Buscar

Avaliação e Fracasso Escolar

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Lucia Helena Porto
Aula 8
 A AVALIAÇÃO E O FRACASSO ESCOLAR
A avaliação é um pressuposto para “passar de ano “ X adquirir novos conhecimentos, habilidades para ampliar competências.
A nota continua definindo quem vai ser aprovado, reprovado, quem vai ser o líder do ranking, quem vai ser o fracassado.
2
Assim, a reprovação na escola precisa ser repensada em busca de uma educação de qualidade, analisando-se motivos e consequências do fracasso escolar.
QUAIS OS MOTIVOS DO FRACASSO ESCOLAR ?
3
O projeto de massificação da escola
- através da educação serão resolvidos os problemas decorrentes do modelo de sociedade em que vivemos: violência, impunidade, corrupção, exploração da força de trabalho, da terceira idade, desemprego, aquecimento global, mudança de valores etc.?  
4
Mas será que a escola pode dar conta desta enorme expectativa?
Que tipo de pessoa a escola pretende formar?
Qual o papel dos professores e dos alunos neste processo de formação?
5
A produção do fracasso escolar
- O fracasso escolar é um fenômeno humano
O fracasso escolar é um fenômeno humano, histórico e social, ou seja, a sua produção decorre do projeto de massificação da escola moderna apoiado nos ideais liberais, no pensamento positivista, no pragmatismo e no neopragmatismo no campo educacional.  
6
teorias apontam para o baixo nível cultural do aluno e/ou falta do conhecimento do professor em dominar as técnicas de ensino necessárias para o desenvolvimento da aprendizagem.
o professor é visto como culpado e a solução seria o investimento na formação técnica do professor.
o fracasso escolar seria uma questão sistêmica. 
7
O Fracasso Escolar como problema psíquico
- a capacidade intelectual do aluno é prejudicada a partir dos problemas emocionais vivenciados desde a infância. A criança é vista como portadora de uma organização psíquica imatura, que resulta em um estado de ansiedade, como também, apresenta dificuldade de atenção, dependência e, por vezes, um comportamento agressivo, etc.
8
O fracasso escolar como um problema técnico: a culpabilização do professor
- reforçam o pressuposto de que os alunos das camadas populares trazem para a escola dificuldades de aprendizagem e compreendem que o fracasso escolar decorre da inadequação de técnicas de ensino ou da falta de conhecimento de professores sobre as técnicas adequadas ao processo de ensino e aprendizagem.
9
O fracasso escolar como questão institucional: a lógica excludente da educação escolar
a escola é uma instituição social e reproduz, modifica e transforma a dinâmica das relações sociais e humanas em um contexto histórico
o fracasso escolar tem suas origens nos sistema de ensino a partir do século XIX,com modelos diferenciados de escola correspondentes à divisão social de classes 
10
O fracasso escolar como questão política: cultura escolar, cultura popular e relações de poder
parte da compreensão de que a escola é uma instituição social organizada a partir das relações de poder existentes na sociedade moderna e capitalista, ou seja, de uma sociedade que se estrutura a partir da divisão social de classes e da exploração da força de trabalho.
11
O ÊXITO E O FRACASSO ESCOLAR
- O êxito e o fracasso estão constantemente no horizonte dos alunos. Se estes tivessem a tentação de esquecer isto, adultos bem intencionados se encarregariam de lembrá-los que seu êxito futuro depende de seu investimento presente. De uma certa forma, professores e responsáveis fazem com que as decisões futuras estejam em jogo em cada momento de avaliação.
12
Na escola , a avaliação se faz sobre condutas ou sobre os produtos , mas constantemente se age como se os desempenhos observados ou os trabalhos entregues não tivessem em si mesmos muita importância , manifestando apenas competências latentes e, em particular , o domínio de saberes e competências fundamentais que a escola se propõe a desenvolver.
13
a avaliação é vivenciada por alguns alunos como um trabalho forçado eu é feito para se evitar grandes incômodos. Outros modulam seus estudos , seu investimento em tarefas escolares em função do que está e jogo, o êxito ou o fracasso.
14
QUAIS AS CONSEQUÊNCIAS DO FRACASSO ESCOLAR ?
A discriminação e a seleção social
 
