Buscar

Desafio Profissional [701058]

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIREITOS HUMANOS; FORMAÇÃO 
SOCIAL, ECONÔMICA E POLITICA DO BRASIL; DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO; RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE;
SOCIOLOGIA.
TUTORA EAD: 
MARIA LÚCIA PEREIRA
GLAUCIA MUNHOZ MALOSPIRITO RA 5305490066
IRIS BEATRIZ CARNEIRO RA 6258149146
PAOLA ARAUJO KERHHOFF RA 5321504798
RUDÍNEIA CRISTANI MARTINS RA 6011382167
 CAMPO VERDE-MT 
 2017
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social do Centro de Educação a Distância-CEAD da Universidade Anhanguera- UNDERP,como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Direito Humanos, Formação social, econômica e política no Brasil, Desenvolvimento econômico, Responsabilidade social e meio ambiente, sociologia.
 CAMPO VERDE-MT 
 NOVEMBRO/2017
SUMÁRIO
Introdução..........................................................................................................04
Evasão...............................................................................................................05
Gráfico...............................................................................................................06
Voluntários e Tipos de atividades.....................................................................07
Objetivo.............................................................................................................08
Cronograma......................................................................................................09
Resultados esperados......................................................................................10
Relatório............................................................................................................11
Conclusão.........................................................................................................12
Referencias e Biografias...................................................................................13
INTRODUÇÃO
O Presente trabalho surge a partir da observação constante de crianças e adolescentes que estão evadindo da escola. Os índices de evasão e repetência na rede pública de ensino continua bastante altos e é necessário investigar a relação desses dados com a condição socioeconômica das famílias.
É também importante que saibamos o que tem ocasionado essa evasão, bem como descobrir os motivos da mesma, e também a faixa etária em que mais ocorro a referida evasão escolar.
A Evasão escolar dos alunos nos diferentes anos é um assunto de debates para a melhoria da educação pública no país. O Estudo apresenta modalidades de cursos para jovens de diferentes idades, fazendo com que voltem a se interessar pela escola.
A intenção é mostrar o levantamento e faixa etária da evasão escolar, e projetos inseridos à comunidade e escolas, para que essa situação seja revertida.
 O presente relatório foi elaborado com olhar clínico a esta situação, pois vimos as necessidades de muitas outras comunidades e de famílias com vários tipos de problemas sem saber como resolver, não somente em nossa cidade, mas através de pesquisas mais avançada notamos que a evasão escolar está em todo o País. 
A Comunidade Amigos do Anjo localizada na periferia da grande São Paulo, tem pouco mais de 8,000 crianças e adolescentes, mas somente 8% de 10 e 17 anos fora da escola, segundo levantamento feito pela ONG Bem Viver e pelo site do IBGE,(www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao).
De acordo com as pesquisas realizadas, os jovens estão desistindo das atividades, e dos estudos, para trabalhar ou seguir caminho mais fácil ou ilícito, há também a falta de interesse aos estudos ocasionando um mau rendimento devido a facilidades no meio de comunicação, como celular por exemplo.
O número de estudantes fora da sala de aula, representa um pouco mais de 8%, a faixa etária de alunos com idade entre 14 e 17 anos é a que mais tem deixado a escola, um número considerado preocupante, pois vem ocorrendo de forma rápida,
Muitos desses jovens desistem dos estudos para trabalhar e ajudar dentro de casa, não conseguindo emprego procura caminho errado, meninas de 12 a 18 anos começam se prostituir, ou acaba tendo uma gravidez indesejada e meninos de 5 a 18 anos no mundo do tráfico, sim 05 (cinco) anos é o leva e traz do tráfico. 
Uma entrevista feita com uma jovem de 13 anos de idade residente na comunidade Bem Viver relatou que abandonou os estudos para trabalhar como babá, salário na qual era insuficiente para o sustento da família, então ela decidiu se prostituir escondido de sua mãe, e “emocionada”, sonha em voltar a escola e ser alguém na vida.
Situação preocupante e que precisa ser revertida, um gráfico a seguir mostra o índice de jovens que abandonaram a escola nos últimos cinco anos por vários motivos.
