Buscar

Farmacologia Questões II Inflamação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacologia – Inflamação 
Questões – Estudo dirigido
Defina Inflamação Aguda e Crônica
Resposta: Inflamação é uma resposta fisiológica dos tecidos a um agente fisico, químico ou biológico. Pode ser aguda, ou seja, resposta imediata e inespecífica ou crônica, de duração maior com destruição tecidual e tentativa de reparo.
Quais os sinais macroscópicos da inflamação e quais suas origens (causas) na fases aguda e crônica?
Resposta: Os sinais são dor, calor, rubor, tumor, e perda de função. Na aguda a dor ocorre por compressão dos nervos próximos(indireta) ou por causa de efeitos dos autacoides (serotonina – dor em pontada, bradicinina – dor latejante), na crônica a dor é decorrente da ação hiperalgesiante das prostaglandinas; o calor ocorre na aguda e na crônica, respectivamente, por causa da troca de temperatura entra plasma e interstício e pela ação de interleucinas no hipotálamo causando febre; o rubor é devido a vasodilatação na aguda e à um aumento da luz dos vasos pela contração das células endoteliais na crônica; o tumor vem do extravasamento plasmático e da formação de poros no endotelio (contração das células endoteliais) por onde proteínas e plasma extravasam, respectivamente na aguda e na crônica; a perda de função ocorre pela imobilização em ambas as inflamações.
Biossíntese e efeitos da Histamina no processo inflamatório.
Resposta: Histamina vem da descarboxilação do AA histidina. H1  broncoconstrição, contração intestinal (não peristaltismo), vasodilatação, aumento da permeabilidade capilar, prurido; H2  aumenta HCl no estomago, vasodilatação, taquicardia
Cite e explique o efeito da Histamina em outros órgãos, como estômago, brônquios, etc., relatando os respectivos receptores.
Resposta: H1  broncocontriçao (contração da musc lisa – inositol), contração intestinal; H2 aumenta HCl no estomago, taquicardia, aumenta secreção glandular (salivar, brônquica, lacrimal)
Qual a função de substancias, como serotonina, bradicinina, fap e sistema de complementos no processo inflamatório.
Resposta: São autacóides secundários. Serotonina, responsável pela dor aguda (em pontada), boncoconstrição, taquicardia. Bradicinina, vasodilatação, dor latejante ou surda ou queimação, aumenta permeabilidade capilar, taquicardia. Fap, vasodilatação, aumento de permeabilidade capilar, hiperalgesia, quimiotaxia, contração da musculatura lisa brônquica e intestinal. Sistema de Complementos, destruição de bactéria ou parasitas multicelulares, quimiotaxia, secreção de mediadores químicos.
Biossíntese dos derivados do Ác. Aracdônico 
Resposta: Existem duas vias de processamento do AC aracdonico: via cicloxigenase (COX) ou via lipoxigenase (LOX). Pela LOX haverá a produção de leucotrienos (LT) que tem como principal ação a quimiotaxia. Pela COX ocorrerá formação de prostaglandinas (PGE2 – macrof, PGD – mast, PGF2a – útero), tromboxanas (TXA2 – plaquetas), prostaciclinas (PGI – endotélio) que possuem como principal efeito, respectivamente, vasodilatação e febre, coagulação, e anticoagulação.
Qual a função dos eicosanóides produzidos pela via lipoxigenase no processo infamatório ?
Resposta: Os leucotrienos tem por função estimular a resposta imunológica no processo inflamatório, principalmente, por efeito quimiotático.
Qual a função dos eicosanóides produzidos pela via cicloxigenase no processo inflamatório ?
Resposta: Possuem função de vasodilatação (PGE), febre, coagulação na parede do vaso (TxA), anticoagulação para evitar resposta exercebada da TxA com conseqüente trombose (PGI), e hiperalgesia (PGE).
Efeitos fisiológicos dos derivados do Ác. Aracdônico (estômago, útero, etc).
Resposta: Auxiliam na proteção da mucosa gástrica, na natriurese e caliurese e na contração/relaxamento uterino. 
Como é possível explicar a existência de efeitos fisiológicos e efeitos inflamatórios dos derivados do Ac. Aracdônico?
Resposta: Existencia de duas enzimas COX, uma contitutiva, fisiológica a COX1 e uma patológica, pró-ilflamatória a COX 2

Continue navegando