Buscar

Estudo Dirigido Fisiologia Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO DE FISIOLOGIA
Professora: Aline Brito
Aluna: Arícia Freire
1.Quais são os componentes celulares?
R- 70-80% de água, ions de sódio, cálcio, potássio etc, proteínas estruturais (microtúbulos, citoesqueletos, axônio, tendões) e funcionais (enzimas), lipídios: fosfolipídios e colesterol carboidratos: glicoproteínas e glicose.
2.Cite 3 propriedades da membrana plasmática: 
R- Estrutura fina, flexível e elástica.
3.Cite 3 substâncias que atravessam a membrana plasmática pela bicamada lipídica e 3 substâncias que atravessam a membrana plasmática pelas proteínas.
R- Bicamada lipídica: Oxigênio, nitrogênio e dióxido de carbono; Proteinas: Uréia, sódio, potássio.
4.Cite os tipos de transporte passivo.
R-Difusão simples, difusão facilitada e osmose.
5. Diferencie osmose de difusão.
R-A osmose é a modalidade de transporte passivo, na qual, o solvente (água, por exemplo) é transportando, através de uma membrana semipermeável, do meio de menor concentração (solução hipotônica) para o meio mais concentrado (hipertônica). Já a difusão é a modalidade de transporte passivo, na qual o soluto passa da solução mais concentrada (hipertônica) para a menos concentrada (hipotônica). Isto ocorre com o objetivo delas se tornarem iguais (isotônicas) em termos de concentração de solutos.
6.Diferencie difusão simples de difusão facilitada.
R-Simples: ocorre pelos interstícios da Bicamada lipídica, pelos canais aquosos; Facilitada: mediada por um transportador. Apesar da velcidade de difusão simples por um canal aberto aumentar em proporção direta á concentração da substancia difusora, na difusão facilitada a velocidade da difusão tende a um valor maximo, já a concentração da subs difusora aumenta acima desse nível.
7.Quais são os componentes da membrana plasmática?
R- lipídios e proteinas; Sódio, potássio, magnésio e fosfato.
8.Cite 3 funções da membrana plasmática.
R-faz isolamento físico, regulação das trocas com o meio externo e suporte estrutural.
9. Quais são os tipos de canais iônicos? Dê exemplos. 
10. Qual a importância dos sistemas de transporte entre as células? Quais são esses meios de transporte? Quais o que não necessitam de energia e porque? Quais os transportes pelas células que necessitam de energia?
11. Diferencie transporte passivo de ativo e Explique o funcionamento da bomba de Na+ e K+.
R- Transporte passivo é quando não a gasto de energia (ATP). Transporte ativo é quando a gasto de energia (ATP) e uso de enzimas mediadores para o transporte de substâncias.
Bomba de sodio e potassio: Em condições normais, a concentração de Na+ é mais baixa dentro da célula do que no ambiente extracelular. Enquanto isso, a concentração de K+ é mais alta dentro da célula do que no ambiente extracelular.
Nessa situação, naturalmente, o Na+ entra na célula e o K+ sai da célula, por difusão. Isso porque os solutos tendem a se manter em equilíbrios de concentração.
Entretanto, para realizar o seu metabolismo, a célula precisa manter as diferenças de concentração entre os dois íons. Isso quer dizer que o Na+ precisa se manter em baixa concentração dentro da célula e o K+ em alta concentração.
12.Diferencie co-transporte de contratransporte.
R- Co-transporte: a medida que uma molécula entra na célula por sua proteína carreadora, movendo-se de um meio de maior concentração para o de menor concentração, essa sua tendência de difusão tende a arrastar outra molécula consigo. É o caso do sódio quando se difundo do LEC para o LIC. Ao se difundir permite que a proteína carreadora obtenha energia adicional para permitir a entrada simultânea da glicose e de aminoácidos.
Contratransporte: neste os íons/moléculas se movimentam em sentidos opostos. Da mesma maneira como descrito para o co-transporte para a obtenção de energia, neste a molécula a ser transportada movimenta-se em sentido oposto àquela que se difunde passivamente.
13.Diferencie endocitose e exocitose, dê exemplos.
R- A endocitose está relacionada com a captura de partículas para o interior da célula, enquanto a exocitose está relacionada com a eliminação de substâncias para o exterior. Ex: células do pâncreas, que produzem os hormônios insulina e glucagon, que são lançados na corrente sanguínea através da exocitose.
14.Faça um quadro com as organelas citoplasmáticas indicando as suas principais funções.
R-
Mitocôndrias -> Fornecimento de energia para a celula
Retículo Endoplasmático Rugoso -> Transporte de subs dentro das células e produção de proteína
Retículo Endoplasmático Liso -> Transporte de subs dentro das células e prod de lipídios
Ribossomos -> Produção de proteínas
Complexo de Golgi -> Empacotamento de substancias e Secreção celular
Centriolos -> Divisão celular
Lisossomos -> Digestão intracelular
Peroxissomos -> Neutralizam substancias toxicas
Cloroplastos -> Fotossintese
Vacuolos -> Reserva de água e sais minerais
15.Quais as funções das junções celulares?