Adolescentes de 14 a 17 anos em 2014 atinge 43%
Criança de 9 a 11 anos em 2014 atinge de 17%
Adolescentes de 14 a 17 anos em 2015 atinge de 51%
Criança de 9 a 11 anos em 2015 atinge de 25%
Adolescentes de 14 a 17 anos em2016 atinge de 59%
Criança de 9 a 11 anos em 2016 atinge de 33%
Atualmente 2017 8% a mais.
A ONG Bem Viver, em parceiras com pequenas empresas e instituições de ensino superior privado,voluntários e palestrantes motivacionais, propôs diversas propostas com atividades e oportunidade, cursos básicos para atrair esses jovens novamente para a sala de aula.
A escola municipal JK, também localizada na comunidade, abrirá uma sala de aula para alunos que não concluiu o ensino fundamental da 7° ao 3° ano do ensino médio, uma sala especial, cada sala terá duas turmas juntas, assim os jovens irão concluir os estudos rapidamente com grande aprendizado e eficiência.
A ONG Bem Viver terá aulas de capoeira, judô, balé, aulas essas oferecidas por professores de ensino público e privado, palestras motivacionais com certificados para todos jovens com temas de drogas, desemprego e aborto.
Pais de alunos terão a oportunidade de participar das palestras pela ONG, essa ideiaé ajudar a família,assim os jovens serão mais motivados a estudar, trabalhar e participar dessas oportunidades oferecidas a eles.Os alunos terão a oportunidade de fazer as aulas se estiverem devidamente matriculados em escola de rede pública e presentes em aulas.
Meninas entre 4 (quatro) e 13 (treze) anos de idade, terão a oportunidade de fazer aula de balé, aulas oferecidas também por professores voluntários de escolaspúblicas.Com estas aulas a mesma obterá desde cedo uma profissão como opção, para que no futuro possa ter seu próprio sustento.
Judô e capoeira são para os meninos de 5 (cinco) a 13 (treze) anos de idade. Aulas de informáticas será incluída como matéria nas escolas, a partir do 3° terceiro ano do ensino fundamental, vale lembrar que existem alunos com algum tipo de deficiência, alunos paraplégicos terá aulas especiais de pintura, palestra motivacional com certificados hora para alunos acima de 13 (treze) anos de idade, palestras apresentadas por conselheiros tutelares, os pais podem participar de todas as palestras.
ONG Bem Viver tem o objetivo de ajudar a mudar esta situação da comunidade Amigos do Anjo de uma forma que todos possam ser favorecidos, mostrando a eles, o valor que cada um deles tem e que eles podem ir mais além, ajudar as famílias em geral com cesta básicas e roupas doadas por voluntários, sendo assim elas se sentirão acolhidas.
 Incentivar as crianças que já estudam e trazer os jovens alunos de volta a sala de aula e garantir um futuro melhor paraeles, lutar para melhor atender a todos e sempre atualizando nossos projetos e recebendo deles alunos, dicas do que eles gostariam de fazer e aprender. 
 Com o crescimento da comunidade e a volta dos jovens a escola e no mercado de trabalho, acreditamos que com isso podemos chamar a atenção das autoridades competentes para a infraestrutura, pavimentação e moradia para a população que ali reside, e melhorar o ensino de aprendizagem nas escolas.
Algumas coisas precisam, ser mudadas em geral, não somente na área da educação, mas saúde pública, moradia, infraestrutura, e até mesmo desemprego que na maioria das vezes é o motivo para evasão escolar, mas eu como assistente social sozinha não conseguiria mudar esta situação da comunidade, então a ONG Bem Viver depende de voluntários e patrocinadores, todas as aulas e palestras oferecidas terão duração de um ano, a cada ano será renovada.
 CRONOGRAMA DAS AULAS OFERECIDAS
 RESULTADOS ESPERADOS
Com todas as aulas oferecidas pelos nossos colaboradores, a ONG Bem Viver, hodiernamente espera por um resultado considerável importante, pois é de grande valia para a comunidade Amigos do Anjo, é algo também esperado por alunos e jovens que ali reside.
