aparelhos de TV e DVD são novos e estão ao lado do quadro branco: 'só exibo vídeos educativos que reforçam a matéria ensinada, porque, se não, eles se distraem dos conteúdos e não se dão bem nas provas", explica a professora. A partir do exposto, mencione qual a corrente pedagógica que respalda a ação docente e justifique:
		
	
Resposta: No meu ponto de vista entendimento estudado,seria escola tradicionalobservamos a hierarquia quando o tablado é mencionado e o professor como fonte única do saber algo bancário e conteudista,não interaciona com outras matérias,na escola nova,as janelas estariam abertas,para que o ambiente externo servisse de pano de fundo para muitas das atividades lúdicas e citações de exemplos,como (que cor é a flor lá fora naquela árvore?o que ela faz por nós...),os melhores e os "piores" desenhos estariam expostosjntamente,os videos deveriam ser complemento não só daquela matéria,mas de todo um conjunto,fazer a criança pensar e não mecanizar as respostas,por isso que elas"não se dão bem na prova".Ela tem uma visão contextualizada.
	
Gabarito: A professora respalda sua ação na pedagogia tradicional, uma vez que o espaço físico é organizado hierarquicamente, os alunos sentados isoladamente, não sendo incentivada a interação, tendo em vista a distribuição das carteiras; a valorização predominantemente dos conteúdos escolares previamente determinados, além da professora estimular a competição entre os alunos, classificando-os e enfatizando o desempenho nas prova, o resultado em detrimento do processo.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201304352018)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O autor da didática Magna é:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Comenius
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201304134742)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A palavra Didática provém do grego didaktike, século XVII, para inaugurar um campo de estudos na Educação, deixando de ser intuitiva da prática vigente para tornar-se um campo de reflexão de filósofos e pensadores que participam da história das ideias pedagógicas. Assim, podemos concluir que o conceito de Didática mudou com a influência das diferentes tendências pedagógicas. Seguindo preceitos da tendência contemporânea, a Didática pode ser identificada como
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	foco na multifuncionalidade do processo ensino-aprendizagem nas dimensões técnica, humana e política.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201304135094)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Falar da realidade como algo parado, estático, compartimentado e bem-comportado, segundo Paulo Freire, no contexto de sala de aula, refere-se trabalhar o conteúdo de forma:
		
	
	
	
	
	 
	hierarquizada.
	
	
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201304352427)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	(TJPE, 2009). Em seu livro Educação e Mudança, FREIRE (1979) afirma que "O homem pode refletir sobre si mesmo e colocar-se num determinado momento, numa certa realidade: é um ser na busca constante de ser mais e, como pode fazer esta autorreflexão, pode descobrir-se como um ser inacabado, que está em constante busca". Neste sentido, FREIRE (op. cit.) afirma que esta é a raiz da educação. Em relação aos saberes indispensáveis à prática docente, FREIRE (1996) afirma que "não há docência sem discência". Neste sentido, assinale a única alternativa que NÃO condiz com os preceitos do autor:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Ensinar exige transferência de conhecimento.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201304127273)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Paulo Freire, representante da pedagogia libertadora, faz uma crítica à pedagogia tradicional, atribuindo a esta prática o conceito de educação bancária e conteudista, uma vez que o professor deposita na mente do aluno uma massa de conhecimentos, visando o desenvolvimento moral e intelectual do mesmo. A perspectiva progressista libertadora da educação, por sua vez, tem como expectativa que os alunos:
		
	 
	critiquem a realidade social posta
	
	 8a Questão (Ref.: 201304135024)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque F (falso) e V (verdadeiro) e depois assinale a sequência correta:
O aluno Renato reclamou com a professora Mariana do preconceito racial e de atitudes discriminatórias praticadas por alguns de seus colegas. Ela resolveu, então, incluir em seu plano de ensino atividades que pudessem romper com as manifestações de racismo, preconceito e discriminação entre seus alunos e estabeleceu como objetivos, levar os alunos a:
( )refletir sobre as atitudes discriminatórias praticadas pelos outros e por si mesmo;
( )conhecer o negro como sujeito histórico com desejos e vontades rompendo com a questão da vitimização;
 ( )tomar consciência de que a luta contra o preconceito racial é responsabilidade de todos;
( )desconstruir estereótipos de inferioridade étnico-racial, valorizando a diversidade existente em nossa sociedade.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201304172949)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Dentro da perspectiva crítica, é preciso que todo educador desenvolva uma visão contextualizada e multidimensional dos processos pedagógicos. Que desenvolva um senso crítico capaz de analisar os fins sociais e específicos das práticas pedagógicas, vivenciadas numa determinada cultura e sociedade a partir dos elementos que constituem a situação didática. Nesse sentido, podemos afirmar que a prática pedagógica é:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	emancipadora
	
	
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201304353767)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Ao elaborar um projeto de aprendizagem que não se perca de vista a capacidade do aluno de desenvolver habilidade de dialogar, de perscrutar o mundo, descobrir-lhe o sentido, e devolver à comunidade de forma orgânica, como um convite, um desafio que deverá conforme Vasconcellos, estar explícito ao estabelecer:
		
	
	
	 
	os objetivos educacionais

Continue navegando