Buscar

exerc cio1 2011 (15)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTATÍSTICA APLICADA À MEDICINA VETERINÁRIA
EXERCÍCIO I
Em cada um dos resumos abaixo, identifique as variáveis estudadas, a população, amostra e elabore gráficos que ilustrem os resultados encontrados.
Para avaliar a prevalência de anticorpos anti- Babesia equi, através da técnica de imunofluorescência indireta (IFI), foram examinados 397 amostras de soro. As amostras de sangue, para obtenção dos soros, foram coletadas de eqüinos de diferentes idades, raças, sexos, nascidos e criados no Planalto Catarinense, dos municípios de Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Campos Novos, Anita Garibaldi, Curitibanos e Correia Pinto. 
O objetivo deste trabalho é analisar as consultas clínicas de animais promovidas no Ambulatório Ceval, realizadas no período de fevereiro a agosto de 2008 e determinar a prevalência das principais enfermidades, que acometem cães e gatos de raça definida ou não. Para a concretização deste trabalho foi utilizada uma amostragem de 343 atendimentos clínicos veterinário em pequenos animais, efetuados no primeiro semestre de 2008, no período compreendido entre fevereiro e agosto, atendidos no Ambulatório Ceval (Hospital de Clínicas Veterinárias/UFPEL).
Foram coletados dados sobre cada animal atendido referentes a espécie, sexo e idade, seguido do motivo para a consulta e anamnese abordando o ambiente onde vive o animal, alimentação, medidas higiênico-sanitárias já instituídas, doenças anteriores e questões referentes a queixa principal.
Dentro desta amostra, 146 são cães machos (42,57%) entre um mês e 11 anos de idade, 166 são cães fêmeas (48,4%) entre um mês e 15 anos de idade, 19 são felinos machos (5,54%) entre dois meses 5 anos de idade e 12 são felinos fêmeas (3,5%) entre um mês 3 anos de idade. Dos 343 atendimentos, a maior freqüência de atendimento foi de enfermidades do sistema tegumentar (114 - 33,24%), seguido das enfermidades do sistema digestório (65 – 18,95%), sistema urogenital (36 - 10,5%), orientações pediátricas (35 – 10,20%), doenças infectocontagiosas (28 - 8,16%), sistema cardiorrespiratório (26 – 7,58%), exame clínico em adultos hígidos (23 – 6,71%), sistema locomotor e nervoso (13 – 3,79%) e por fim o sistema oftalmológico (3 – 0,87%).
O objetivo deste projeto foi de determinar, durante o período de estudo, a frequência das síndromes neurológicas dos cães e gatos atendidos no setor de pequenos animais do Hospital Veterinário da Universidade Federal Rural de Pernambuco, que apresentaram sintomatologia neurológica, permitindo assim a elaboração de um banco de dados epidemiológicos destes pacientes.
Dentre os animais atendidos 40,64% dos cães e 76,19% dos gatos não eram vacinados. Cerca de 54,83% dos cães e 80,95% dos gatos não estavam vermifugados. Além do que 40,64% dos cães e 52,38% dos gatos tinham em suas residências a animais contactantes seja da mesma espécie ou não. Dentre os 155 casos atendidos houve a predominância das raças Poodle (12,25%), Dachshund (10,96%) e Pinscher (7,09%).

Outros materiais