Buscar

Qual a concepção de ensino e aprendizagem presente na Didática? Toda proposta didática contempla – implícita ou explicitamente – uma concepção de ...

Qual a concepção de ensino e aprendizagem presente na Didática?

Toda proposta didática contempla – implícita ou explicitamente – uma concepção de ensino e de aprendizagem, isto é, para ser adequadamente compreendido, o processo ensino-aprendizagem precisa ser analisado de tal modo que articule consistentemente as dimensões humana, técnica e política.
A Didática configura-se como a mediação entre ‘o que’, ‘como’ e o ‘para que’ do processo de ensino. A autora entende que, enquanto teoria geral do ensino, a Didática generaliza o que é comum e fundamental para a prática pedagógica.
A Didática é uma disciplina que discute um conjunto de problemas e questões comuns que envolvem quase todos os tipos de ensino, em especial o que se pratica nas escolas. São as chamadas “questões de ensino”.
A Didática é um elemento da formação do professor. Regula, num sentido amplo, o comportamento de ser professor.

Essa pergunta também está no material:

Didatica-Letras-primeiro-texto-O-que-e-Didatica-Zanon-Althaus
5 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Didática é uma área de estudo que contempla uma concepção de ensino e aprendizagem que se baseia na ideia de que o processo de ensino deve ser planejado e organizado de forma a garantir a aprendizagem do aluno. Essa concepção parte do pressuposto de que o aluno é um sujeito ativo no processo de aprendizagem e que o professor deve atuar como mediador desse processo, criando situações de aprendizagem que possibilitem ao aluno construir seu próprio conhecimento. Além disso, a Didática também considera a importância da relação entre o ensino e a realidade social, cultural e política em que o aluno está inserido, buscando uma formação crítica e reflexiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais