Buscar

TRABALHO PARCIAL DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO PARCIAL DE PROCESSOS PSICOLÓGICOS BÁSICOS II
A aprendizagem tem influência sobre a percepção? Explique.
R: Sim, a percepção contém sempre algum componente aprendido, mas não é somente a aprendizagem que compõe a percepção. Ela resulta de uma interação complexa entre a maturação, tendências inatas e aprendizagem.
O que se entende sobre percepção? Quais são os tipos de percepção?
R: Em psicologia, percepção é a função cerebral que atribui significado a estímulos sensoriais, a partir de histórico de vivências passadas. Através da percepção um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões sensoriais para atribuir significado ao seu meio. Ou seja, a percepção consiste na aquisição, interpretação, seleção e organização das informações obtidas pelos sentidos. É o modo pelo qual reconhecemos, organizamos e entendemos as sensações que recebemos dos estímulos ambientais.
Os tipos de percepção são: Visual, Auditiva, Olfativa, Gustativa, Táctil, Temporal, Espacial, Profundidade e extrassensorial.
Porque é importante estudar motivação para se compreender o comportamento?
R: Porque são através das motivações, inferidas pela observação do comportamento que se buscam explicações para o comportamento humano.
Que diferenças principais podem ser apontados sobre os conceitos de motivo, impulso e incentivo?
R: Motivo é uma condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo ou que o predispõe a persistir num comportamento orientado para um objetivo, possibilitando a transformação ou a permanência da situação. Incentivo é um objeto, condição ou significação externa para o qual o comportamento se dirige, podendo ser positivo ou negativo. Impulso é a força que põe o organismo em movimento, é o ativador. Consequência de uma necessidade. Ex: Fome.
Elaborar um conceito de emoção
R: As emoções são experiências individuais de estados que o organismo experimenta. É um despertar do organismo.
Como se manifestam as emoções?
R: Três são os indicadores utilizados para identificar as emoções. A fala ou escrita da pessoa observada, A observação do comportamento da pessoa e os indicadores fisiológicos, tais como a tensão, as alterações das pupilas, alterações de pressão etc.
As emoções são inatas ou aprendidas? Explique
R: Não há uma resposta única e definitiva. As teorias existentes apontam para os dois lados. Podendo as emoções ser consideradas inatas aos olhos dos behavioristas, ou aprendidas em três processos principais, a imitação, o condicionamento e a compressão, aos olhos dos que atribuem sentido ao desenvolvimento emocional aprendido.
Porque aprender é importante para o ser humano?
R: Porque aprender promove o progresso. Contribui para que se tire proveito de experiências e descobertas passadas.
Qual a distinção entre comportamento aprendido e instintivo?
R: O comportamento instintivo é aquele complexo, universal, de aparecimento súbito, que não requer treinamento, é livre de qualquer aprendizagem. Ex: A construção de ninhos pelos pássaros. Já o comportamento aprendido é aquele que se adquire ao longo do tempo.
O que se entende por aprendizagem? Explique a resposta.
R: A aprendizagem é algo que promove uma mudança de comportamento resultada da prática ou da experiência. Quando aprendemos algo, modificamos nosso comportamento, mesmo que não imediatamente. Sendo que nem sempre o aprendizado é positivo.

Outros materiais