Buscar

AVALIANDO O APRENDIZADO 01 RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AVALIANDO O APRENDIZADO 01 RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS II
01-As comunicações, que transmitimos por meio do toque, constituem o mais poderoso meio de criar relacionamentos humanos.... Por isso, o contato manual possibilita a transmissão de mensagens ao outro, sobre como estamos nos sentindo. Baseado nesta afirmação descreva qual estrutura do corpo consegue perceber e diferenciar estas informações, e cite qual a estrutura que é responsável em todas as estruturas corporais transformar este estimulo sensitivo em estimulo motor.
RESPOSTA: Cérebro e órgãos proprioceptivos
2- A Síndrome do túnel do carpo pode ter o seguinte nervo lesionado:
RESPOSTA: Nervo Mediano
3-A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
Resposta: Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.
4-Na terapia manual existem dois sistemas de graduação para as técnicas de mobilização articular passiva, a Técnicas de Oscilação Graduada e a Técnica de mobilização intra-articular translatória sustentada. Com base nas afirmativas abaixo, assinale as verdadeiras (V) e as falsas (F):
	(F) A técnica de mobilização Grau I: consiste na aplicação de uma separação ou deslizamento com uma amplitude grande o suficiente para alongar a cápsula articular e as estruturas Peri articulares.
	(V). As oscilações podem ter um efeito inibitório na percepção dos estímulos dolorosos estimulando mecanorreceptores que bloqueiam as vias nociceptivas no nível da medula espinhal ou tronco encefálico.
	(F) A técnica de mobilização intra-articular Grau II: consiste na aplicação de uma separação de pequena amplitude onde nenhuma sobrecarga estiver localizada sobre a cápsula.
	(V). As técnicas de mobilização articular executadas com graus I e II são usadas primariamente para o tratamento de articulações limitadas pela dor.
	(V) A mobilização articular executada nos graus III e IV são utilizados primariamente como manobras de alongamento.
5- O toque terapêutico é direcionado ao processo de reabilitação funcional, seja enquanto avaliação, seja enquanto tratamento propriamente dito. Ele gera alterações fisiológicas e psicológicas que podem tanto facilitar a reabilitação, quanto prejudicá-la. Nas questões abaixo, marque aquela que expressa a relação correta entre o toque e suas alterações possíveis.
RESPOSTA: Em uma condição de espasmo ou tensão muscular, otimizam-se toques que facilitam boa resposta psicossomática, aumento do metabolismo e relaxamento, entre outros.
AVALIANDO O APRENDIZADO 02 RECURSOS TERAPÊUTICOS MANUAIS II
01-O conceito Maitland tem ganhado destaque na fisioterapia como forma de avaliação e tratamento nas disfunções das articulações periféricas e da coluna vertebral por meio de mobilização, manipulação e tração. Dessa forma, marque a alternativa correta.
RESPOSTA: Mobilização articular é definida como movimentos oscilatórios rítmicos e passivos, realizados dentro do arco de movimento que pode ser interrompido caso o paciente sinta algum desconforto
02-O campo da terapia manual vê o sistema musculoesquelético dentro de um contexto muito amplo, sobretudo como uma parte integrante e inter-relacionada do organismo humano, uma vez que ele se comunica diretamente com o cérebro através de estimulo-resposta por meio, dos órgãos proprioceptivos PORQUE Embora a maioria dos terapeutas aceite que o toque gera integração do corpo total e este inclui o sistema musculoesquelético, conceitos, específicos e utilizáveis a respeito de como essa integração ocorre parecem ser limitados mostrando uma adequação do toque sobre alterações neste sistema porém sem termos muitas comprovações.
RESPOSTA: As duas afirmações são verdadeiras, sendo que a segunda justifica a primeira.
	03-M. I. A., 45 anos, teve um episódio de artrite séptica no quadril direito, que foi devidamente diagnosticado e tratado pelo reumatologista. Porém, pela imobilização prolongada e pela própria patologia, a paciente precisou ser encaminhada para a fisioterapia, pois apresentava quadro de fraqueza muscular (quadríceps, glúteo máximo e glúteo médio) e dor durante os movimentos de flexão e abdução do quadril, com certa limitação de ADM destes mesmos movimentos. Para o ganho de ADM de flexão e abdução do quadril, devem ser realizadas as seguintes manobras, respectivamente:
Resposta: Deslizamento posterior e deslizamento caudal da cabeça do fêmur
	04-A Síndrome do túnel do carpo pode ter o seguinte nervo lesionado:
Resposta: Nervo Mediano
	05-A amplitude de movimento é necessária para realizar atividades funcionais, isso ocorre através da contração dos músculos e forças externas que movem as estruturas ósseas em diferentes padrões ou amplitudes de movimentos. A amplitude de movimento passiva consiste em:
Resposta: Um movimento dentro da amplitude livre sem restrições para um segmento corporal, e é produzido inteiramente por uma força externa, com pouca ou nenhuma contração muscular voluntária.

Outros materiais