Buscar

FÓRUM HOMEM CULTURA E SOCIEDADE CIÊNCIAS SOCIAIS

Prévia do material em texto

Olá alunos e alunas,
Leia com atenção o material abaixo e acesse o link sugerido.
Vimos ao longo da “Unidade 2: As Ciências Sociais: formas de compreender o mundo”, que a Sociologia surgiu possibilitando diversas formas para se compreender, de forma científica, o comportamento humano e suas relações sociais. Podemos perceber que, na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente (status quo) porque esta atende a seus interesses. Assim, procuram apoiar e desenvolver formas de explicação da realidade que justifiquem a necessidade de conservar a sociedade tal como está. Há, entretanto, pessoas e grupos que querem mudar a situação existente, pois não acham que a sociedade à qual pertencem é boa para elas e para os outros. Tais pessoas procuram explicar a realidade social destacando seus problemas e as possibilidades de mudança para uma forma de organização que assegure maior igualdade entre os indivíduos e grupos. Ao percebermos o mundo a nossa volta, podemos notar que a desigualdade social, presentes em nosso cotidiano, tem reflexo com a sua formação social e histórica.
Tendo como base a explicação sociológica sobre as bases da vida social e a organização da sociedade, para esta questão reflexiva, comente sobre como se estabelecem as desigualdades sociais.
Para auxiliar na reflexão e formulação de respostas, acesse o link abaixo do documentário brasileiro A Ponte, que retrata a realidade da desigualdade social vivenciado por moradores de uma periferia da zona sul de São Paulo.
https://www.youtube.com/watch?v=Rs0mbQBddag
Participe do Fórum, este é um espaço privilegiado para interação, exponha seus comentários, reflexões e compartilhe dúvidas com os colegas!
Muitos fatores influenciam para que se inicie uma desigualdade social, a partir do momento que eu trabalho em uma empresa para obter minha própria renda se comparado ao que meu patrão tem de lucro tanto pela minha produção quanto dos meus colegas de trabalho a diferença já se torna clara e objetiva, o poder de aquisição se oscila bastante.
A falta de uma boa gestão no governo faz com que muitas pessoas não consigam manter padrões nas grandes cidades tendo com opção procurar lugares com um valor baixo e que se encaixem em seu bolso.
O grande sistema capitalista se tornou um fator chave, enquanto as empresas tem um propósito  de estabelecer suas metas e ter bastante lucros, muitos funcionários não são bem remunerados, sem muitos direitos, A desigualdade social não só se resume em padrão de vida, mas sim nos ambientes educacionais, por gêneros, profissionais, e etc.

Continue navegando