Trabalho 3 Alessandra
13 pág.

Trabalho 3 Alessandra


DisciplinaPlanejamento Estratégico6.574 materiais77.143 seguidores
Pré-visualização3 páginas
\ufffd
	
CENTRO GOIANO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO \u2013 CGESP	
ALESSANDRA ALVES DE SOUZA
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Goianésia \u2013 GO 
2018
ALESSANDRA ALVES DE SOUZA
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Trabalho apresentado a Faculdade Brasil Central - FBCBRASIL, como requisito para o trabalho de complementação de disciplina e carga horária.
Goianésia \u2013 GO
2018
QUESTÃO 01
O que é Planejamento Estratégico?
R: 
O Planejamento Estratégico é um conjunto de processos para a elaboração da estratégia, na qual se define a relação entre a organização e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definição de estratégias alternativa. O planejamento estratégico visa antecipar o futuro da empresa, em relação ao longo prazo. De uma forma genérica, consiste em saber o que deve ser executado e de que maneira deve ser executado. 
QUESTÃO 02
Pesquise sobre os principais Mitos e Concepções Errôneas sobre Planejamento Estratégico.
R: 
Graves erros são cometidos no planejamento estratégico por algumas empresas em decorrência de cinco mitos e/ou concepções equivocadas.
Resumi-lo a um evento;
Valorizar planos complexos; 
Envolver todo mundo desde o início; 
Acreditar que o planejamento é imutável;  
Deixar a execução apenas para o pessoal da linha de frente.  
QUESTÃO 03
Diferencie administração estratégica de planejamento estratégico.
R:
A diferença está que na administração estratégica se administra olhando sem a obrigação de formalizar planos de ação, e o planejamento estratégico busca sistematizar o pensamento, formalizando processos e procedimentos para que a empresa saiba exatamente os caminhos a seguir, ou seja, pode-se entender a administração estratégica como um processo mais amplo, que envolve planejar, executar e controlar, o planejamento se transforma em uma reflexão do planejar somente. Ou seja, o planejamento trata da tomada de decisões estratégicas, enquanto a administração visa à obtenção de resultados estratégicos, buscando novos mercados, produtos e tecnologias. O planejamento estratégico objetiva construir planos, enquanto a administração estratégica tem por fim aplicá-los na estrutura para atingir os resultados. O planejamento estratégico é um processo analítico por planos, enquanto administração estratégica é um processo de ação organizacional.
QUESTÃO 04
Diferencie estratégia como um processo emergente de estratégia como processo formal.
R:
A diferença é quando uma pode ser delineada racionalmente a priori ou quando é algo que acontece em um processo de tentativa e erro e aprendizado.
QUESTÃO 05
Explique o que vem a ser estratégia de dentro para fora e estratégia de fora para dentro.
R: 
A estratégia de fora para dentro identifica as oportunidades e da ocupação de espaços ou deve ser construída a partir de uma análise de seus principais recursos, em que haja como se defender da competição atual e futura. E no processo de dentro para fora, que sugere no controle dos recursos das empresas constituem a base para maior ou menor sucesso na estratégia.
QUESTÃO 06
É preciso tanto planejar quanto projetar o futuro para tornar-se uma empresa bem-sucedida. São necessários indivíduos capacitados nas duas tarefas. Requer-se líderes que dominem ambas as práticas. Enquanto projetar o futuro é um processo que envolve decidir como agir com base no que está ocorrendo no ambiente imediato e no futuro próximo, planejar é a tradução dessa decisão em ações gerenciáveis. A impossibilidade de se fazer um planejamento para um futuro que se mostra confuso e ambíguo não deve gerar sentimento de frustração ou impotência. Deve-se, isto sim, desenvolver as qualificações e a disciplina para interpretar continuamente esse futuro em termos de ações e iniciativas estratégicas, e assim usar as habilidades de planejar para concretizar planos coerentes. Como podemos sintetizar as orientações no planejamento e na projeção do futuro? Faça um quadro com as principais características.
R:
Pode-se sintetizar as orientações seguidas no planejamento e na projeção do futuro da seguinte forma: 
	No Planejamento
	Na Projeção de Futuro
	Definir resultados ou metas;
Determinar ações;
Reservar recursos;
Visas a alvos definidos.
	Dominar as ondas de choque;
Explorar tendências;
Gerir acontecimentos;
Monitorar os indicadores críticos.
QUESTÃO 07
A projeção futura e o planejamento devem encontrar-se no ponto em que seja possível divisar uma estratégia de ação e traduzi-la numa meta ou alvo. Nesse sentido, o planejamento torna-se o resultado tático da projeção do futuro de que forma?
R:
A projeção futura e o planejamento devem encontrar-se no ponto em que seja possível divisar uma estratégia de ação e traduzi-la numa meta ou alvo, neste sentido então, tornando-se o resultado tático da projeção de futuro.
QUESTÃO 08
O conceito de Administração Estratégica.
R:
A administração estratégica é o campo onde é efetuado o planejamento estratégico da empresa tendo como base sua missão, visão e valores.
Neste campo são estabelecidos conjuntos de opções, diretrizes e valores determinados pelos líderes (alta administração) da empresa, para que a organização possa ter um bom desenvolvimento a longo prazo.
QUESTÃO 09
O Processo de Administração Estratégica envolve um processo ou uma série de etapas. As etapas básicas incluem quais etapas? Comente sobre cada etapa.
R: 
Etapa 1 - Execução de uma análise do ambiente
O processo de administração estratégica inicia-se juntamente com a análise do ambiente, com o objetivo de monitorar o ambiente organizacional visando a identificação dos riscos e das oportunidades presentes e futuras. Mediante a isso, esse ambiente acaba por fim com todos os fatores, internos e externos a organização, que influencia diretamente no progresso adquirido por intermédio da realização desses objetivos organizacionais. Os administradores devem entender o objetivo da análise do ambiente, reconhecer os diversos níveis que existem no ambiente da organização e compreender as normas e recomendações ao realizar uma análise do ambiente.
Etapa 2 - Estabelecimento de uma diretriz organizacional
        O estabelecimento de uma diretriz organizacional ou a determinação da meta organizacional inicia-se na segunda etapa do processo de administração estratégica. Nesse processo, existem dois indicadores de direção que os quais uma organização é levada: os objetivos organizacionais e a missão. A missão organizacional exerce a finalidade de uma razão em comum a sua existência. Os objetivos estabelecem as metas das organizações. Existem outros dois tipos de indicadores de direção que atualmente as organizações estabelecem: a visão, o que as organizações esperam em ser, se tornar e os valores que diferencia das demais organizações.
Etapa 3 - Formulação de uma estratégia organizacional
        O que consiste em a terceira etapa do processo é a formulação da estratégia. Ela é definida através de um conjunto da ação que visa uma garantia de que a organização alcance os objetivos. A formulação das estratégias está em projetar e selecionar as principais estratégias que direcionam á realização dos objetivos organizacionais.
Seu enfoque central decorre em como lidar e obter a satisfação com a concorrência. Mediante que o ambiente organizacional já fora analisado e a sua diretriz organizacional estipulada, a administração será capacitada para traçar uma variedade de alternativas de ação em um esforço afim de assegurar o sucesso organizacional.
Etapa 4 - Implementação da estratégia organizacional
        Na quarta etapa, colocam-se em ação as estratégias que já estão desenvolvidas mediante que emergiram de etapas anteriores ao processo de administração estratégica. Sem a efetiva implementação da estratégia, as organizações ficam incapacitadas de obter os benefícios