Buscar

revis∆o anatomia para gineco (pronto)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

( Anatomia para Ginecologia:
( Os órgãos genitais internos femininos: 
	A genitália é dividida em genitália externa e genitália interna. (primeiro vou falar da interna)
	A genitália interna feminina é composta por vagina, útero, tubas uterinas e ovários.
 
A) A Vagina: 
	- É o órgão feminino da cópula, constitui-se de uma estrutura tubular musculomembranosa. Possui de 7-9 cm de comprimento. Forma a porção inferior do sistema genital feminino interno e será o canal do parto!
	- A vagina se estende desde o colo uterino superiormente, até o vestíbulo da vagina (é a fenda entre os lábios menores). Em posição anatômica a vagina desce em sentido antero-inferior. 
	- A vagina se situa atrás da base da bexiga e uretra; e em frente ao reto (a parede posterior da vagina pode ser apalpada pelo reto), passa entre as bordas mediais dos músculos levantadores do ânus. A vagina se encontra com o útero superiormente e quase formam um ângulo de 90º (veja a figura abaixo) 
	- A extremidade interna do canal vaginal aumenta de volume para formar uma região chamada cúpula vaginal. Entre a margem do colo uterino e a vagina forma-se um recesso chamado fórnice vaginal. Anatomicamente o fórnice vaginal pode ser dividido em fórnice anterior, fórnice posterior e 2 fórnices laterais (imagine que esta vendo o colo uterino no exame com espéculo, entre o colo uterino e a parede da vagina existe um recesso que recebe o nome de fórnice vaginal, que é classificado em anterior, posterior e lateral conforme a região). 
	- O canal vaginal normalmente esta em colapso, de modo que a parede posterior esta em contato com a parede anterior, exceto na extremidade mais superior, onde chega o colo do útero. (com o uso de um espéculo o médico pode visualizar o colo uterino, os fórnices vaginais e o orifício externo do canal cervical)
observe o ângulo de quase 90º
B) O Útero: 
	- O útero é um órgão muscular, de parede espessa, entre a bexiga anteriormente e o reto posteriormente.
	- Na mulher não grávida o útero tem 7-8cm comprimento, 5-7 de largura e 2-3 de espessura. Em geral o útero projeta-se para cima e para frente, apoiando-se sobre a bexiga urinária. Ou seja, normalmente todo o útero se inclina anteriormente (antevertido), mas em mulheres idosas o útero pode se encontrar retrovertido (inclinado para trás) 
	- O útero é composto por um corpo (²/3 superiores) e um colo do útero (¹/3 inferior, com estrutura mais cilíndrica), sendo que este se une inferiormente à vagina. Na porção superior e lateral do útero (de cada lado) vão se projetar as tubas uterinas, sendo essa projeção para lateral a partir do útero. As tubas se abrem imediatamente adjacentes aos ovários. As regiões do corpo do útero onde as tubas entram são denominadas cornos. 
	- O corpo do útero é achatado antero-posteriormente. A extremidade superior do útero é arredondada e recebe o nome de “fundo do útero”. 
	- A implantação do blastocisto ocorre normalmente no corpo do útero. Durante a gravidez o útero vai crescer muito e se expande superiormente para o abdome. 
	- Uma pequena constrição, com 1 cm de comprimento, denominada istmo, marca a transição entre o corpo e o colo do útero. 
	- O colo do útero se projeta na vagina superiormente, e para fins descritivos divide-se o colo em porção vaginal e porção supravaginal. Sendo que a porção vaginal do colo vai se comunicar com a vagina através do óstio externo do útero (dá pra ver com o espéculo).
	- O útero vai apresentar 3 camadas: 1)- a camada serosa, externa, e vai ser chamada perimétrio. Consiste em peritônio sustentado por uma fina camada de tecido conjuntivo. 2)- O miométrio, que é a camada muscular, consistindo de 12-15mm de tecido muscular liso (os principais vasos sanguíneos e nervos do útero estão nessa camada). 3)- Endométrio, camada mais interna, firmemente aderida ao miométrio e todo ciclo menstrual parte do endométrio sofre descamação. Obs importante: o endométrio reveste apenas o corpo do útero!! O colo do útero é revestido por um epitélio colunar simples secretor de muco
C) Tubas uterinas: (trompas de Falópio)
	- Na porção superior/lateral do útero, de cada lado, vamos encontrar uma tuba uterina. Elas tem 10-12 cm de comprimento e 1cm de largura. Projetam-se lateralmente a partir do útero. Cada tuba encontra-se, na porção proximal, com o corno do útero. Na porção distal as tubas se abrem na cavidade peritonial, próximo do ovário (ou seja, as tubas permitem comunicação entre a cavidade peritonial e o exterior do corpo).
	- exceto nas porções uterinas as tubas são revestidas por peritônio.
	- As tubas são anatomicamente divididas em 4 regiões: parte uterina, istmo, ampola e infundíbulo. 
	 * parte uterina (porção intramural), é um segmento curto que passa através do miométrio e abre-se através do óstio para a cavidade uterina
	 * Istmo: porção curta, 2,5cm, entra nos cornos do útero, continua como ampola. 
	 * Ampola: é na ampola que ocorre o encontro do espermatozóide com o ovócito (o embrião que se forma é conduzido pela tuba ate o útero). É a porção mais larga e longa da tuba, chega a mais da metade do comprimento da tuba.
	 * Infundíbulo: é a extremidade distal da tuba e tem forma de funil. Abre-se para a cavidade abdominal por meio do óstio abdominal, tem intima relação com os ovários. O infundíbulo se curva sobre a região supero lateral do ovário. A margem do infundíbulo apresenta muitas projeções em forma de dedos, denominadas fímbrias. As fímbrias facilitam a captura do ovócito pela tuba 
 
