Buscar

10 Infrações Que São Consideradas Crimes de Trânsito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

10 Infrações Que São Consideradas Crimes de Trânsito
Agora você deve estar se perguntando: mas não são apenas os criminosos que respondem criminalmente? E a resposta é muito simples: sim!
Quer dizer, então, que eu posso estar praticando um ato criminoso ao cometer uma infração de trânsito?
Para ficar mais claro, vamos utilizar o exemplo da direção misturada ao efeito do álcool. Se você, mesmo sabendo da proibição de dirigir alcoolizado, decide ingerir bebida alcoólica e conduzir um veículo, você está arriscando conscientemente a vida de outras pessoas. A condição alterada pode levar à perda do controle da direção e causar um acidente.
No caso dessa infração, você precisará responder criminalmente pela conduta praticada no trânsito.
Se você é condutor, é provável que já saiba da existência dos crimes de trânsito. Pode, até mesmo, já ter vivenciado uma situação em que ocorreu uma infração desse tipo.
Também, já deve saber que a experiência não é muito agradável, se pensarmos que a penalidade vai além de uma multa e de ter seu direito de dirigir suspenso. Nesse momento, a infração se agrava, pois passa a ser uma infração penal.
Infração penal
A infração penal diz respeito a uma conduta caracterizada pela legislação como ilícita e prevê que seu autor seja culpado pelo ato que pratica de forma livre e consciente.
Ou seja, as infrações penais são caracterizadas pelos comportamentos proibidos por lei e, ao praticá-los, o condutor está sujeito às penalidades. Assim, quando o condutor comete uma infração penal no trânsito, ele pratica um crime de trânsito.
 
O que pode acontecer se eu cometer um crime de trânsito?
O condutor fica sujeito a ser multado, ter sua carteira suspensa ou a ser proibido de obter permissão para a habilitação, além da possibilidade de ser detido. Tudo isso vai depender da infração cometida, já que as penalidades são equivalentes.
 
Quais infrações configuram um crime de trânsito?
Os empecilhos do trânsito podem acontecer antes mesmo de você sair da garagem. Ter a entrada de sua garagem obstruída ou impedir o acesso de terceiros à própria casa gera uma perturbação maior do que se pode imaginar.
Isso, além da inevitável irritação, provoca transtornos até que o responsável pela infração seja encontrado. Casos como esses podem ser levados à justiça e ocasionar pagamento de indenização por danos morais, visto que o ato não deve ser considerado natural.
Diferentemente, algumas atitudes tomadas no trânsito constituem infrações penais, ou seja, crimes de trânsito. Nelas, além da autuação pelo órgão de trânsito, abre-se um processo judicial criminal.

Outros materiais