Buscar

Embriologia Aula Intestino anterior

Prévia do material em texto

Embriologia – Aparelho digestório (I)
Aula escrita
Intestino anterior
Antes do dobramento do embrião a mesoderma cardiogênica tava BM anterior. No momento que a prega (caudal e cefalica) vai se formando ela trás o MC para a porção ventral e o septo tranverso se dobra junto com o mesoderma cardiogenico q o joga para porção beeem ventral (forma os tendões do diafragma, ...). O saco vitelino vai sendo comprimido, ate q o intestito entre e se feche é observada uma abertura para o celoma extra-embrionaria(CEE) q pode dar malformação se aberta (xixi pelo umbigo).
Esse intestino anterior pelo fechamento das pregas faz uma constrição mas ainda há comunicação com o CEE.
Depois do dobramento o coração fica individualizado na porção ventral com seu celoma cardiogênico. Nas laterais após o dobramento existirão as aberturas para a formação dos pulmões.
Do intestino anterior originam-se: o sistema respiratório (órgãos inferiores), primeira poção do sistema digestorio.
Nessa região da cav torácica, qnd a prega lateral se dobra permanece uma ligação com os órgãos.
Toda a parte do SV q içou comprimida pelo M esplâncnico
O intestino vai se formar como um anel central caudal ventralmente; na parte ventral não há ligamento prendendo as estruturas na porção ventral, assim q o intestino entra a região abdominal fica “livre”
A partir do septo transverso (jah na porção vetral) vai se formar um mesentério ventral q vai prender essa região q separa a cavidade torácica da abdominal.
Músculo do diafragma: septo tranverso, membranas pleurais e....
Esofoga descendo posterior a traquéia, no adulto n hã mesotelio separando os dois, eles vem descendo em um bloco, a traquéia se divide e o esofago continua descendo.
Esôfago vai descer, vão se formar a traves do mesenquima dos últimos arcos faringeos q n foram substituídos pela crista neural formam a musculatura esquelética do terço superior, e os dois terços inferior vão ser formados a partir do mesoderma esplacnico
Mesoderma esplacnico = visceropleura
DESENVOLVIMENTO DO INSTESTINO (nenhum intestino termina maturação antes do nascimento pois tm q ser colonizadas por bacterias, preferencialmente por bífido bacterias)
Intestino anterior (revestimento endodérmico associado a um mesoderma esplâncnico):
-o tecido epitelial e as glandulas do intestino anterior são de origem endodermica
	Esôfago (a maior parte de seu trajeto é na cavidade torácica; 1/3 dele é abaixo do diafragma; um dos epitélios mais estratificados do corpo, mais q a pele, inclusive, epitélio de origem endodermica) epitélio estratificdo- sofre alongamento (estimulado pelo crescimento do sist respiratório), obliteramento da luz (epitelio se proliferando), recanaliza (cavitação, apoptose e reabsorção celular), maturação funcional (processo mais longo)
	Estomago – epitélio cilíndrico simples, células principais(pepsinogenio), células parietais (HCl), endocrinas, mucosas. Inicialmente o estomogo eh reto, não há sinal de estomago, a partir da 4ª semana inicia a formação de uma herniação para o lado esquerdo. Ao msm tempo q o estomago começa a se diferenciar começa Tb a diferenciação de outros órgãos, como pâncreas, fígado; esses órgãos alem dos processos de dobramento e alongamento sofrem rotação. Acima da heriniação encontramos a transição com o esôfago, a parte curva da herniação formará a grande curvatura do estomagoe a parte mais inferior formará o duodeno. O estomago eh td envolvido pelo peritoneo duodeno não eh, durante a rotação ele vai para trás. Se pegarmos o corte de perfil... há um ligamento prendendo e envolvendo todo o estomago, o ligamento cresce e vai se dobrando da região posterior para a frente e vai cobrir o intestino, cresce tanto quer forma um espécie de “bolsa”, a bolsa omental (aberta na proção superior pelo forâmen omental). Antes da rotação do estomago (cárdia e corpo) há o estomago com a herniação e então o duodeno reto mas então a rotação (cárdia pra cima e pra esquerda, porção inferior pra direita e pra trás) puxa o duodeno jogando-do para trás e o pancreas mais para tras ainda e posicionando a grande curvatura e a cárdia na posição normal, essa arrumação inicia qnd termina-se a formação da herniação. Sai da região duodenal um divertículo(d. hepático) e a porção dorsal do pâncreas. Do DH (q cresceu e formou “dedinhos”) crescem a vesícula biliar (do dediculo inferior), o fígado (dos 2 dedinhos superiores – lobo direito e esquerdo) (só hepatocito e canaliculo biliar tm origem endodérmica, os capilares e todo o estroma do fígado tm origem do mesodermica)
 __________________|duo| _____________
Ducto biliar__________________|den|_____________ broto dorsal do pancreas
 Broto ventral do pâncreas | | 
Parte cranial do duodeno
Todas as glândulas associadas (as esofágicas, as gástricas da mucosa, fígado, pâncreas, vesícula biliar)

Continue navegando