Buscar

trabalho platão

Prévia do material em texto

Yngrid Graciele Machado Maciel
 A alegoria da caverna-
Dialogo de Sócrates e Glauco 
Universidade Estácio de Sá
Rio de janeiro,20 de abril de 2018
Sumario 
Introdução 
Desenvolvimento do estudo 
Conclusão
Introdução
Esse estudo fala sobre a obra de Platão, A alegoria da caverna – o dialogo de Sócrates e Glauco. Com finalidade de mostrar como esse tema se torna tão atual para nós mostrando como pôr em prática na educação de qualidade.
Desenvolvimento do estudo
 Esse dialogo diz sobre o que é real e o que queremos que seja real, ser real é onde nos prisioneiros saímos de um estado de pensamentos impostos desde a nossa infância e começamos a pensar por si só, assim saímos da caverna e conhecemos o mundo real.
 Deste modo o que era apenas uma opinião se torna uma verdade a partir do conhecimento adquirido fora da caverna formando o senso ético e diferenciando o que seria de interesse próprio para ser interesse universal.
 Temos como exemplo a política que vivemos hoje, em que os políticos governam por seus próprios interesses. Deixando a ética algo inutilizado em seu meio.
 A sombra assim sendo o que eles com seu poder e influência tentam mostrar como verdade, e o sol sendo a luz do conhecimento que ilumina todos que saem da caverna para passarem a conhecer a verdade.
A educação tem como dever criar e impulsionar seres pensantes, que saiam da caverna da ignorância e explorem o conhecimento. Assim como Tales de Mileto que questionou o mundo ao seu redor e decidiu buscar um ponto de vista diferente do que lhe era oferecido. 
Devemos pegar essa ideia para os dias atuais e colocar em prática de que o conhecimento não é algo limitado, que podemos sempre sair de nossas cavernas, sejam elas o que for e explorar sobre a luz do sol. Aprendendo a questionar o que nos é oferecido e a respeitar as opiniões diversas. 
Conclusão 
 É notório que o pensamento de Platão seja tão atual para nós, quanto em sua época. Devemos assim desenvolver sua teoria na sociedade atual, para possamos criar um pensamento crítico que se encontra fora da caverna.

Continue navegando