Buscar

INTRODUÇÃO COM. DE F. RELATORIO CIRCUITO RC E RL

Prévia do material em texto

Os capacitores são componentes utilizados em circuitos elétricos com a finalidade de armazenar cargas elétricas podendo assim fazer o uso da mesma com mais flexibilidade. O seu funcionamento é dado a partir do acumulo de cargas opostas (negativas e positivas),em seu interior possuem duas placas extremamente próximas separadas por um material isolante (dielétrico).Por serem cargas opostas elas se atraem ficando então armazenada no capacitor. 
(http://www.eletronicaprogressiva.net/2013/07/Capacitores-O-que-sao-para-que-servem-e-como-funcionam.html)
http://www.eletronicaprogressiva.net/2013/07/O-que-e-um-resistor-para-que-serve-associacao-em-serie-e-paralelo.html#more
CIRCUITO RC
Resistores e capacitores são frequentemente encontrados juntos em circuitos elétricos. Quando ligado corretamente em tensão contínua o capacitor se carrega quase instantaneamente. Porém acontece algo interessante quando ele é ligado em série com um resistor. O comportamento do capacitor descarregado é equivalente a um curto-circuito. Portanto, toda a tensão da fonte estará sobre o resistor e a corrente do circuito será a tensão da fonte dividida pela resistência do resistor (cálculo a partir da Lei de Ohm). Elétrons fluirão do terminal negativo da fonte e pelo resistor e ficarão acumulados na placa superior do capacitor. Consequentemente a mesma quantidade de elétrons fluirá da placa inferior do capacitor deixando-a mais negativa. Neste caso, a carga nas placas do capacitor vai aumentando, em módulo, enquanto houver corrente elétrica no circuito Com isso a tensão do resistor passa a diminuir e a do capacitor a aumentar. Isso ocorre até que o capacitor esteja completamente carregado. No final desse período (que se chama período transitório) o capacitor está carregado com a mesma tensão da fonte, não há tensão no resistor e nem corrente circulando pelo circuito. Abaixo há alguns gráficos que ilustram esse comportamento:
CIRCUITO RL
Um circuito resistor-indutor (circuito RL), filtro RL ou malha RL, é um dos mais simples filtros eletrônicos de resposta de impulso infinita analógicos. Ele consiste de um resistor e de um indutor, podendo estar ligados tanto em série quanto em paralelo, sendo alimentados por uma fonte de tensão.
Existem três componentes básicos destes circuitos analógicos: o resistor (R), o capacitor (C) e o indutor (L). Estes podem ser combinados em quatro importantes circuitos, o circuito RC, o circuito RL, o circuito LC e o circuito RLC, com as abreviações indicando quais componentes são utilizados. Estes circuitos, entre eles, exibem um grande número de tipos de comportamentos que são fundamentais em grande parte da eletrônica analógica. Em particular, eles são capazes de atuar como filtros passivos. Este artigo considera o circuito RL, em ambas as ligações paralelo e série.
Na prática, entretanto, os capacitores (e os circuitos RC) são normalmente mais utilizados que os indutores visto que eles são fabricados mais facilmente e são geralmente menores fisicamente, particularmente para os valores mais elevados nas grandezas dos componentes.
{\displaystyle V_{R}(s)={\frac {R}{R+Ls}}V_{in}(s)} Resposta de passo da tensão do indutor.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Circuito_RL ACESSADO EM 05/09)
(http://ensinoadistancia.pro.br/EaD/Eletromagnetismo/CircuitoRC/CircuitoRC.html ACESSADO EM 04/09/2016) 
(http://nerdeletrico.blogspot.com.br/2011/08/capacitor-matematica-e-circuito-rc.html ACESSADO EM 05/09/16)

Continue navegando