Sendo o resultado esperado positivamente, que autoridades possam ter um olhar clinico para ajudar esta e outras comunidades a crescer, e diminua a evasão nas escolas que esse índice possa ser considerado passado, e que através do nosso trabalho muitas outras ONGs trabalhem a favor das nossas crianças e jovens, e claro para os especiais com algum tipo de deficiência que muitas vezes estão esquecidos.
Aula de dança, brincadeiras educativas, dinâmicas, musicas, tudo para incentivar e preparar esses adolescentes ao mercado de trabalho, tudo gratuitamente disponibilizados a eles da melhor maneira possível para atender suas necessidades e vontades.
Sendo assim, com ajuda de voluntários e autoridades, na qual sem ajuda deles não obteremos nenhum tipo de resultado positivo, estamos confiantes para tirar esses jovens do caminho ilícito, e colocar por sua própria vontade a escola novamente.
Sirvo-me do presente para lhes enviar ao conselho administrativo da ONG Bem Viver uma proposta de grande valia que vai beneficiar a comunidade Amigos do Anjo e jovens em geral, de acordo com pesquisas feitas pela ONG Bem Viver a evasão escolar chega a 8%, os motivos da evasão são vários, como droga, desemprego e falta de interesse dos próprios alunos.
 Trabalhando em prol de nossos jovens venho lhes apresentar algumas propostas e atividades todas com ajuda de nossos voluntários, incluindo empresários, professores de rede pública e privada e por moradores que tem alguma habilidade e se ofereceram a nos ajudar. 
- Informática, aulas para crianças de 4 a 13 anos, incluindo os especiais com algum tipo de deficiência. 
- Bale, judô, capoeira, pintura.
*Palestras motivacional para alunos com certificado hora, com temas abordados como aborto, droga, desemprego, e tecnologia em geral.
Todos os alunos deveram participar das aulas e cursos oferecidos pelos nossos colaboradores se o mesmo estiver devidamente matriculado em escola de rede pública, frequentando as aulas diariamente e claro com notas acima da média. 
A duração de todas as aulas e cursos são de 1(um) ano, sendo assim será renovado todos os anos e procurando melhorar cada vez mais, e atrair os alunos para a sala de aula. 
 CONCLUSÃO 
O presente relatório servira para acompanhamento e unificação de dados sobre a evasão escolar, como foi observado, existem crianças e adolescentes fora do contexto escolar devido ao trabalho infantil, portanto, a sugestão da jornada ampliada na escola, possibilita que os mesmos participem de atividades esportivas, culturais, artísticas e de lazer, e também oportuniza um convívio com outras crianças e adolescente e, em muitos casos, o reforço escolar.
É obrigação da escola proteger, de forma integral a infância, atuais do fortalecimento do vínculo familiar e do oferecimento de políticas de atenção à criança e ao adolescente. Entretanto, é de conhecimento geral que o estado não dá conta da demanda apresentadas, deixando graves lacunas. Nesse caso a rede de proteção de estar articulada, envolvendo a família, escola, CRAS, conselho tutelar, e também ministério público, como exemplo temos a ficha do FICAI-, através da integração e parceria entre todos esses agentes, é que a infância será protegida.
REFERÊNCIAS E BIOGRAFIAS 
Brasil. Constituição (1988)
Brasil estatuto da criança 
(www.ilo.org/brasilia/publicacoes/lang-pt/index.htm?facetcriteria=AMERICAS=YOU&facetdynlist=WCMS_206327)
<www.youtube.com/watch?v=Jw2wW-Rh4f4>
www.youtube.com/watch?v=4_wUSoxR-vU
(www.ibge.gov.br/home/mapa_site/mapa_site.php#populacao).
COSTA, Selma Frossard. O Serviço Social e o Terceiro Setor. Serviço Social em Revista, Londrina, v. 7, n. 2. Jan/jul. 2005. Semestral. Disponível em: <www.uel.br/revistas/ssrevista/c_v7n2_selma.htm>. Acesso em: 06 abr. 2017.

Continue navegando