Buscar

12ª AULA segunda Infância

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Crescimento e Desenvolvimento na Infância
*
*
*
DOIS ANOS
A criança deixou de ser um bebê, embora seja ainda muito imatura, se comparada com uma criança de 3 anos.
Quando apanha qualquer coisa do chão, dobra-se tanto pela cintura como pelos joelhos, ao passo que aos 18 meses apenas se agachava. 
Dobrar-se é um esquema de comportamento mais adiantado do que agachar.
*
Sobe e desce escadas, avançando sempre o mesmo pé, de degrau em degrau.
É capaz de dar um pontapé numa bola, enquanto aos 18 meses ia simplesmente de encontro a bola, mas não é capaz de se aguentar em uma perna só.
Gosta de correr e de pular, de arrastar, puxar e empurrar.
O seu controle motor delicado também melhorou.
*
Roda o antebraço, o que lhe permite girar o trinco de uma porta. 
É capaz de imitar grosseiramente o traçado de uma circunferência.
“Encaixa” é uma de suas palavras favoritas. 
Também gosta de desmanchar coisas e de armá-las novamente depois.
Os músculos dos olhos e do rosto são mais hábeis. 
A criança gosta de exercitar as suas capacidades vocais, repetindo palavras, dizendo o nome das coisas, ajustando a palavra à ação. 
*
*
*
*
DOIS ANOS E MEIO
*
*
*
*
*
TRÊS ANOS
Características Gerais
O crescente autodomínio da criança desta idade tem uma base motora. Os seus pés são mais firmes e ágeis; toda a sua organização motora está mais equilibrada e mais fluida; já não anda com os braços esticados, mas balança-os um pouco à maneira do adulto.
*
Gosta de subir e descer escadas e correr, mas agradam-lhe também os passatempos sedentários que exigem uma delicada coordenação motora. 
Escuta as palavras com uma segurança e uma compreensão cada vez maiores, gosta de se relacionar com palavras novas, mostrando-se aparentemente intrigada com a sua novidade fonética. 
Emprega as palavras com maior confiança embora não consiga vencer a pronúncia infantil antes de 4 ou 5 anos.
*
*
Alimentação à colher: a criança segura agora mais a colher entre o polegar e o indicador. Enchem a colher com facilidade, a comida pode ser introduzida na boca de lado ou de bico. A criança executa uma boa rotação do pulso e, se há algum derrame, é muito pequeno. 
Beber na xícara: segura agora a xícara pela asa, à maneira adulta. Já não precisa da ajuda da mão livre. Continua a inclinar a cabeça para trás. Mais tarde, esta função será desempenhada unicamente pelas mãos.
*
*
Vestir: a criança está mais interessada em ajudar. Despem-se ainda com maior interesse e habilidade do que se vestem. 
Calçam as meias e os sapatos e vestem a cueca e, por vezes, também as camisolas ou os vestidos. 
Contudo, nem sempre conseguem distinguir a parte de trás e a parte da frente .
*
Pode ter agora um carro de bombeiros a mais, blocos de construção maiores e um novo quebra-cabeças.
 