 
Obs: um método de controle da natalidade é a ligadura das tubas uterinas. Pode ser feito por cirurgia aberta ou por videolaparoscopia (tendência) 
Obs 2: Como a tuba uterina abre-se diretamente na cavidade abdominal, existe o risco de infecções da genitália interna causarem peritonite (e o contrário tambem)
Obs3: algumas vezes pode ocorrer um erro e o blastocisto se implantar na tuba uterina, trata-se de uma gravidez ectópica tubária (é o tipo mais comum de gravidez ectópica). As DSTs facilitam esse tipo de gravidez. Se não for constatado a tempo pode ocorrer ruptura da tuba e hemorragia, podendo em risco a vida da mãe e levando o embrião à morte 
D) Ovários: 
	São glândulas ovais, com cerca de 3cm de comprimento e 1,5 de largura. Antes da puberdade a superfície dos ovários é lisa, depois se torna fibrosada e distorcida devido a repetidas evulações. Os ovários se situam adjacentes à parede pélvica lateral. Cada ovário fica suspenso por uma dobra de peritônio (o mesovário) a partir da face posterior do ligamento largo (a borda anterior dos ovários esta fixada à borda posterior do ligamento largo por uma prega de peritônio denominada mesovário). O ovário NÃO é recoberto por peritônio, mas durante a ovulação o ovócito é expelido para a cavidade peritonial e rapidamente capturado pelo infundíbulo da tuba. Cada ovário esta fixado ao útero por uma faixa de tecido fibroso, o ligamento próprio do ovário, que conecta a extremidade inferior do ovário com o ângulo do útero. 
( Genitália Externa Feminina: 
(ao conjunto vamos chamar de Vulva = conjunto de órgãos genitais externos da mulher)
Monte do púbis: é uma elevação/eminência gordurosa, arredondada, situada na frente da sinfese púbica e região púbica inferior. É um coxim de tecido adiposo profundamente à pele. A quantidade de gordura aumenta durante a puberdade e diminui após a menopausa. Na puberdade fica revestido por pelos púbicos. 
Lábios maiores: são duas pregas cutâneas simétricas que fornecem proteção aos óstios uretral e vaginal, que se abrem no vestíbulo da vagina. O lábio é preenchido por gordura subcutânea e vai desde o monte do púbis ate 2,5 cm do ânus. Os lábios maiores encontram-se anteriormente na comissura anterior dos lábios (comissura labial anterior). A fenda entre os lábiosmaiores é chamada fenda pudenda (os lábios maiores são embriologicamente homólogos ao escroto masculino). Também existe a comissura labial posterior. 
Lábios menores: são pregas de pele, porem são delgadas e sem gordura. Não possuem pelos e estão localizados entre os lábios maiores. É revestido por pele fina, mas possui uma cor rósea e muita sensibilidade. Glândulas sebáceas e sudoríparas se abrem em ambas as faces. Os lábios menores encerram o vestíbulo da vagina e se situam a cada lado dos óstios da vagina e uretra. Os lábios se encontram superiormente ao clitóris para formar o prepúcio (capuz) do clitóris. Posteriormente os lábios menores se encontram e formam um prega de pele chamada frênulo dos lábios menores (fourchette), frequentemente lacerado durante o parto. 
Vestíbulo da vagina: o vestíbulo é o espaço entre os lábios menores. No vestíbulo vamos encontrar o óstio da vagina, o óstio externo da uretra e os ductos das glândulas vestibulares maiores.
Óstio externo da uretra: essa abertura externa da uretra esta logo anterior e acima do óstio vaginal. De cada lado do óstio externo da uretra encontramos a abertura dos ductos das glândulas parauretrais (glândulas de Skene, são homólogas à próstata no homem). 
Òstio vaginal: grande abertura que esta logo abaixo e posterior ao óstio externo da uretra. Pelo óstio podemos ver o hímen, que é uma delgada membrana mucosa (coisa rara hoje em dia, artigo de colecionador). Após a defloração verifica-se remanescentes do hímen
Glândulas vestibulares maiores: são glândulas localizadas de cada lado do vestíbulo da vagina. Essas glândulas secretam uma pequena quantidade de muco lubrificante no vestíbulo da vagina durante o estímulo sexual. (essas glândulas, também chamadas de G. de Bartholin, são homólogas às glândulas bulbouretrais no homem)
Glândulas vestibulares menores: também de cada lado do vestíbulo e secretam muco lubrificante
Clitóris: é um órgão erétil, com 2-3cm de comprimento, homólogo ao pênis no homem. (não possui corpo esponjoso). Externamente é possível visualizar a glande do clitóris. Os lábios menores se unem anteriormente para formar o prepúcio do clitóris e os lábios atrás do clitóris formam o frênulo do clitóris. (é um órgão altamente sensível e muito importante durante o ato sexual) 
Bulbos do vestíbulo: duas grandes massas de tecido erétil, com cerca de 3cm de comprimento. Situam-se lateralmente ao óstio vaginal
(ta pronto, mas não coloquei muita coisa sobre ligamentos, se eles falarem disso em aula eu acrescento mais aqui...)

Continue navegando