Buscar

RELATORIO Marcia Cultura de amostras coletadas do meio

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Cultura de amostras de microrganismos comensal humano em meio de cultura sólido. 
 
Introdução 
 Microbiota Comensal e Patogênica 
 Os microorganismos que sempre estão em determinada região do nosso corpo, ali permanecem de forma comensal, ou seja, ambos estão sendo beneficiados. Possuem importante função de proteção e defesa do organismo na tentativa de colonização de patógenos, estimulação do sistema imune em recém-natos, além de auxiliar na absorção de nutrientes. O número de bactérias chega a ultrapassar em dez vezes o número de células do corpo humano. 
 A flora de microorganismos dentro e sobre o corpo humano está submetida a constantes mudanças. Fatores como a idade, alimentação,higiene, regulação hormonal podem alterar o balanço desses microorganismos. 
 A maioria das infecções humanas são causadas por patógenos oportunistas, ou seja, aqueles que tipicamente compõem a microbiota normal do paciente e passam a gerar processo patológico quando inseridos em sítios desprotegidos (ex: sangue e tecidos), como Escherichia coli e Candida albicans. Já os patógenos estritos são poucos e possuem como exemplo a Neisseria gonorrhoeae e o Mycobacterium turbeculosis.
Existem dois tipos de microbiota: 
Microbiota residente: microorganismos que se encontram em grande quantidade em um determinada região anatômica, em uma dada população. 
 Microbiota transitória: microorganismos aparecem em determinado local, que não o habitual, de maneira temporária, sendo eliminada por mecanismos naturais de defesa ou por ações de limpeza como anti-sépse. 
Caso a microbiota residente esteja intacta, a microbiota transitória não causa danos e é eliminada. Porém, se os microorganismos permanentes estiverem em desequilíbrio, a microbiota transitória pode provocar doenças. Microorganismos de dada região também podem se tornar patógenos se encontrados em outro local que não o habitual. 
Objetivo
 O objetivo dessa análise é determinar os tipos de microbiotas comensal de diferentes partes do corpo humano.
Material
Como toda análise é fundamental o uso de equipamentos.
➢ Equipamento individual de proteção (luvas, óculos de proteção, jaleco);
➢ Bico de Busen;
➢ Swabs
➢ Estufa bacteriológica
➢ Meios de cultura utilizados: Agar Sangue, Agar Manitol e Agar EMB.
1) Agar Sangue: Meio enriquecido e não seletivo , usando uma base rica, oferece ótimas condições de crescimento a maioria dos microorganismos.. A conservação dos eritrócitos íntegros favorecem a formação de halos de hemólise nítidos. 
2) Agar Manitol: Meio seletivo e diferencial. O cloreto de sódio em alta concentração inibe parcial ou completamente outros micro-organismismos bacterianos. A degradação do manitol pela produção de ácido muda a cor do meio para amarelo. Utilizado para selecionar Staphylococci, que crescem em altas concentrações de sal; Diferencia Staphylococcus aureus de outros Staphylococci; Após o crescimento, Staphylococcus aureus é amarelo (fermenta o manitol), outros Staphylococci são brancos. 
3) Agar EMB: Meio diferencial e seletivo. Possui uma combinação de eosina e azul de metileno como indicadores, promovendo uma diferenciação entre colônias de lactose positiva e negativa. Utilizado para o isolamento e diferenciação de bacilos entéricos gram-negativos (Enterobacteriaceae e outros bastonetes gram-negativos).
Metodologia 
 Foram coletadas através de swabs amostras de dois locais: 1° Fossas nasais e 2° Lingua , em seguida foi ligado o bico de Bunsen controlamos a chama até ficar azulada (cor ideal para iniciar a semeadura), depois de ter obtido o campo de 10 cm estéreo foi promovida a semeadura nas respectivas placas de culturas Agar Sangue; Agar Manitol e Agar EMB, após serem identificadas foram colocadas na estuda a 37°C por 48 horas. 
 
Resultado 
	AMOSTRAS
	AGAR SANGUE
	AGAR MANITOL
	AGAR EMB
	Fossas Nasais
	Gama hemolítica
	 -------
	 --------
	Língua
	Beta hemolítica
	Staphifococcus Aureus
	Lactose neg
Conclusão 
 
Lingua:
A microbiota da cavidade oral é bastante grande e diversificada. Calcula-se que a saliva contém 108bactérias/ml. Participam da microbiota da cavidade oral numerosos gêneros, tais como Staphylococcus, Streptococcus, Neisseria,
Bacteroides, Antinomyces , Treponema, Mycoplasma e outros.
1) No meio Agar Sangue foram observados padrões Alfa e Beta Hemolíticas. 
Alfa hemolítica onde são degradas parcialmente as hemácias, logo forma um halo de cor meio marrom.
Beta hemolítica onde são totalmente degradadas as hemácias, formando um halo de cor amarelo. 
2) No meio Agar Manitol foi observado a presença de staphifococcus aureus. Colonização comum nesse meio. 
3) No meio Agar EMB o resultado foi negativo para lactose. Salmonella e Shigella são incolores ou têm uma cor âmbar transparente, não fermentam lactose. Escherichia coli poderão apresentar um reflexo verde metalizado característico, devido à rápida fermentação da lactose.
 
Fossas Nasais: 
 A microbiota da cavidade oral é grande e muito diversificada. Participam desta microbiota muitos gêneros, como Staphylococcus, Streptococcus, Neisseria, Bacteroides, Actinomyces, Treponema, Mycoplasma dentre outros. Nas fossas nasais predominam Staphylococcus e Corynebacterium.
1) No meio Agar Sangue não foi identificado nenhum microorganismo. Fato que não é comum nessa região do corpo.
2) No meio Agar Manitol não foi observado nenhum tipo de microorganismo. Fato não muito comum.
3) No meio Agar BEM o resultado também foi negativo. Resultado condizente com a região.
Bibliografia Microbiologia Medica Patrick Murray- 6° edição.

Outros materiais