É capaz de lidar sozinha com os lápis sem rabiscar as paredes, pode ter também um livro de figuras para colorir e os respectivos lápis de cor.
Nesta idade, começam a acentuar-se mais do que antes as diferenças de sexo, no tocante à escolha dos materiais de brinquedo. 
*
TRÊS ANOS E MEIO
Características Gerais
Os 3 anos são uma idade submissa. Os 3 anos e meio são precisamente o contrário. Recusar-se a obedecer é, talvez, o aspecto básico deste período agitado e perturbado da vida da criança. 
*
A coordenação motora delicada pode agora manifestar uns tremores. Ao construir uma torre, chegando próximo do quinto cubo, o braço e a mão tremem e, em geral, a torre desaba.
O gaguejar pode tornar-se uma expressão aborrecida da descoordenação, porém ela é passageira. 
*
*
Vestir: 
Nesta idade, a operação de vestir pode ser extremamente difícil. A criança pode opor-se a vestir e a despir qualquer peça de vestuário que entre e saia pela cabeça.
 A criança não é ainda muito hábil a vestir-se.
*
As brincadeiras de uma criança desta idade com companheiros imaginários constituem um dos aspectos mais encantadores do seu jeito de brincar.
 A vida imaginativa da criança desenvolve-se lentamente até atingir um pico nesta idade de 3 anos e meio.
*
As relações sociais nesta idade são árduas. 
A criança tem ideias bem definidas e revela fraca capacidade para se adaptar aos desejos ou às maneiras das outras pessoas.. 
Aos 3 anos e meio, começam a revelar-se as amizades em relação a certas pessoas em especial, e o desagrado, ou mesmo a repulsa, de outras.
*
QUATRO ANOS
Características Gerais
A criança de 4 anos funciona a um nível mais alto em todos os setores do seu comportamento: motor, de adaptação, de linguagem e social pessoal. 
Alarga o seu campo de ação, não somente a correr, saltar, pular e subir, mas também nas animadas construções e extravagâncias da sua mente imaginativa.
*
*
A criança de 4 anos domina melhor todo o seu equipamento motor, incluindo a voz.
 É capaz de atirar, com a mão levantada acima do ombro; é capaz de cortar direito com uma tesoura; amarra os sapatos; aguenta-se de pé numa perna só. 
A criança de quatro anos é muito faladora. 
Ela própria comenta os seus discursos e constitui, muitas vezes, o seu auditório. Gosta de utilizar palavras, de experimenta-las e de brincar com elas. Gosta de palavras novas e diferentes.
*
*
Torna-lhe possível teatralizar qualquer experiência. 
Um bloco transforma-se num vidro de remédio e, dali a instantes, num estetoscópio. 
Estas representações teatrais recheadas de diálogo e de incessantes comentários são uma forma constante do seu comportamento na creche.
*
*
Na vida de grupo das crianças de 4 anos, elas se organizam em 3 ou 4, muitas vezes com separação entre meninos e meninas. 
Dão ordens, erguem barreiras sólidas e excluem os intrusos.
*
*
Vestir: a criança desta idade veste-se geralmente sozinha. É agora capaz de distinguir a frente das costas, de amarrar os sapatos e de abotoar todos os botões. 
Quase todas as crianças gostam de pôr sobre si peças ou acessórios de vestuário dos adultos, especialmente chapéus, luvas, sapatos, cintos e carteiras.
*
Prefere brincar com outras crianças a brincar sozinha. Combina agora os seus brinquedos de modo a criar cenário
*
A criança nesta idade opõe-se a que lhe restrinjam a sua liberdade , ela precisa de mais espaço, de mais liberdade; mas precisa também de controle e de regras, porque tende a passar rapidamente dos limites. 
*
CINCO ANOS
Características Gerais
Os cinco anos, na perspectiva dos pais, são uma das mais simpáticas de todas as idades. 
Aos 5 anos a criança gosta de estar junto do lar, perto daquilo que sabe que é seguro e, acima de tudo o mais, junto à mãe. 
A mãe é o centro do mundo da criança, e do que esta gosta mais é de estar junto dela, de a ajudar, de observar, de brincar ao seu lado. 
*
*
Gosta de assumir pequenas responsabilidades. 
A vida emocional da criança de 5 anos sugere-nos, de modo geral, um bom ajustamento à sua própria pessoa e confiança nos outros. 
*
Se ainda existe um companheiro imaginário que participe da vida da criança, isso é agora um assunto de caráter pessoal e privado. 
A maioria das crianças não falam nele às outras pessoas, como faziam dos 3 anos e meio para os 4. 
Todavia, a criança de 5 anos é tão realista na sua maneira de encarar a vida que, agora, tem pouco interesse por um companheiro imaginário. 
*
OBRIGADA!!!

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando