A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
28 pág.
AVALIANDO O APRENDIZADO   FUNDAMENTOS POLITICA

Pré-visualização | Página 6 de 10

sua proposição era garantia para que:
		
	
	o cidadão participasse diretamente de todas as atividades do estado;
	 
	os abusos de poder sejam evitados;
	 
	o estado arrecadasse mais tributos;
	
	permitir um entendimento melhor do que é o estado;
	
	aumentar o poder do governante;
	
	 5a Questão (Ref.: 201512870644)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Indique, entre as alternativas a seguir, aquela que completa as lacunas da seguinte frase: "as políticas públicas são _____________, assim materializam-se em ______________ que visam à _________________ da ação do poder público para a realização de objetivos determinados, com obtenção de certos resultados.
		
	
	propostas, processos, racionalização técnica
	
	racionalizações técnicas , processos , promoção
	 
	racionalizações técnicas , planos , promoção
	
	planos, racionalização técnica, promoção
	 
	processos, planos ou micro planos , racionalização técnica
	
	 6a Questão (Ref.: 201512870641)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	a estrutura tripartida de governo comporta tensões e disputas que são especialmente visíveis na execução da política pública. Ela foi proposta por:
		
	
	Sófocles
	
	Aristóteles
	 
	Montesquieu
	 
	Platão
	
	Robespierre
	
	 7a Questão (Ref.: 201512870643)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir da Constituição Federal de 1988 ocorreram profundas alterações na política brasileira. Nesse último processo constituinte atribuiu-se ao princípio da separação de poderes a condição de "cláusula pétrea", isto é, não passível de ser abolido através de emenda à Constituição, configurando o seu caráter imprescindível para a efetivação do Estado Democrático de Direito. Em relação à cláusula pétrea podemos afirmar que:
		
	
	Ratifica o entendimento conceitual de Maquiavel como um de nossos preceitos constitucionais
	
	Ratifica o entendimento conceitual de Aristóteles, ao garantir a felicidade do cidadão
	 
	Ratifica o entendimento conceitual de Montesquieu como um dos nossos pilares constitucionais
	
	Ratifica o entendimento conceitual de platão como sua visão de democracia
	
	Ratifica o entendimento conceitual de Locke relacionado á liberdade de todos nos nossos pilares constitucionais
	
	 8a Questão (Ref.: 201512870652)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Em decisões que envolvem defesa de direitos, especialmente na execução de políticas sociais, o Judiciário é, vez por outra, provocado a interferir e o faz. O resultado, quase sempre é muito favorável ao cidadão. Como se denomina este processo.
		
	
	nterferência ilegal de poder.
	
	sobreposição degenerativa de poderes.
	 
	quebra da harmonia entre os poderes.
	 
	judicialização da política.
	
	políticação da justiça.
AULA 07
	 1a Questão (Ref.: 201513409849)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a análise de políticas públicas, seguem as seguintes afirmativas:
I. A ação política é uma ação de alocação de recursos escassos para alcançar uma finalidade. Assim, a política pública possui essencialmente uma natureza econômica.
II. Uma não-decisão é a ausência de decisão sobre uma questão que foi incluída na agenda política, tendo como resultado a aceleração do processo decisório.
III. Várias das atividades e projetos do setor público são investimentos cujos retornos podem ser medidos ou estimados e portanto podem ser calculados os benefícios reais obtidos (numa avaliação posterior de um projeto) ou prováveis de serem obtidos (numa proposta ainda não implementada).
A opção que apresenta somente as afirmativas corretas é:
		
	
	II
	
	I
	 
	I e III
	
	III
	
	I, II e III
	
	 2a Questão (Ref.: 201512870658)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	¿um programa ou quadro de ação governamental, porque consiste num conjunto de medidas articuladas (coordenadas), cujo escopo é dar impulso, isto é, movimentar a máquina do governo, no sentido de realizar algum objetivo de ordem pública¿. Do que trata o trecho acima?
		
	
	poder executivo.
	
	planejamento.
	 
	politica pública.
	
	política social.
	
	poder de polícia do estado.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512870655)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ação direta de parlamentares em atividades de execução de políticas públicas é algo comum se observar, essa interferência na implementação e alocação de recursos públicos, pelo gerenciamento direto da mesma, que passa, dessa forma, a ser personalizada é tema de debate público permanente. Escolha a alternativa a seguir com base no princípio da independência e harmonia dos poderes.
		
	
	A interferência do legislativo na execução direta da política pública é sempre desejável, pois o povo deseja que o parlamento faça coisas práticas e não que fique no gabinete, fazendo leis e examinando contas.
	
	Não há interferência do legislativo na execução da política pública no caso acima e nem violação de princípios constitucionais.
	
	A interferência do legislativo na execução da política pública não é restrita às funções fiscalizadoras e legislativas. Deve o parlamento também governar, mesmo num regime como o Brasileiro.
	 
	A interferência do legislativo na execução da política pública é um item controverso, pois as suas funções formais estão dirigidas a outras ações e atividades e no caso acima há flagrante ilegalidade.
	
	No caso listado não há interferência do legislativo na execução da política pública, há a natural representação parlamentar dos interesses dos seus eleitores.
	
	 4a Questão (Ref.: 201513468136)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Considerando que as políticas públicas, conforme as relações diretas que estabelecem com a sociedade, podem ser analisadas a partir de abordagens macrossociais ou macropolíticas, assinale a opção correta com referência à avaliação de políticas públicas e programas governamentais.
		
	
	Denomina-se avaliação o exame subjetivo e esporádico de políticas ou programas públicos já implementados, contemplando-se, exclusivamente, seus resultados.
	
	De acordo com a análise política, o termo polity refere-se aos conteúdos concretos, ou seja, à configuração dos programas políticos, aos problemas técnicos e ao conteúdo material das decisões políticas.
	
	Apesar de os relatórios técnicos de avaliação contribuírem para a redução de custos e a utilização adequada de insumos, dificilmente contribuem para o aperfeiçoamento da ação governamental.
	 
	Entre as fases do processo decisório de políticas públicas, incluem-se a construção de planos, a especificação e escolha de metas, a preparação, a avaliação e o controle.
	 
	Correspondem a objetos de avaliação de políticas públicas os seguintes aspectos: quem se beneficiou, em que medida se beneficiou, de que maneira se beneficiou e por que se beneficiou.
	
	 5a Questão (Ref.: 201513468133)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação a políticas públicas e programas governamentais, assinale a opção correta.
		
	
	O tipo de racionalidade predominante no campo da formulação e da avaliação das políticas públicas, de acordo com a perspectiva weberiana, é a racionalidade em relação a valores.
	 
	Segundo a abordagem externalista de análise, o que define uma política pública é a estrutura social em que está inserida, ou seja, os fatores situados fora das fronteiras governamentais que têm a capacidade de determinar a sua forma e o seu conteúdo.
	 
	Os novos ambientes e o novo contexto social afetam minimamente a elaboração de políticas públicas e o quadro institucional do Estado.
	
	As políticas públicas direcionam-se ao enfrentamento de problemas de uma parcela restrita de indivíduos da

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.