R- As junções celulares consistem de complexos multiproteícos, que proporcionam o contacto entre as células vizinhas, ou entre uma célula e a matriz extracelular. Elas também constroem a barreira paracelular do epitélio e controlam o transporte intracelular. As junções celulares são abundantes em tecidos epiteliais.
As junções celulares são especialmente importantes para permitir a comunicação entre as células vizinhas através de proteínas especializadas chamadas junções gap. As junções celulares também são importantes na redução do estresse colocado sobre as células.
16.Quais as diferenças entre DNA e RNA?
R- A principal diferença:DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas. Em sua estrutura,o DNA possui duas cadeias helicoidais, o RNA apenas uma. O RNA é mais versátil do que o DNA, sendo capaz de realizar inúmeras tarefas em um organismo.
Número de cadeias: o DNA possui cadeia dupla, o RNA possui cadeia simples.
Tipo de açúcar: no DNA é a desoxxirribose, no RNA é a ribose.
Bases nitrogenadas: no DNA temos adenina, timina, citosina e guanina; no RNA temos adenina, uracila, citosina e guanina. Resumindo, timina só no DNA, uracila só no RNA.
Localização: o DNA está sempre no núcleo celular, o RNA pode ser encontrado dentro e fora do núcleo celular.
Bases nitrogenadas: no DNA temos adenina, timina, citosina e guanina; no RNA temos adenina, uracila, citosina e guanina. Resumindo, timina só no DNA, uracila só no RNA.
17.Qual a composição do DNA? o DNA é formado por: nucleotídeos . Os nucleotídeos são formados por bases nitrogenadas(adenina, guanina, timina e citocina)+ açucar (que é sempre uma desoxirribose) e fosfato. 
18. Qual a diferença entre proteínas extrínsecas de intrínsecas? Dê exemplos.
R- Proteína intrínseca: são firmemente aderidas aos lipídios da membrana e formam canais de transporte de substâncias e, também, são receptores específicos de hormônios; 70% das proteínas de membrana são desse tipo.
Proteína extrínseca: ligam-se à membrana por interação com a região polar dos lipídios ou por interação com as proteínas transmembranas (também conhecidas como integrais). A espectrina, por exemplo, é a proteína extrínseca responsável pelo formato bicôncavo dos eritrócitos.
19. Como a água atravessa a membrana plasmática?
R- A água atravessa a membrana celular, quer por osmose através da bicamada fosfolipídica,quer através de canais de água especializados. A maioria desses canais transporta só água e alguns outros água e glicerol.
20. Defina Homeostase e descreva a importância para a Fisiologia.
R- Homeostase é a condição de relativa estabilidade da qual o organismo necessita para realizar suas funções adequadamente para o equilíbrio do corpo. Ela é muito importante para que o corpo funcione normalmente, pois é responsável pela regulação do organismo.
21. Descreva as diferenças e composições do Líquido extracelular (LEC) do Líquido intracelular (LIC). 
R- Extracelular: Atua como transição entre o meio externo do organismo eo líquido
intracelular Contém sódio, cloreto e íons bicarbonato, além de oxigênio, glicose, ácidos graxos e aminoácidos, dióxidos de carbono. Intracelular: Processos fisiológicos elaborados se desenvolveram para manter sua
composição relativamente estável. Contém grandes quantidades de potássio, magnésio e íons fosfato.
22. Quais os tipos de sinalização?
R- Sinalização autócrina: a molécula sinalizadora é produzida por uma célula sinalizadora que também é a célula-alvo;
Sinalização parácrina: nessa sinalização, a molécula sinalizadora é liberada e atua em células que estão próximas a ela. Nesse processo, a molécula encontra a célula-alvo por processo de difusão;
Sinalização endócrina: nessa sinalização, as moléculas sinalizadoras, chamadas de hormônios, são lançadas na corrente sanguínea para atuar em células-alvo distantes;
Sinalização sináptica: nessa sinalização, observa-se que as moléculas sinalizadoras, denominadas de neurotransmissores, são lançadas em junções especializadas entre neurônios e células-alvo, chamadas de sinapses;
Sinalização neuroendócrina: esse tipo de sinalização ocorre em neurônios especializados, que liberam os neurormônios, os quais serão lançados na corrente sanguínea, desencadeando resposta em células-alvo distantes.
23. Para uma célula se comunicar com a outra, precisa-se de um emissor (quem manda a mensagem) e um receptor. Nas células existem esses receptores? Se sim, quais tipos?
24. Escolha duas moléculas, uma hidrofílica e outra hidrofóbica. Escreva a estrutura molecular delas e justifique a razão destes dois termos. 
R- Moléculas hidrofóbicas são aquelas que tem pouco o nenhuma propensão a se dissolver na água (hidro = água, fobia= medo). Moléculas hidrofílicas, ao contrário, são aquelas que têm grande propensão a se dissolverem na água (filia = atração).
Hidrofilica: Alcool, glicose/ Hidrofobica: Óleo, Graxa.
25. Considere a molécula de um fosfolipídeo como a fosfatidilcolina. Escreva a sua estrutura molecular e identifique os domínios hidrofóbicos e hidrofílicos da molécula. Justifique. 
26. Identifique as forças responsáveis pela interação entre moléculas e quais as causas destas forças.

Outros materiais