A escola significa, para muitos, um fato de ascensão social, principalmente para os que são oriundos das chamadas camadas menores favorecidas da sociedade.
15
Porém, muitos destes alunos têm sido, sistematicamente, reprovados e diversas causas são apontadas : 
- precisam trabalhar para ajudar a família
- moram longe da escola
- não têm apoio cultural em casa
- não têm material de apoio em casa ( livros, revistas, jornais ) para auxiliar nos estudos, etc.
16
O bullying
- está constantemente aparecendo na escola, na família, nas redes sociais como um elemento causador de fracasso escolar.
- Nem todos os alunos conseguem superar os apelidos,as conversas entre colegas, as postagens nas redes sociais. Sentem-se inferiorizados, com a sensação de que não conseguirão deixar para trás uma nota ruim, uma avaliação sem sucesso.
17
A falta de motivação
As notas ruins, a dificuldade de entender os conteúdos, pouco relacionamento com colegas, falta de diálogo com professores podem interferir na motivação , na vontade do aluno em estudar mais, em se desenvolver na escola. 
Se não houver um acompanhamento da família e da escola os alunos com dificuldades, se sentirão abandonados, desmotivados a prosseguirem nos estudos
 
18
A evasão escolar
	
A evasão escolar acontece, muitas vezes, sem o conhecimento da família, em a percepção da escola. O aluno começa a se afastar, a pedir para não ir à escola por diferentes motivos. 
19
A INCLUSÃO E A EXCLUSÃO ESCOLAR
atenção especial deve ser dada a meninos e meninas de 4 e 5 anos, faixa etária correspondente à pré-escola, e aos adolescentes de 15 a 17 anos, que deveriam estar no ensino médio, os grupos mais excluídos ou em risco de exclusão escolar.
na faixa de 6 a 14 anos, ensino fundamental, o país se encontra bem próximo da universalização
20
Qual o papel da escola ?
Não basta entrar na escola. As crianças e os adolescentes precisam aprender, se desenvolver e concluir sua escolaridade na idade esperada. Ainda há um enorme contingente de crianças e adolescentes que estão na escola, mas com baixos resultados de aprendizagem, com altos índices de repetência e atraso escolar.
21
Qual o papel das políticas públicas ?
- superar as barreiras que impedem o acesso de todas as crianças e adolescentes à escola , a uma educação de qualidade, que garanta a conclusão dos estudos no tempo correto e o efetivo aprendizado. Alguns investem na qualidade do ensino e no financiamento, e outras procuram combater as causas que impedem a frequência à escola, como a pobreza e o trabalho infantil.
22
A Educação Inclusiva
Em relação à educação inclusiva, destinada a alunos com qualquer tipo de deficiência, ainda encontra grandes obstáculos para ser implantada. Algumas questões são fundamentais de serem respondidas e implementadas:
23
Há alunos com deficiência matriculados no ensino regular? 
Como os professores foram preparados para receber esses estudantes? 
Os professores receberam alguma formação sobre metodologias de ensino inclusivas?
Os professores e as escolas contam com materiais didáticos e paradidáticos específicos para a ação pedagógica com os alunos com deficiência? 
24
Há um plano de formação para professores que atuam na educação básica visando ao desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas na classe comum, em todas as etapas e modalidades? 
As escolas possuem gestores, equipe pedagógica e profissionais de serviços e apoio escolar que tenham formação específica para trabalhar com a educação inclusiva?
25
O que pode ser feito ?
-A tarefa é complexa, em razão dos múltiplos fatores envolvidos tanto no âmbito da aprendizagem quanto no da gestão escolar e dos sistemas de ensino. Além dohistórico individual de cada criança, as escolas apresentam características próprias, construídas ao longo do tempo. 
26
O Sistema Nacional de Avaliação – Saeb e a exclusão escolar
considera como indicadores da qualidade da educação não apenas o desempenho dos estudantes em exames nacionais mas aspectos institucionais (o perfil dos alunos e dos educadores, a infraestrutura das escolas, os recursos pedagógicos e os processos da gestão, entre outros. 
 o risco de descontinuidade de programas
27
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Prof.ª Lucia Helena Porto
Atividade
Atividade
Considerando o conteúdo das aulas online, faça um comentário, em um parágrafo de cinco linhas, a respeito da relação avaliação da aprendizagem e o fracasso escolar : a avaliação da aprendizagem leva ao fracasso escolar ?
29

Continue navegando